Conhecendo Museus / Documentário

Museu Nacional da UFRJ

Conhecendo Museus visita o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é a mais antiga instituição do Brasil

Episódios

Temporada 3

Informações Temporada focada em museus temáticos de personagens históricos de nosso país, como Luiz Gonzaga, Graciliano Ramos, Pelé, Clara Nunes, Mazzaropi, Érico Veríssimo, Candido Portinari, Guimarães Rosa, Maria Bonita, Rui Barbosa, Monteiro Lobato, Burle Marx, Carlos Drummond de Andrade, Santos Dumont e Jorge Amado. Revela detalhes da vida, mostra objetos, obras de artes e documentos que fazem parte da memória brasileira. É uma verdadeira aula de história e de cultura contada de forma criativa e didática aproximando cada vez mais estudantes, educadores e interessados no assunto.
  • Museu Cais do Sertão - Recife/PE - Falar deste espaço é primeiramente conhecer o rei do Baião, Luiz Gonzaga, que "transita" por todos os espaços e que deu início a criação do museu. O nome "Cais do Sertão" se deu porque ele está localizado na beira da água, junto ao marco zero, onde nasceu a cidade do Recife, e por abrigar toda a riqueza do sertão nordestino. O prédio tem arquitetura surpreendente. São 7 mil metros quadrados de área construída; 6 metros de altura, um grande vão para passagem de pedestres, além de detalhes de cores, alvenaria e decoração. Foi tudo milimetricamente pensado.
    26m  Publicação: 16/05/2019
  • Fundada em 5 de outubro de 1973, a Casa-Museu Graciliano Ramos foi a morada do escritor durante anos e onde ele começou a escrever grande parte de suas obras. A primeira dela foi Caetés, que tem como cenário as ruas da cidade de Palmeiras dos Índios, que hoje está tomada pela memória do escritor.
    26m  Publicação: 16/05/2019
  • Fomos para a Baixada Santista conhecer de perto um local onde guarda as memórias da nossa história com o futebol retratada a partir da vida de um dos maiores jogadores do mundo: o Rei Pelé, como ficou conhecido Edson Arantes do Nascimento, eterno ídolo do Santos e da Seleção Brasileira.
    26m  Publicação: 16/05/2019
  • Um dos maiores nomes da música popular brasileira e estrela internacional, Clara Nunes está eternizada em um memorial que leva o seu nome, localizado na cidade de Caetanópolis, interior de Minas Gerais. Inaugurado em 11 de agosto de 2012, o local é um oásis para os fãs de Clara, que deixou um legado cultural para a nossa boa música.
    26m  Publicação: 16/05/2019
  • Mazzaropi é, sem dúvida, um grande ícone no cenário cultural brasileiro. E não poderia faltar um local onde reunisse e preservasse toda essa história de sua vida e de sua obra. O museu que leva o seu nome foi criado em 1992, e está localizado no Hotel Fazenda Mazzaropi, em Taubaté, interior de São Paulo, onde foi produzido a maioria de seus filmes.
    26m  Publicação: 16/05/2019
  • Escritor brasileiro do século XX deixou um legado para as futuras gerações. O Memorial Érico Veríssimo é composto por originais datilografados com inúmeras observações manuscritas, cadernos de anotações, desenhos, correspondências e fotos, complementados por rica fortuna crítica, ocupando dois andares do Centro Cultural CCEV.
    26m  Publicação: 16/05/2019
  • O próprio nome já diz tudo. O local foi residência da família de Portinari (filhos de imigrantes italianos) e ao longo dos anos foi criando sua identidade de museu. Inaugurado em 14 de março de 1970, o museu é constituído por uma casa principal e anexos construídos em sucessivas ampliações.
    26m  Publicação: 16/05/2019
  • Viajamos até a cidade de Cordisburgo, em Minas Gerais, para conhecer de perto a Museu Casa Guimarães Rosa — que hoje abriga um bom acervo da vida e obra do escritor — e onde ele morou com sua família desde seu nascimento, em 1908, até os 9 anos de idade. Logo depois, foi morar e estudar em outros locais.
    26m  Publicação: 16/05/2019
  • Em nossa visita, fomos conhecer a casa onde nasceu Maria Bonita, a “rainha do cangaço”, localizada no povoado Malhada da Caiçara, zona rural do município, a 38 km do centro de Paulo Afonso. Até chegar ao nosso destino, percorremos belíssimas paisagens e passamos literalmente pela história do cangaço no Brasil. Entre rios, pedras e caminhos do sertão fomos conhecendo de perto tudo sobre essa fantástica história.
    26m  Publicação: 16/05/2019
  • Inaugurado em 13 de agosto de 1930 pelo Presidente da República Washington Luís, é considerado o primeiro museu-casa do Brasil, por ser o primeiro dedicado a uma personalidade. O local abriga a memória da vida privada e pública de Rui Barbosa de Oliveira (1849-1923), jornalista, jurista, político, diplomata e um exímio orador.
    26m  Publicação: 16/05/2019
  • O Sítio Roberto Burle Marx é um verdadeiro oásis localizado na zona oeste da cidade, em Guaratiba. São mais de 400 mil m2, onde estão reunidas uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo. A belíssima propriedade foi adquirida em 1949 por Burle Marx e seu irmão, Siegfried.
    26m  Publicação: 16/05/2019
  • O Memorial por si só já é uma obra de arte que merece ser visitada. Do lado de fora, uma poética vista de Itabira faz pano de fundo para sua estátua em bronze. Construído em uma área de aproximadamente 2 mil metros, o projeto, desenvolvido por Oscar Niemeyer, grande amigo do poeta, tem formato curvilíneo, um desafio para os engenheiros e mestres de obras acostumados a planos retos. Para tirar o projeto do papel, eles tiveram que usar ferramentas e métodos que fizessem o prédio ser curvado.
    26m  Publicação: 16/05/2019
  • O Museu Casa de Santos Dumont é uma construção de 1918. É um tipo de chalé alpino francês encravado em um terreno íngreme e que foi projetado em peça única, com três andares e um terraço. Pela criatividade, formas geométricas e avesso ao luxo e ao desperdício, Dumont deu esse nome à sua obra residencial encantando literalmente a todos.
    26m  Publicação: 16/05/2019
  • A Casa de Jorge Amado conta com uma exposição permanente de documentos, fotografias, livros, suas apropriações populares, adaptações e objetos diversos. Também estão expostos prêmios recebidos por Jorge e fotos tiradas por Zélia Gattai, documentando o dia a dia do autor. Para Jorge Amado, a Casa não deveria jamais se transformar em depósito de documentos, mas se constituir cada vez mais em um permanente centro vivo e atuante.
    26m  Publicação: 16/05/2019

Temporada 1

Informações A série Conhecendo Museus é um convite ao passeio pelos museus brasileiros, por meio da câmera de TV. Com uma narrativa inovadora, a série conta a história de 52 acervos e revela detalhes da vida de personagens singulares e notórios, mostra objetos, obras de artes e documentos que fazem parte da memória brasileira. Cada episódio retrata um museu. Todos têm duração de 26 minutos e atraem pela linguagem ágil e moderna.
  • Conhecendo Museus visita o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é a mais antiga instituição do Brasil
    25m  Publicação: 04/09/2018