Caminhos da Reportagem / Jornalismo

Geração digital: em busca de likes

Desafios perigosos, cyberbullying e superexposição: conteúdos cada vez mais comuns na internet e que, muitas vezes, colocam em risco a saúde e a vida de crianças e adolescentes. Nesta edição do Caminhos da Reportagem, pesquisadores, psicólogos, crianças e adolescentes falam como vídeos e comentários postados na internet podem influenciar nos interesses e nos comportamentos de cada pessoa.

Episódios

Temporada 9

Informações Jornalistas viajam pelo Brasil e pelo mundo atrás de grandes histórias, trazendo ao telespectador uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
  • A equipe do Caminhos da Reportagem visitou algumas cidades do Recôncavo Baiano – Cachoeira, São Félix, Jaguaripe, Cruz das Almas, Cabaceiras do Paraguaçu e Santo Amaro – e conheceu pessoas que preservam a cultura, a culinária, a arte e as histórias da região. O programa explica porque Cachoeira se torna, todo dia 25 de junho, a capital do estado da Bahia. Você vai conhecer também uma das festas mais tradicionais da região: o Terno da Alvorada. A comemoração católica que homenageia Nossa Senhora D'Ajuda também traz elementos do candomblé, religião que veio para o Brasil com os africanos escravizados aqui.
    58m  Publicação: 28/03/2022
  • O Caminhos da Reportagem presta uma grande homenagem a um dos maiores nomes da música brasileira: Alfredo da Rocha Vina Filho, o Pixinguinha. Em 2017 se celebra os 120 anos de nascimento do compositor. Pixinguinha começou bem cedo na música: aos 14 anos de idade já se apresentava profissionalmente. Seu talento foi imediatamente reconhecido. Com o grupo “Os Oito Batutas” viajou a Paris e a Buenos Aires. Grande arranjador, criou melodias inesquecíveis para composições suas e de outros músicos da época, tanto para discos como para o rádio.
    52m  Publicação: 28/03/2022
  • O Caminhos da Reportagem foi ao Rio de Janeiro recuperar a história da primeira epidemia de dengue no país e conferir como estão hoje as localidades de Nova Iguaçu e Belford Roxo, onde tudo começou. A equipe do Caminhos também foi a Goiás, que registrou 149 mil casos de dengue em 2016 e ocupou o terceiro lugar no ranking nacional, atrás de Minas Gerais e São Paulo, estados muito mais populosos. No Distrito Federal, acompanhamos agentes da vigilância ambiental em cidades satélites e também em áreas nobres de Brasília.
    54m  Publicação: 28/03/2022
  • O Caminhos da Reportagem acompanha o recomeço da Associação Chapecoense de Futebol, clube marcado por uma das maiores tragédias do esporte mundial. Ainda se recuperando do trauma sofrido pela morte de quase todos os jogadores e dirigentes na queda do avião que os levava para a disputa da primeira partida das finais da Copa Sul Americana, na Colômbia, o time e os torcedores da equipe do interior catarinense começam a reescrever sua história.
    52m  Publicação: 28/03/2022
  • O Caminhos da Reportagem vai mostrar saber porque 20% das mortes por raios no Brasil acontecem dentro de casa. O que fazer quando uma tempestade nos surpreende em casa ou a céu aberto? Quando podemos estar seguros diante da possibilidade de queda de raios se eles só são percebidos depois que se conectam ao solo? Uma família perdeu quatro parentes numa tarde em Praia Grande - litoral paulista - e conta como as vítimas caíram na praia. O preparador físico Altair Ramos até hoje não se lembra de como acordou na UTI de um hospital atingido por um raio. O raio que lançou Fernando Rufinio, paratleta de canoagem, a um metro do solo, não deixou sequelas. A lesão medular que ele tem é por outros acidentes.
    52m  Publicação: 29/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem discute a política de encarceramento em prática no país e as condições das unidades prisionais, que, segundo especialistas, não colaboram para a ressocialização dos presos. Nossos repórteres estiveram em cinco estados diferentes para mostrar as condições das penitenciárias nacionais, o dia a dia das famílias e a atuação das facções dentro e fora dos presídios. Eles também conversaram com especialistas no sistema carcerário. Em Pernambuco, estado com maior superlotação, acompanhamos a realização de audiências de custódia, mecanismo que pode diminuir a prisão sem a realização do julgamento. No Brasil, 40% da população carcerária está em prisão provisória. Já em Minas Gerais, mostramos como funciona a primeira parceria público-privada do Brasil e qual a diferença desse modelo para as demais unidades prisionais.
    58m  Publicação: 05/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem mostra o “lado B” dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Todos os anos, milhares de componentes de cerca de 60 escolas se apresentam na avenida Intendente Magalhães, no bairro de Campinho, subúrbio da cidade, mesmo assim pouquíssima gente, inclusive cariocas, sabe disso. São escolas bem menores do que aquelas que a gente se acostumou a ver na TV, mas muitas delas fazem parte da história do carnaval carioca, como a pioneira Vizinha Faladeira que, este ano, celebra 80 anos de seu primeiro título.
    53m  Publicação: 06/04/2022
  • Histórias de vida de jovens que crescem em serviços de acolhimento, os chamados abrigos, são contadas nesta edição do Caminhos da Reportagem. Mais de 45 mil crianças e adolescentes estão acolhidos no Brasil. Apenas 7 mil deles estão no Cadastro Nacional de Adoção. Existem cinco vezes mais pretendentes à adoção do que crianças e adolescentes cadastrados. Mas 60,89% das crianças disponíveis para adoção têm mais de 10 anos de idade e 82,20% das pessoas que querem adotar aceitam apenas crianças com menos de 5 anos. Os dados são do Cadastro Nacional de Adoção e refletem um cenário em que jovens crescem dentro dos abrigos e não têm para onde ir quando completam 18 anos de idade. Seria quando, de acordo com a legislação, eles deixariam de estar sob a tutela do Estado.
    57m  Publicação: 14/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem traz o tema da violência praticada dentro da escola pública e privada, a reflexão sobre a autoridade do professor e uma solução que a direção de uma escola pública municipal trouxe de Portugal. Na sala superlotada, o professor está diante do quadro-negro e de costas para os alunos. A gritaria se instala e ele tem que parar a aula para resolver conflitos e se defender de agressões, que podem ser tanto verbais como físicas. Ao sair da escola, recebe ameaças de traficantes de drogas. Ao chegar em casa, se depara com um salário baixo e o dilema: até que ponto vale a pena ser professor no Brasil?
    51m  Publicação: 29/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem discute os medos e as fobias. Dos medos mais comuns, como o de altura e o de dentista, às fobias mais desconhecidas, como a hilofobia, que é o medo de florestas, passando pelo temor a insetos como baratas e lagartas. Para quem sofre não há medo maior ou menor. Todos merecem atenção e podem ser tratados.
    51m  Publicação: 05/04/2022
  • Uma doença que chegou a ser considerada do passado, mas que voltou com força em pleno século XXI: a sífilis. No final de 2016, o Ministério da Saúde admitiu que o Brasil vivia uma epidemia da doença. Em um ano (2014-2015), o número de casos entre adultos aumentou 32,7%. Esse crescimento, contudo, também pode ser observado em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, o aumento nesse mesmo período foi de 19%.
    52m  Publicação: 14/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem aborda a violência da torcidas organizadas do futebol brasileiro. Os crimes, cada vez mais bárbaros, como o do torcedor botafoguense assassinado com um espeto de churrasco em frente ao estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, mostram que não é mais possível que as autoridades não ajam de forma severa em busca de soluções. De acordo com as estatísticas, nos últimos vinte anos foram quase duzentas mortes relacionadas a confrontos entre torcedores rivais. A infiltração de facções criminosas e da milícia nesses grupos também é alarmante.
    52m  Publicação: 05/04/2022
  • No território de fazendeiros e trabalhadores rurais, o consumo de crack só perde para o do álcool. E, mesmo assim, as pesquisas são incipientes e as políticas públicas para combater o vício entre os lavradores são praticamente inexistentes.
    52m  Publicação: 29/04/2022
  • Com árvores de raízes profundas, que absorvem a água da chuva e a deposita em reservas subterrâneas, os aquíferos, o cerrado brasileiro é considerado o berço das águas, onde elas nascem. O bioma, presente em 15 estados brasileiros, não conta com rios caudalosos, mas alimenta, com suas nascentes, oito das 12 grandes bacias hidrográficas do Brasil.
    54m  Publicação: 14/04/2022
  • Desafios perigosos, cyberbullying e superexposição: conteúdos cada vez mais comuns na internet e que, muitas vezes, colocam em risco a saúde e a vida de crianças e adolescentes. Nesta edição do Caminhos da Reportagem, pesquisadores, psicólogos, crianças e adolescentes falam como vídeos e comentários postados na internet podem influenciar nos interesses e nos comportamentos de cada pessoa.
    57m  Publicação: 14/04/2022
  • O medo da violência que assombra os moradores das grandes cidades tem afetado, cada vez mais cedo, crianças e jovens. A sensação é de que não há mais lugar seguro. Até as escolas, refúgios de proteção mesmo em áreas consideradas de conflito, têm sido palco de crimes e tragédias. No fim de março, a morte da estudante Maria Eduarda, em Acari, na zona norte do Rio de Janeiro, expôs o cotidiano de violência vivido por muitos adolescentes moradores de regiões pobres.
    52m  Publicação: 29/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem trata de um assunto importante que afeta União, estados e municípios: as obras inacabadas Brasil afora. Estima-se que há 22 mil delas espalhadas pelo país. A equipe de reportagem esteve em Mato Grosso, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal para mostrar algumas dessas obras que começaram a ser construídas e por diversos motivos ainda não foram concluídas. Fomos à cidade de Salgueiro, em Pernambuco, onde as obras da Transnordestina estão paralisadas, o que traz reflexos à economia local. A ferrovia teria 1.753 quilômetros e deveria ligar a cidade de Eliseu Martins, no interior do Piauí, ao porto de Pecém, no Ceará, e ao Porto de Suape, no litoral pernambucano.
    56m  Publicação: 29/04/2022
  • Uma estudante de 19 anos, branca, usando turbante na cabeça para esconder a careca, resultado do tratamento de câncer. Quatro jovens negras à espera, no final da escada rolante do metrô, para questionar por que ela, branca, está usando um turbante. O que parecia ser um incidente banal, gerou polêmica e reacendeu o debate sobre a cultura do oprimido, apropriação cultural, preconceito e racismo. Um debate que o Caminhos da Reportagem aborda com vários segmentos da sociedade.
    49m  Publicação: 29/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem foi a China para lançar um olhar sobre o país que provoca fascínio e estranheza. Os números impressionam: são mais de um bilhão e trezentos milhões de habitantes, ocupando o terceiro maior território entre os países do mundo. A história chinesa é milenar, com, pelo menos, 4 mil anos e, já no século II antes de Cristo, a China se firmava como grande império. O programa apresenta os aspectos econômicos, políticos e culturais do país que já viveu diferentes ciclos de desenvolvimento, passando pela pobreza extrema até os dias atuais, sendo a segunda potência mundial. A atuação do partido comunista, no poder desde 1949, os ensinamentos de Confúcio e as estratégias dos chineses para construir sua supremacia mundial são alguns dos temas em discussão.
    55m  Publicação: 29/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem mostra um retrato da dura realidade da violência no Rio de Janeiro e sai em busca de possíveis soluções. A reportagem ouve cidadãos que já passaram por experiências violentas, moradores de áreas de risco e estudiosos como Sérgio Besserman, Silvia Ramos e Jaqueline Muniz, além de uma entrevista especial como ex-secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, que durante dez anos esteve à frente do combate à criminalidade no estado. A trégua dos últimos dez anos parece ter chegado ao fim e a cidade maravilhosa sofre, mais uma vez, com a violência urbana. Os grandes eventos – como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos – são passado e a criminalidade é presente.
    52m  Publicação: 29/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem acompanhou a dispersão dos usuários e dos traficantes de drogas e o surgimento de mini cracolândias no centro de São Paulo. 21 de maio de 2017 vai ficar na memória de Kate, Luis Henrique, Lúcia e Magno Célio, mesmo que eles, dependentes químicos em recuperação, não se lembrem da data exata em que tiveram de fugir dos cachorros, das bombas de efeito moral e dos tiros de borracha da polícia de São Paulo.
    51m  Publicação: 29/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem foi até a fronteira do Brasil com a Venezuela para conhecer histórias de venezuelanos que estão vindo em busca de alimentos, empregos e melhores condições de vida. Dados do Departamento de Migrações do Ministério da Justiça mostram que as solicitações de refúgio de venezuelanos no país passaram de 209 em 2014 para 3.971 neste ano. Há mais de oito mil solicitações de refúgio protocoladas e cerca de quatro mil agendadas na Polícia Federal de Boa Vista, em Roraima. A equipe de reportagem esteve em Pacaraima, pequeno município de Roraima que faz fronteira com a Venezuela, e seguiu o mesmo percurso de muitos venezuelanos até Boa Vista, capital do estado.
    58m  Publicação: 29/04/2022
  • O alcoolismo é uma doença que afeta pessoas de diferentes classes sociais, independente do sexo, da raça, da classe social e até mesmo da idade. Este Caminhos da Reportagem mostra os efeitos que o álcool causa no corpo e como a sensação de prazer pode levar à dependência. Os entrevistados falam sobre os efeitos devastadores da bebida alcoólica: os prejuízos à saúde, à família e à vida daqueles que se tornam dependentes.
    52m  Publicação: 30/05/2022
  • O Caminhos da Reportagem desembarca em Oiapoque, no extremo norte do Amapá, e mostra como é a vida da população do município, que faz fronteira com a Guiana Francesa. Oiapoque tem pouco mais de 24 mil habitantes e fica a 600 quilômetros de Macapá, capital do estado. Parte da estrada ainda não é asfaltada, o que dificulta ainda mais o acesso terrestre à cidade, cercada por águas e florestas. Os barcos são o principal meio de transporte e é por meio deles que muitas crianças atravessam o rio Oiapoque todos os dias em direção à escola, que fica em San George, na Guiana Francesa. Os moradores de Oiapoque relatam como é a rotina, os prazeres e os obstáculos da vida no extremo norte do país. Além da dificuldade de acesso aos grandes centros, a população enfrenta dificuldade de comunicação e escassez de energia elétrica. Há localidades que ainda não contam com serviços de telefonia e de internet e a eletricidade é disponibilizada por apenas algumas horas dos dias e das noites.
    56m  Publicação: 30/05/2022
  • O Caminhos da Reportagem mostra o que faz com que Brasília esteja tão acima da média nacional quando o assunto é movimentar o corpo. Pesquisa do IBGE revelou que, de todos os estados do país, o Distrito Federal é o que tem o maior percentual de habitantes se exercitando: 50,4% da população que vive na capital do Brasil está em movimento. A geografia plana da cidade e a abundância de parques, aliados ao alto poder aquisitivo dos moradores são algumas características que podem ajudar a explicar a liderança do DF. A capital conta com 72 parques, 33 abertos ao público. A pesquisa também revelou que, quanto maior a renda, mais se pratica atividade física. O Distrito Federal é a unidade da federação de maior renda domiciliar per capta, com R$ 2.351. Em segundo lugar está São Paulo, com R$ 1.723.
    55m  Publicação: 30/05/2022
  • O Caminhos da Reportagem mergulha no universo da dublagem. Quem não se lembra da vinheta “Versão Brasileira Herbert Richers”, que durante muitos anos aparecia no início de filmes e desenhos animados exibidos na televisão brasileira? Herbert Richers foi um dos precursores deste mercado no país. Na década de 1970, oito em cada dez dublagens no Brasil eram feitas em seus estúdios, localizados na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. Até hoje a dublagem no Brasil é considerada uma das melhores do mundo. São milhares de profissionais que emprestam suas vozes a personagens do cinema e da televisão. Anônimos que marcam nossa experiência como espectador.
    50m  Publicação: 30/05/2022
  • O Caminhos da Reportagem aborda um crime que, apesar de ainda muito frequente, não se tem estatísticas nacionais nem mundiais: o assédio sexual no trabalho. Nossa equipe conversou com vítimas que decidiram contar suas histórias. Elas narram situações constrangedoras vivenciadas durante o expediente e que geraram angústia, medo, traumas e adoecimento. A legislação brasileira prevê punições para quem comete assédio sexual, mas esse crime ainda é pouco denunciado. Segundo a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Maria Cristina Peduzzi, entre os anos 2000 e 2017 foram julgados apenas 213 processos nesse âmbito.
    57m  Publicação: 30/05/2022

Temporada 10

Informações Jornalistas viajam pelo Brasil e pelo mundo atrás de grandes histórias, trazendo ao telespectador uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
  • Nossa equipe de reportagem ouviu agricultores do Agronegócio se queixando da seca e partindo para uma iniciativa inédita no país: o monitoramento da água usada na lavoura, com todos de olho em quem desperdiça ou gasta mais para produzir. No belo cenário do norte do país, ambientalistas e indígenas mostram os efeitos de barragens, incêndios e poluição dos rios quando o manejo da água é mal feito.
    53m  Publicação: 01/08/2018
  • O Caminhos da Reportagem acompanhou os últimos meses de funcionamento do lixão da Estrutural, que foi fechado no dia 20 de janeiro de 2018. Considerado o segundo maior lixão do mundo, ficando atrás somente da Indonésia, durante 60 anos foi a única fonte de renda para milhares de famílias.
    58m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra que a internet pode ser um instrumento e tanto para fazer o bem, unir semelhantes, mobilizar pessoas, concretizar sonhos, tudo graças a seu enorme poder de mobilização. A reportagem registra, ainda, como a união de pessoas através do ambiente virtual transborda para a vida real e ajuda grupos carentes e discriminados, como jovens LGBT; revigora o jornalismo através de agências de notícias independentes.
    52m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem foi até o Cazaquistão, uma ex-república soviética, na Ásia Central, mostrar um país que surpreende pelas belezas naturais, pelo frio intenso e pela semelhança de sua novíssima capital, Astana, com a nossa Brasília. As duas são cidades planejadas. Independente desde 1991, o Cazaquistão tem uma história bem mais antiga, que remonta o tempo dos Cossacos que habitavam a região.
    55m  Publicação: 25/01/2019
  • A equipe do Caminhos da Reportagem esteve nos estados do Pará, Amapá, Distrito Federal, Alagoas e São Paulo para retratar as diferentes realidades do saneamento básico do país. O programa mostra que a falta de saneamento básico pode trazer uma série de doenças e causar vários impactos ao meio ambiente.
    58m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra como vivem as refugiadas que vem para o Brasil em busca de uma nova vida. São mais de 80 nacionalidades, a maioria da África, Oriente Médio e Haiti. Até 2012, a Cáritas, que atende refugiados há 40 anos em São Paulo e no Rio, recebia no máximo 10% de mulheres solicitantes de refúgio. Nos últimos cinco anos, o cenário mudou: mais refugiadas chegam sozinhas ou com crianças, sem os companheiros, sem a família.
    54m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem trata de duas doenças que são velhas conhecidas dos brasileiros e que voltaram a assustar a população: o sarampo e a febre amarela. A ocupação maior de áreas silvestres e a grande circulação da população pelo país fizeram com que o número de casos da febre amarela aumentasse sensivelmente desde o ano passado. Para evitar que o vírus chegue a áreas urbanas de maior densidade habitacional, o Ministério da Saúde optou por uma campanha nacional de imunização. Desde 1942 não há casos de febre amarela urbana no Brasil e a intenção é evitar que o vírus chegue aos grandes centros, o que obrigaria uma vacinação em massa.
    51m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem traz a discussão sobre o aborto, feita com mulheres, especialistas, médicos e religiosos. O tema, considerado um tabu, mobiliza, além da sociedade civil, políticos e judiciário – desde março de 2017 corre uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, em todos os casos. O programa também mostra como funciona o serviço de aborto legal, para os casos permitidos por lei: gravidez resultante de violência sexual, risco de vida pra mulher e anencefalia. Além disso, correspondentes nos Estados Unidos, Portugal e Argentina explicam como funciona a legislação e como está o debate em cada um desses países.
    58m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra o processo criativo de Gal Oppido, fotógrafo que teve sua conta em redes sociais várias vezes bloqueada; a primeira entrevista do artista censurado no MAM, uma entrevista com a artista do corpo Lucilene Moreira, que trabalha como modelo nu há 30 anos; uma entrevista com Gaudêncio Fidellis, curador do Queermuseum; e entrevista especialistas e pais sobre as consequências e liberdade de expor crianças e adolescentes em contato com a nudez na arte.
    52m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem entrevistou idosos para mostrar como eles acompanharam ou não a transição da era analógica para a digital e para questionar o que a sociedade vem fazendo para permitir que eles e os jovens, os velhos de amanhã, sejam incluídos nesta vida cada vez mais tecnológica. Os idosos têm acompanhado o aumento do acesso à internet no Brasil e no mundo. Dos 207 milhões de brasileiros, 29,6 milhões têm mais de 60 anos. Entre 2013 e 2016, o número de brasileiros acima de 60 anos que usou a internet no mínimo uma vez na vida passou de 3 milhões para 6 milhões. Entretanto, apenas 19% das pessoas da terceira idade no país são usuárias da internet, segundo dados do IBGE e da pesquisa TIC Domicílios.
    56m  Publicação: 25/01/2019
  • Este Caminhos da Reportagem volta no tempo e faz uma viagem às fazendas de café do século 19 na região do Vale do Paraíba. Foi lá que as famílias vindas de Minas Gerais por conta do declínio do ouro e comerciantes da cidade do Rio de Janeiro que queriam investir na região encontraram as condições ideais para a produção de café.
    50m  Publicação: 01/08/2018
  • Esta edição do Caminhos da Reportagem aborda a automutilação, que acontece quando alguém agride/fere o próprio corpo sem intenção estética ou suicida. Apesar da ausência de dados específicos sobre o problema, profissionais da área de saúde afirmam que a prática tem aumentado no Brasil, principalmente entre os adolescentes.
    58m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem acompanha famílias venezuelanas no trajeto do avião da FAB (Força Aérea Brasileira) de Roraima a São Paulo e retrata a força de quem veio em busca de melhores condições de vida e trabalho. São muitas as lágrimas de quem "extraña" (sente saudade, em português) os parentes que ficaram e aguardam boas novas de quem veio para o Brasil: abrigo, emprego e ajuda financeira.
    51m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem esteve em Barcarena, na região metropolitana de Belém (PA), para conhecer a realidade das pessoas que vivem lá. Populações que pescam e ribeirinhos que usam a água para consumo humano nos contam as dificuldades que enfrentam em uma cidade onde há muitas indústrias, muitos tipos de contaminantes e tantos impactos ambientais. Em Barcarena, a população convive com os estragos causados por acidentes ambientais há anos. O último deles envolveu a Hydro Alunorte, a maior refinaria de alumina do mundo. Embargos da Justiça, do Ibama e da Secretaria de Meio Ambiente do Pará paralisaram metade da produção da mineradora.
    57m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra como o Brasil é um país perigoso para os defensores de direitos humanos. Casos como o da líder sindicalista Margarida Alves e do extrativista Chico Mendes, ambos assassinados na década de 1980, ainda são uma realidade, principalmente para os que lutam pelo direito à terra. O programa mostra também que os conflitos agrários atingem pescadores em São Luís, moradores de um assentamento em Brasília e comunidades indígenas, mesmo em terras que já são demarcadas.
    57m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra a preparação do brasileiro para a Copa do Mundo na Rússia. Nossa equipe foi às ruas e encontrou torcedores menos otimistas do que nas outras edições. Mas ainda apaixonados. Muitos são os exemplos de uma paixão desmedida pela seleção. Um grupo de biólogos nomeou doze espécies de insetos recém-descobertos na Amazônia com o nome dos jogadores da seleção campeã de 1958. Esse amor sem tamanho, no entanto, parece abalado em 2018. Em janeiro deste ano, uma pesquisa mostrou que apenas 47% dos brasileiros acreditam numa vitória do Brasil.
    52m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem esteve em Pirenópolis nos dias que aconteceram a 200ª edição da Festa do Divino Espírito Santo, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Religiosidade e tradição são marcas da Festa do Divino em Pirenópolis, pequena cidade do interior de Goiás. Na fala dos moradores, a celebração é um divisor temporal: existe o antes e o depois da festa, e a comunidade se prepara para vivê-la durante todo o ano.
    54m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem conta a história de Athos Bulcão, que nasceu no Rio de Janeiro em 2 de julho de 1918 e faleceu em Brasília em 31 de julho de 2008, aos 90 anos, devido a complicações do Mal de Parkinson. Athos mudou-se para a capital federal durante a sua construção, em 1958. Foi ao lado de Niemeyer, Lúcio Costa, Burle Marx e muitos outros que participaram da construção de Brasília, que Athos fez da nova cidade uma galeria de arte: são mais de 200 obras tombadas pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal e outras pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
    57m  Publicação: 25/01/2019
  • No centenário de Nelson Mandela, o Caminhos da Reportagem conta mais do que a história desse homem capaz de materializar mudanças tão profundas na sociedade. O programa mostra como seu exemplo foi, e ainda é, fonte de esperança e inspiração em todo o mundo, especialmente no Brasil, país que sofre com o racismo. Quando esteve aqui, em 1991, ele marcou uma geração.
    53m  Publicação: 25/01/2019
  • O desabamento de um prédio público no centro de São Paulo, que abrigava cerca de duzentas famílias, reacende a questão do déficit de moradia no país. Nesta edição o Caminhos da Reportagem mostra as razões que levam famílias a morar em prédios abandonados.
    52m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem, ao dar voz a pessoas que vivem com a enfermidade, mostra que a Doença de Chagas não ficou no passado. Ela não foi erradicada e ainda existem pessoas sendo infectadas. A transmissão da doença pode ocorrer de três formas: pela via oral, pelo vetor e de mãe para filho. A doença de Chagas é considerada uma das doenças negligenciadas, um grupo de doenças tropicais endêmicas, especialmente entre as populações pobres da África, Ásia e América Latina.
    57m  Publicação: 25/01/2019
  • Um trajeto cercado de natureza e poesia. Assim é o Caminho de Cora Coralina, que atravessa o interior do estado de Goiás. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o trajeto ainda é recente, foi inaugurado em abril deste ano, e tem atraído turistas de diversas partes do Brasil e do exterior. O Caminho de Cora Coralina tem 300 quilômetros, passa por oito municípios e tem como pontos de partida e de chegada a Cidade de Goiás e Corumbá de Goiás. Os moradores das localidades que fazem parte do trajeto se prepararam para acolher os visitantes: oferecem refeição, pouso, café da manhã e uma boa conversa.
    58m  Publicação: 25/01/2019
  • Ele se destaca no aprendizado, nas provas, nas lições de casa. Quando o professor questiona a matéria, ele sempre responde primeiro, e certo. A partir daí, vai seguir dois caminhos: ou aprende a ficar quieto porque ouve dos professores que ele já sabe tudo ou é enviado para uma avalição de superdotação e altas habilidades. Pelo relato de especialistas ao Caminhos da Reportagem, a grande maioria dos alunos precoces e talentosos, trilham o caminho da indiferença. Sem desafios, a criança superdotada passa a chamar atenção na escola e em casa por deixar de se interessar pelas matérias.
    53m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem fala sobre o crescimento da gastronomia no Brasil. Cada vez mais gente tem se interessado em “esquentar a barriga” no fogão. E o pessoal não anda se contentando apenas como o feijão com arroz. Novas receitas são sempre bem-vindas. Um dos principais fatores é a enorme quantidade de programas e reality shows culinários. Todo mundo quer ser um chef, tarefa nada fácil e que exige dedicação e esforço.
    51m  Publicação: 25/01/2019
  • Esta edição do Caminhos da Reportagem conta a história de venezuelanos que vieram ao Brasil em busca de melhores condições de vida e os impactos que essa imigração em massa têm causado em municípios como Pacaraima e Boa Vista, em Roraima. Em 18 de agosto de 2018, um dia depois que o comerciante brasileiro Raimundo Nonato de Oliveira foi espancado e roubado ao chegar em sua casa, em Pacaraima (RR), a cidade se transformou em um cenário de guerra entre brasileiros e venezuelanos. O estopim foi a falsa notícia de que ele havia falecido.
    52m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra como jovens assumidamente gordos usam atualmente as redes sociais para denunciar o preconceito e apoiar aqueles que lutam para recuperar autoestima e autoconfiança.
    52m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem faz uma retrospectiva do incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro e dos dias que sucederam a tragédia. Mostra o desespero das pessoas ao se depararem com o fogo, o trabalho dos bombeiros e o problema da falta d´água na região, além da emocionante ação dos funcionários para resgatar o que ainda não havia sido destruído.
    51m  Publicação: 25/01/2019
  • Especialmente neste período eleitoral, muitas iniciativas estão surgindo para tentar combater a desinformação. Porém, estudiosos afirmam que algumas das propostas que visam reduzir a circulação das chamadas fake news podem trazer riscos para liberdade de expressão. O Caminhos da Reportagem apresenta esse debate e discute por que a desinformação tem ganhado força num momento em que o acesso à informação está na palma das mãos.
    51m  Publicação: 07/12/2018
  • Este episódio do Caminhos da Reportagem relembra esse momento histórico, por meio de entrevistas com os constituintes, com jornalistas que fizeram a cobertura política, especialistas e imagens da época, que demonstram a efervescência das discussões.
    51m  Publicação: 06/12/2018
  • Ao fazer o mapeamento das ocorrências, os pesquisadores dos municípios de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul sempre acabam numa lavoura de fumo, no galpão da propriedade rural onde o lavrador se recolhe para abreviar a vida em seu ato solitário. Os efeitos de agrotóxicos no sistema nervoso central, perdas na colheita causadas por desastres naturais, como chuvas de granizo e depressão não tratada, são em geral algumas das razões apontadas por médicos e pesquisadores.
    52m  Publicação: 11/12/2018
  • Uma das sete maravilhas naturais do mundo, as Cataratas do Iguaçu merecem, sem qualquer sombra de dúvida, esse título. São quase trezentas quedas d’ água que encantam brasileiros e turistas. E é nesse cenário que o Caminhos da Reportagem mostra as lendas, belezas e curiosidades desse local único no planeta.
    40m  Publicação: 14/12/2018
  • Este episódio do Caminhos da Reportagem destaca a agricultura orgânica brasileira. Vamos conhecer o trabalho dos produtores rurais que apostam cada vez mais no cultivo de alimentos sem agrotóxicos, otimizam o uso de recursos naturais e priorizam a sustentabilidade. O programa apresenta as estratégias usadas para lidar com as pragas, as técnicas capazes de melhorar a produtividade e como obter a certificação de qualidade dos produtos.
    56m  Publicação: 14/12/2018
  • Com sete estados a região Norte representa cerca de 45% do território nacional. Uma área coberta por rios e florestas e por patrimônios históricos e culturais ainda desconhecidos por muitos brasileiros. Esta edição do Caminhos da Reportagem discute os desafios para a preservação de todo esse patrimônio histórico e cultural da região Norte.
    56m  Publicação: 14/12/2018
  • O chamado Transtorno do Espectro Autista atinge 1% da população global, segundo a Organização Mundial de Saúde, e o número de diagnósticos está crescendo. O último relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostrou um aumento de 15% no número de crianças autistas. Em 2016, uma a cada 68 crianças tinham o transtorno. Hoje, esse número caiu para a alarmante marca de uma a cada 59.
    54m  Publicação: 12/12/2018
  • O que leva um índio a tirar a sua própria vida? Nos últimos dois anos foram 15,2 casos em cada 100 mil habitantes, o triplo em relação à população não indígena. Metade dos casos ocorreu na faixa etária de 10 anos a 19 anos. As causas para os altos índices de suicídio passam por depressão não tratada, consumo de álcool e de drogas.
    54m  Publicação: 05/12/2018
  • Neste episódio, o Caminhos da Reportagem discute a arquitetura social. A equipe visitou cinco capitais: Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Em Salvador, o projeto de urbanização de Novos Alagados, retirou famílias das palafitas. No Pelourinho, casarões antigos revitalizados abrigam funcionários públicos. No Rio de Janeiro, o Complexo Pedregulho, foi projetado para reunir moradia e serviços. Em Heliópolis, uma das maiores favelas de São Paulo, o conjunto projetado por Ruy Ohtake, permite aos moradores ver o mundo de outra forma: os apartamentos são redondos. Já no elevado João Goulart, o Minhocão, jardins verticais trazem ar puro e beleza numa área cinzenta. Em Brasília, Patrimônio Mundial pela Unesco, o episódio mostra o projeto de expansão e urbanização das áreas periféricas. E na capital mineira, o “Arquitetura na Periferia” ensina técnicas de construção e manutenção para mulheres que moram em ocupações.
    56m  Publicação: 15/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem faz uma viagem pelo mundo dos Games. Um universo de números astronômicos, seja no investimento no setor, seja no número de praticantes ao redor do planeta. Só no Brasil, mais de 60 milhões de pessoas jogam algum tipo de game. Somos o terceiro país com o maior número de jogadores em todo o mundo. Pesquisadores falam essa paixão pelos jogos eletrônicos e como isso tem influenciado na criação de mais eventos voltados para o setor.
    53m  Publicação: 20/12/2018
  • O Caminhos da Reportagem percorreu vários estados do país para mostrar como as creches, públicas ou privadas, têm trabalhado com os bebês e, também, como a falta delas ajuda a acentuar as diferenças sociais. De 0 a 3 anos é a fase em que o cérebro humano está a pleno vapor: é quando as informações, experiências, imagens, sons e texturas - tudo o que a criança vivencia - são usados para formar a arquitetura do cérebro, que é base para aprendizagem e comportamento durante toda a vida. A creche é um local de estímulos e experiências que contribui com essa etapa do desenvolvimento.
    54m  Publicação: 15/01/2019
  • No dia 25 de janeiro de 2019, a barragem de rejeitos de mineração do Córrego do Feijão, localizada em Brumadinho, Minas Gerais, se rompeu e seguiu em direção ao Rio Paraopeba. No caminho, destruiu instalações da Vale, mineradora responsável pela barragem, casas, plantações, riachos e rodovias. Esta edição especial do Caminhos da Reportagem mostra a dor da cidade de Brumadinho, que se divide entre a tristeza de enterrar seus moradores e a angústia de não encontrar tantos outros. Nossa equipe passou uma semana na cidade, conversando com os atingidos, acompanhando as buscas dos Bombeiros e familiares, e o trabalho de voluntários, que se uniram para auxiliar nessa tragédia que, para muitos, já era anunciada. Em meio a tanta dor, a esperança de quem conseguiu sair com vida do mar de lama de rejeitos.
    27m  Publicação: 18/02/2019
  • O Caminhos da Reportagem ouviu homens de várias faixas econômicas e sociais, que fazem as mesmas queixas: foram educados para não chorar, para não jogar bola ou dirigir como mulher, para revidar com as agressões com a mesma moeda, para ser um homem “de verdade”. Rodas de conversa entre eles tem surgido em São Paulo, em grupos que discutem a mudança de paradigmas e atitudes em relação ao mundo que os condena com termos como masculinidade tóxica. Por que, afinal? Qual é o maior medo dos homens?
    26m  Publicação: 01/04/2019
  • Este episódio do Caminhos da Reportagem apresenta histórias como a de um jovem do Recife (PE), que aos 15 anos parece ter bem menos idade e passa os dias a limpar para-brisas e a usar drogas. Ou a da Jéssica, que saiu de casa aos 8 anos para usar drogas no centro da capital pernambucana e nunca mais voltou – hoje tem 27 anos. Há ainda relatos de adolescentes que vivem na Cracolândia, em São Paulo, ou que controlam o tráfico na região da Baixada do Glicério. E a saga de Adriana, que saiu de casa adolescente, de carona em um caminhão, sem saber o destino – e foi parar em Goiânia, onde teve três filhos na rua. Estas são apenas algumas das histórias dessa edição. Nossa reportagem percorreu Manaus, Recife, Brasília, Goiânia e São Paulo para saber o que sonham essas pessoas e como percebem suas vidas, os dramas de enfrentar a violência e o preconceito, a luta pela sobrevivência. Em comum, o desejo de um dia poderem se abrigar das variações do tempo entre quatro paredes e um teto, ainda que sem conforto.
    57m  Publicação: 18/04/2019