Arqueologias - Em Busca dos Primeiros Brasileiros / Documentário

Engenheiros

Na história da nossa civilização, sempre houve quem se dedicasse a redesenhar o mundo e, já há milênios, nossos antepassados deixaram suas marcas na terra. Com barro, palha ou pedra dura eles ergueram e organizaram seus espaços – seja para a brigar as famílias, celebrar a vida ou cultuar os mortos – em obras impressionantes que atiçam a imaginação coletiva: Muralhas defensivas? Calendário astronômico? Palcos religiosos? Eis o enigma da engenharia ancestral brasileira.

Episódios

Temporada 1

Informações Antes do Brasil virar Brasil? Quem foram os primeiros habitantes desse pedaço do continente? De onde vieram, como chegaram e como viviam? A passagem e eventual fixação de grupos caçadores-coletores-pescadores e populações ceramistas ao longo da costa e do interior das terras brasileiras deixou vestígios que resistiram ao tempo. Esses vestígios são a matéria prima e o ponto de partida para a produção desta série documental, realizada em localidades diversas e distintas do Brasil, tendo como tom e estilo a investigação lúdica que alinha a curiosidade do público, o olhar estético do fotógrafo e o empenho de pesquisadores de campo, em busca desse que terá sido o primeiro brasileiro
  • Engana-se quem acha que a maior floresta tropical do planeta sempre foi um mundo desprovido de civilização. Escavações ao longo da bacia amazônica vem hoje desmentir a velha ideia do paraíso intocado e puro. Há milhares de anos, na Amazônia vivia muita gente. Gente que conseguiu a proeza de tirar riquezas e sustento da terra, manejando terrenos e transformando seu mundo, sem destruí-lo.
    44m  Publicação: 16/02/2022
  • No kit de sobrevivência dos povos originais havia de tudo um pouco: de pau e conchas a ossos e até presas das feras pré-históricas que caçavam. Mas sua ferramenta mais duradora foi mesmo a pedra lascada. Com ela, nossos ancestrais fabricaram armas, raspadores, furadeiras e adornos. Com o castigo do tempo, são esses artefatos líticos que ficaram para contar a sua história. Que é também a nossa.
    46m  Publicação: 16/02/2022
  • Se o estudo da pré-história é um quebra-cabeça, que dirá compreender o mundo imaginário dos nossos antepassados? Pistas não faltam. É a explosão de cores e formas estampadas nos paredões de Peruaçu. É o homem que se confunde com ave de rapina que envolve o vaso do xamã. É a carranca do cacique – ou será um espírito? – escavada no granito da serra. Mesmo depois de milhares de anos, a habilidade e a sensibilidade gráfica dos nossos primeiros artistas ainda impressionam.
    44m  Publicação: 16/02/2022
  • Na história da nossa civilização, sempre houve quem se dedicasse a redesenhar o mundo e, já há milênios, nossos antepassados deixaram suas marcas na terra. Com barro, palha ou pedra dura eles ergueram e organizaram seus espaços – seja para a brigar as famílias, celebrar a vida ou cultuar os mortos – em obras impressionantes que atiçam a imaginação coletiva: Muralhas defensivas? Calendário astronômico? Palcos religiosos? Eis o enigma da engenharia ancestral brasileira.
    47m  Publicação: 16/02/2022
  • Vistos de longe, eles não passam de grandes montes de terra e conchas que irrompem aleatoriamente pela praia, sem qualquer desenho ou propósito evidente. Mas para quem rastreia os caminhos dos primeiros povos da nossa terra, o sambaqui é uma obra engenhosa e de feitura colossal. Compreender a arquitetura monumental que se esconde debaixo das conchas é a senha para conhecer esse povo desconhecido – e toda uma cultura que se perdeu nas areias do tempo.
    43m  Publicação: 16/02/2022
  • Tupi, tapajó, jê e xinguano: povos ancestrais que ergueram aldeias e monumentos e cruzaram o continente, enfrentando aqueles que encontravam no caminho. Até que um dia, em 1500, se deparam com a mais bizarra das tribos: os CARI. Em tupi, Homem Branco e vestido demais para o clima local. E é versão deles, o resto da história que conhecemos.
    43m  Publicação: 16/02/2022