Documentário

Mata Viva – Ciência e Aventura na Mata Atlântica

A série documental “Mata Viva – Ciência e Aventura na Mata Atlântica" acompanha o trabalho de diversos pesquisadores que adentram a floresta em busca de descobertas científicas e aventuras na maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, conhecida como “legado das águas”. A reserva conta com uma área de mais de 31 mil hectares de mata conservada e fica localizada a menos de duas horas da cidade de São Paulo. Em cada um dos episódios da primeira temporada, vamos apresentar estórias e personagens reais, em expedições mata adentro repletas de desafios e surpresas. São biólogos, primatólogos, cientistas, botânicos, fotógrafos, entre outros profissionais, cada um com um objetivo diferente, mas que têm em comum o interesse pelo desconhecido, pela pesquisa científica e pela conservação da fauna e da flora brasileiras.

Episódios

Temporada 1

  • Neste episódio, Sandra Cavalcanti e a equipe Pró Carnívoros iniciam a preparação para a campanha de captura da onça pintada. Serão dias e noites na busca pelo felino.
    26m  Publicação: 01/02/2022
  • Giuseppe e sua equipe percorrem os riachos na mata, buscando pelo Cágado da Serra, animal em sério risco de extinção, avistado na reserva. À noite, a equipe sai em busca buscam das Phyllomeduzas (rãs) avistadas pelo biólogo Luciano Zandoná.
    27m  Publicação: 01/02/2022
  • - Luciano Zandoná e o Botânico Miguel seguem mata a dentro com equipamentos de escaladas buscando pela rara orquídea avistada na região (Octomeria estrellensis).
    27m  Publicação: 01/02/2022
  • O fotógrafo Luciano Cadisani monta sua armadilha fotográfica afim de fazer registros inesperados da fauna invisível da Mata Atlântica
    26m  Publicação: 01/02/2022
  • Maurício Talebi, Alexandre e Suzan, sobem a temível trilha do Cantagalo em busca do maior primata das Américas.
    27m  Publicação: 01/02/2022
  • Passados dois dias de busca na Mata, Laura conclui a sua campanha com uma rara descoberta.
    29m  Publicação: 01/02/2022
  • - Zandoná e o botânico Miguel seguem em uma expedição no interior da floresta na busca por novas espécies ainda não catalogadas e resolvem acampar na mata.
    28m  Publicação: 01/02/2022