Teatros no Brasil / Documentário

Teatro Amazonas - O Filho Ouro da Floresta

O Teatro Amazonas representa o sonho e a prosperidade da capital que já foi uma das mais rentáveis e importantes do país. No período do ciclo da borracha Manaus ganhou fama internacional e a ambição do homem sobre a floresta determinou um modo civilizado de agir e pensar, de modo que a cidade simples e pacata transformou-se pouco a pouco na representatividade europeia em plena Amazônia. Quais aspectos desse período ainda estão vivos em Manaus e como o Teatro se comportou com as mudanças de tempo?

Episódios

Temporada 1

Informações Teatros no Brasil traça um roteiro pelos teatros de norte a sul do país num resgate através de imagens e depoimentos, da história, da arquitetura e dos grandes espetáculos que passaram por esses lugares, ao longo de cinco episódios. Entre os destaques da temporada estão Teatro Castro Alves, em Salvador, Teatro Cláudio Santoro, em Brasília, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Amazonas, em Manaus, e o Teatro São Pedro, em Porto Alegre.
  • O Teatro Amazonas representa o sonho e a prosperidade da capital que já foi uma das mais rentáveis e importantes do país. No período do ciclo da borracha Manaus ganhou fama internacional e a ambição do homem sobre a floresta determinou um modo civilizado de agir e pensar, de modo que a cidade simples e pacata transformou-se pouco a pouco na representatividade europeia em plena Amazônia. Quais aspectos desse período ainda estão vivos em Manaus e como o Teatro se comportou com as mudanças de tempo?
    1h10m  Publicação: 12/03/2021
  • A maior casa de espetáculos do país já passou por quatro grandes reformas, e nenhuma tirou as diferentes referências e estilos de arquitetura, que fazem lembrar a Ópera de Paris, ao qual é inspirada. Erguido no período de reurbanização do Rio de Janeiro, no início dos anos 1900, o Municipal carioca sobrevive ao tempo, às decisões políticas e às atitudes humanas, integrando-se à cidade como um espaço para todos, mas ainda a serviço de poucos.
    1h12m  Publicação: 12/03/2021
  • Um teatro quente, do povo e para o povo. Esse é o Teatro Castro Alves, que empresta a Salvador ritmos e movimentos, privilegiando as diferentes manifestações de arte, gênero e cultura. Quem foi Castro Alves, qual a referência do poeta para o Teatro e a persistente trajetória desse lugar, marcado pelas ruínas de um incêndio contraditório, ajudam a entender a projeção da cultura baiana e momentos que eternizaram o cenário musical e teatral brasileiro.
    1h11m  Publicação: 12/03/2021
  • Presente nos principais episódios políticos do Rio Grande do Sul, o Theatro São Pedro é considerado uma fortaleza dos palcos e preserva os traços da arquitetura clássica. Poupado de ser demolido, a história recente do Theatro se confunde com a determinação de uma defensora alemã, Eva Sopher, que protagonizou uma dos momentos mais marcantes: o abraço coletivo pela permanência sua e do São Pedro
    1h11m  Publicação: 12/03/2021
  • Ele já representou muito para a capital do país, e hoje o que se vê é um teatro fechado e distante do seu público. Na visão de arquitetos, artistas e intelectuais, o Teatro Nacional Cláudio Santoro descreve a curta trajetória a que um teatro pode chegar, servindo de descaso às obras de Burle Marx, Niemeyer, Bulcão e tantos outros. Mas terá esse teatro uma chance de retomar a notoriedade que lhe foi perdida?
    1h12m  Publicação: 12/03/2021