Entretenimento

Ciência Alimentar

Comer para nós é um ritual simples e familiar. É improvável que alguém pense no café da manhã ou no almoço que o processo de cozinhar esteja intimamente relacionado a vários campos da ciência. Cozinhar está na junção de várias ciências ao mesmo tempo - química, física e biologia. E entender os processos que ocorrem quando cozer um ovo ou fritar um bife simplificará muito o cozimento e reduzirá o número de falhas culinárias. Parece apenas que não há nada mais fácil do que ferver um ovo quente. O conhecimento de que a gema e a proteína se dobram a diferentes temperaturas ajudará você a escolher o tempo ideal de cozimento. Também vale lembrar que há oxigênio dentro do ovo, cujo volume muda com o aumento da temperatura. O que leva a ruptura da casca. Para evitar isso, basta furar o ovo com uma agulha. Mergulhe na ciência da comida, nossos líderes o ajudarão.

Episódios

Temporada 1

  • Parece que ele fritou carne de dois lados - e é isso. De fato, cozinhar um bife requer conhecimento científico e trabalho minucioso. Vamos descobrir por que a preparação do bife começa muito antes de estar na panela.
    25m  Publicação: 01/07/2020
  • Neste programa. Repolho, cenoura, berinjela, aipo - que dificuldades podem surgir ao cozinhar legumes? Afinal, eles sempre podem ser comidos crus. Não é tão simples! O que são moléculas aromáticas?
    25m  Publicação: 01/07/2020
  • O que é um ovo? Este produto está longe de ser tão simples quanto parece. Às vezes, eu simplesmente não posso fazer ovos fritos. Mas você não pode prescindir disso - temos um programa alimentar.
    26m  Publicação: 01/07/2020
  • Merengues delicados, doces arejados, derretendo chocolate na boca. Para tornar nossa vida mais doce, os confeiteiros inventam novas combinações de gostos e texturas. É tão difícil, ao que parece, preparar doces como obras de arte culinária?
    26m  Publicação: 01/07/2020