Meu Pedaço do Brasil / Entretenimento

Fortaleza (CE)

O Meu Pedaço do Brasil desta semana desembarca em Fortaleza, capital do Ceará. O apresentador Bruno Barros visita as praias do Futuro e Iracema, duas das mais famosas da região. Depois de uma caminhada na Avenida Beira-Mar, o apresentador vai ao Mercado do Peixe para experimentar a culinária local. O telespectador ainda vai conhecer um museu dedicado ao caju na região metropolitana da cidade e outro com foco na fotografia.

Episódios

Temporada 1

Informações Um dos mais diversificados destinos turísticos do planeta, o Brasil possui opções para agradar diferentes tipos de turistas: cidades históricas, metrópoles cosmopolitas e natureza diversa e muitas vezes intocada. Com o intuito de apresentar o Brasil como destino turístico para os brasileiros, a TV Brasil lança agora, em parceria com o Ministério do Turismo, a série “Meu Pedaço do Brasil”. A cada episódio, uma cidade turística do país e suas principais atrações são apresentados através do olhar de moradores e guias de turismo locais. Conheça as cachaçarias de Paraty, as praias de Búzios e a história da cavalhada em Pirenópolis. Visite museus, sítios históricos e muito mais na série “Meu Pedaço do Brasil”.
  • Destino que oferece a tranquilidade do contato com a natureza e o passado histórico preservado em suas ruas de pedra. Neste episódio de estreia, o programa Meu Pedaço do Brasil desembarca em Paraty para apresentar a cidade que já foi um dos principais portos do país. Paraty ainda preserva em suas ruas as típicas, construções coloniais portuguesas, que hoje abrigam cafés, restaurantes e pousadas.
    23m  Publicação: 20/03/2020
  • NESTE EPISÓDIO DE "MEU PEDAÇO DO BRASIL", A SÉRIE VISITA ARMAÇÃO DOS BÚZIOS, NA REGIÃO DOS LAGOS FLUMINENSE. O PROGRAMA CONTA A HISTÓRIA DO PEQUENO VILAREJO QUE ENTROU NO MAPA DO TURISMO DEPOIS QUE A ESTRELA DO CINEMA FRANCÊS BRIGITTE BARDOT RESOLVEU DESCANSAR POR LÁ. DESDE ENTÃO, BÚZIOS NÃO FOI MAIS A MESMA. HOJE É UM DOS DESTINOS MAIS DISPUTADOS E LUXUOSOS DO BRASIL. O GUIA DE TURISMO DA CIDADE FERNANDO BERTOZZI APRESENTA AS PRINCIPAIS PRAIAS DA REGIÃO, OS RESTAURANTES E CAFÉS DA TRADICIONAL RUA DAS PEDRAS E AS ATRAÇÕES QUE BÚZIOS OFERECE. ELE AINDA CONVERSA COM OS PRINCIPAIS PERSONAGENS DA CIDADE, MORADORES QUE FAZEM PARTE DA HISTÓRIA DO ARRAIAL E AJUDAM A CONTAR SUA HISTÓRIA.
    28m  Publicação: 28/05/2020
  • O episódio da série Meu Pedaço do Brasil desta semana te leva para a região serrana do Rio de Janeiro, que encantou o monarca Dom Pedro I e o fez comprar fazendas por ali. Seu filho, o imperador Dom Pedro II, ao herdar estas terras, ergueu o palácio de veraneio da corte brasileira.A cidade cresceu, mas Petrópolis até hoje preserva a herança de seu passado.
    22m  Publicação: 26/06/2020
  • Uma cidade de cultura rica e diversa, capital do forró e casa do maior São João do mundo. Neste episódio, o programa Meu Pedaço do Brasil apresenta Caruaru, a princesinha do agreste. Além dos grandes shows, a festa também anima o público com manifestações tradicionais nordestinas, como a dança das quadrilhas, os bacamarteiros, as bandas de pífano, o teatro de mamulengos, e, claro, muita comida típica. E quem pensa que Caruaru é só festa junina tá muito enganado. Suas atrações e sua cultura estão presentes o ano inteiro. A feira de Caruaru é prova disso. Uma das maiores feiras ao ar livre do mundo, ela é parada obrigatória para quem quer conhecer a cidade. Como cantou Luiz Gonzaga, “A feira de Caruaru, faz gosto da gente ver, de tudo que há no mundo, nela tem pra vender.” O episódio termina no Morro do Bom Jesus, o ponto mais alto da cidade, que abriga a Igreja de Santa Luzia, e de onde se tem uma vista panorâmica deste pedaço do nordeste que respira cultura popular.
    22m  Publicação: 25/05/2020
  • Construída para ser o centro administrativo e político do país, Brasília é hoje uma das cidades mais vibrantes do Brasil. Rica em opções culturais, históricas e naturais, a capital federal tem atraído muitos turistas, brasileiros e estrangeiros. O Meu Pedaço do Brasil desta semana apresenta as muitas atrações da cidade, a começar pelo Eixo Monumental, obra máxima do urbanista Lucio Costa. Através do Plano Piloto, o programa visita as construções modernistas de Oscar Niemeyer, como o Palácio do Planalto e a Catedral da cidade, e leva o telespectador para uma viagem no tempo, através de museus que guardam a história de sua construção, como o Museus do Catetinho e da Memória Candanga. Para quem não abre mão de atrações naturais em sua viagem, O Meu Pedaço do Brasil visita o Parque Nacional e lista as atrações do lago Paranoá, o que faz de Brasília um destino turístico completo.
    23m  Publicação: 15/06/2020
  • O programa “Meu Pedaço do Brasil” te convida para uma viagem por Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Belas praias, casarões históricos, museus e centros culturais estão entre as opções que a cidade oferece ao turista. O programa faz um passeio pelo Caminho Niemeyer, uma série de construções do arquiteto que ocupam a orla da cidade, destaque para o Museu de Arte Contemporânea, cartão postal da cidade; visita museus e igrejas que contam a história da cidade, e muito mais.
    26m  Publicação: 29/06/2020
  • Cartão-postal do Brasil, o Rio de Janeiro ainda é o principal destino turístico do país. Este episódio faz um passeio pela cidade maravilhosa, apresentando os principais pontos turísticos do município.
    26m  Publicação: 20/07/2020
  • Natal é a capital do Sol no Brasil: a cidade é conhecida pelos mais de trezentos dias de sol por ano. Neste episódio, Meu Pedaço do Brasil visita as principais praias e dunas da cidade, como Ponta Negra, praia que abriga o principal cartão postal da cidade, o Morro do Careca. Além das atrações na capital do Rio Grande do Norte, o programa visita outras cidades da região, como Touros, conhecida como a esquina do Brasil. A cidade abriga o Farol do Calcanhar, o maior do país. O programa ainda visita o marco zero da BR-040 e passeia pelas lagoas da região.
    22m  Publicação: 25/08/2020
  • Meu Pedaço do Brasil apresenta as belezas naturais e a história de Cabo Frio. A cidade, conhecida pelas praias de areias brancas e águas cristalinas, é também uma das primeiras regiões do país ocupada pelos portugueses: conta a história que Américo Vespúcio desembarcou nessas terras em 1504. O programa passeia pelo litoral da cidade e visita as praias do Foguete, das Dunas, do Peró e do Forte. Nesta última, faz uma parada no Forte São Mateus, construído em 1620. Ainda resgatando a história do balneário, Meu Pedaço do Brasil apresenta o bairro da Passagem, o mais antigo de Cabo Frio e que ainda guarda traços de sua fundação. Para completar, o programa apresenta museus, como o do Surf, além de mostrar as belezas da Ilha do Japonês e a disputada Rua dos Biquínis.
    25m  Publicação: 25/08/2020
  • Neste Episódio, o programa “Meu Pedaço do Brasil” faz uma parada em Teresópolis, cidade da região serrana fluminense que é considerada a capital do montanhismo no Brasil. O programa visita o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, áreas muito procuradas pelos praticantes do esporte. Das montanhas e dos mirantes da cidade, seguindo para um passeio pela área urbana, conheceremos as fontes Judith e Amélia, duas das mais de dez fontes de água mineral que existem na cidade. Teresópolis também é a casa das seleções brasileiras de futebol e a Granja Comary faz parte do passeio. Para conhecer mais sobre a história da cidade, o programa visita museus e contruções históricas da cidade, como o Palacete Granado, contruído por um imigrante português e que hoje é sede do SESC na cidade.
    25m  Publicação: 28/09/2020
  • Neste episódio 'Meu Pedaço do Brasil' visita um dos destinos mais procurados das férias de verão: Guarapari. Nossa primeira parada é a Praia da Areia Preta, famosa por suas propriedades medicinais. Além dela, o programa visita praias como a dos Namorados e das Castanheiras, na área urbana da cidade, com boas opções de restaurantes e bares, e algumas mais afastadas, com ondas altas, frequentadas por surfistas. Fundada por jesuítas, Guarapari guarda a história de fundação em outros pontos turísticos, como o Poço dos Jesuítas e as ruínas da antiga Igreja Matriz, parte do nosso roteiro turístico.
    24m  Publicação: 28/09/2020
  • O Meu Pedaço do Brasil desta semana visita o estado de Pernambuco, em uma parada em suas "duas capitais": Recife e Olinda. Fundada pelos portugueses, Olinda foi capital do estado até ser transferida para Recife pelos holandeses, que tomaram a região de Portugal no período colonial. Para contar esta história, o programa visita importantes pontos turísticos das cidades: o Alto da Sé, em Olinda, que ainda guarda traços da colonização portuguesa e o Recife Antigo, bairro que guarda o ponto mais importante de Recife: o Marco Zero. Meu Pedaço do Brasil também fala do carnaval pernambucano, um dos mais conhecidos do país e famoso por ser a casa do maior bloco do mundo: O Galo da Madrugada. Outra atração do Reinado de Momo no estado são os famosos Bonecos de Olinda e, para conhecer um pouco mais sobre eles, o programa entrevista um dos principais mestres bonequeiros da cidade, Silvio Botelho. Para completar, um passeio na praia de Boa Viagem e um tour pela Rua do Bom Jesus, considerada a mais bonita de Recife.
    23m  Publicação: 12/10/2020
  • O Meu Pedaço do Brasil desta semana visita Foz do Iguaçu. No roteiro está o Parque Nacional do Iguaçu, casa das Cataratas, uma das sete maravilhas naturais do mundo. O programa também visita a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, no Parque das Aves, importante santuário de espécies ameaçadas e o Marco das Três Fronteiras, espaço que celebra os vizinhos Brasil, Paraguai e Argentina.
    27m  Publicação: 26/10/2020

Temporada 3

Informações Terceira Temporada do Meu Pedaço do Brasil
  • No primeiro episódio da nova temporada do “Meu Pedaço do Brasil”, o apresentador Bruno Barros desembarca em Curitiba. Conhecida por ser uma das cidades mais frias do país, a capital paranaense tem um dos maiores índices de desenvolvimento humano do Brasil e nas últimas décadas se transforma em ritmo acelerado. Com o objetivo de entender como essa transformação está impactando a vida de quem mora na cidade, Bruno conversou com o Erwin Zaidowicz, um arquiteto curitibano. Para Erwin, a chegada de novos moradores explica o crescimento da cidade. “Curitiba recebeu muitas pessoas de fora para estudar e teve um crescimento grande na indústria. A população de Curitiba se transformou muito e começou a virar uma cidade mais cosmopolita”, analisa. Arte, entretenimento e a vida boêmia é uma mistura que dá certo, pelo menos em Curitiba.
    27m  Publicação: 24/04/2022
  • O segundo episódio de “Meu Pedaço do Brasil” desembarca na Alemanha. Quer dizer, não é bem assim… A gente não saiu do Brasil, mais foi quase. O nosso destino será Blumenau e Pomerode, em Santa Catarina, cidades fortemente influenciadas pela imigração alemã no Brasil, que completa 200 anos em 2024. Bruno Barros percorre a região mais alemã do Brasil e faz uma imersão nos costumes, na arquitetura e cultura alemã. O plano de viagem do apresentador inclui uma visita à vila germânica, local onde acontece a versão brasileira da Oktoberfest e conhecer a rota do enxaimel, eleita pela ONU como uma das melhores vilas turísticas do mundo. E como Blumenau é considerada a capital brasileira da cerveja, Bruno também terá a missão de conhecer o processo de produção da bebida em uma cervejaria local.
    25m  Publicação: 01/05/2022
  • No próximo domingo, 08 de maio, a série documental “Meu Pedaço do Brasil” vai até Ouro Preto – MG para entender como a cidade se desenvolveu durante o ciclo do ouro. O apresentador Bruno Barros percorre as ladeiras de Ouro Preto atrás de histórias e pessoas que tenham vínculo com a região. Construída no alto da serra do Espinhaço, a cidade é famosa pelas igrejas, que além da beleza, apresentam ao público diversas obras de arte, principalmente no estilo barroco. Para conhecer essas construções icônicas, Bruno terá a companhia do especialista em patrimônio histórico, Rodrigo Câmara. O roteiro da viagem desta semana inclui caminhar pelas ruas do centro histórico e mergulhar em uma das maiores minas de ouro existentes para visitação no mundo e visitar construções importantes para a história do Brasil. E mais: a música das violinistas Mara e Marina Toffolo, gêmeas integrantes da Orquestra de Ouro Preto.
    27m  Publicação: 08/05/2022
  • O “Meu Pedaço do Brasil” deste domingo, 15 de maio, faz a uma viagem no tempo para refletir sobre a construção social do Brasil. Bruno Barros pega a estrada para conhecer o Vale do Café, região localizada no sul do estado do Rio de Janeiro que enriqueceu durante o ciclo do café no século XIX. Após décadas abandono, o Vale do café está se reerguendo e o turismo histórico/cultural tem movimentado a economia da região sul fluminense composta por 15 municípios. Por se tratar de uma região que proporciona várias experiencias turísticas, a nossa viagem para o Vale do Café será dividida em duas partes. Neste primeiro episódio, vamos explorar as controvérsias da região, mostrando o luxo das fazendas históricas onde viviam os barões do café e também a história de negros escravizados que eram obrigados a trabalhar nessas propriedades.
    26m  Publicação: 15/05/2022
  • Muita música, dança e um passeio pitoresco de trenzinho pelas ruas de Vassouras (RJ) fazem parte do último episódio da terceira temporada do “Meu Pedaço do Brasil”, que vai ao ar neste domingo, 22 de maio. Com o recorte ‘Expressões Culturais’, este episódio vai mostrar a segunda parte da nossa viagem para o Vale do Café. Bruno Barros pega carona num trenzinho que percorre as ruas do centro de Vassouras acompanhado da turismóloga Andrea Pit, que através da sua personagem, Mariana Crioula, revela histórias interessantes da região. “As pessoas vão vivenciando essa história. É um tour de experiencias e vivências”, resume Andrea Pit. Em outro momento do programa, Bruno vai cair na dança e arriscar alguns passos de capoeira. Além da capoeira, o apresentador também vai aprender a jongar com o grupo “Caxambu Renascer de Vassouras”. A capoeira e o jongo são expressões culturais muito fortes na região do Vale do Café, assim como a Folia de Reis, que resiste desde o período colonial. Bruno conhece a história do mestre f
    25m  Publicação: 22/05/2022

Temporada 2

Informações O programa Meu Pedaço do Brasil volta à tela da TV Brasil com novidades! Na nova leva de episódios, o apresentador Bruno Barros junta-se à equipe do programa para descobrir e experimentar novos destinos turísticos do nosso país. A temporada abre com uma visita à capital mineira, Belo Horizonte. Do Sudeste, nosso roteiro segue viagem pelo nordeste brasileiro e desembarca em Fortaleza, capital do Ceará. O Meu Pedaço do Brasil ainda visita nesta temporada as cidades de Bento Gonçalves, Curitiba e Blumenau.
  • O destino do primeiro episódio da nova temporada do Meu Pedaço do Brasil é Belo Horizonte. O apresentador Bruno Barros circula pela capital mineira em busca dos melhores bares, restaurantes, além das tours mais descoladas da cidade. Neste primeiro programa, Bruno Barros visita o Circuito Liberdade, importante pólo cultural de BH, onde estão reunidos os principais museus da capital. De lá, ele segue para o principal cartão postal da cidade: a Lagoa da Pampulha. De quebra, ele ainda faz uma visita interna no estádio do Mineirão.
    23m  Publicação: 26/09/2021
  • O Meu Pedaço do Brasil continua sua viagem pela capital mineira e neste episódio Bruno Barros vai conhecer o Mercado Central, tradicional ponto de encontro da boemia mineira. Completando a tour gastronómica, o apresentador vai até uma lanchonete especializada no mais tradicional petisco mineiro: o pão de queijo. Saindo de BH para conhecer os arredores, o programa ainda leva o telespectador para conhecer Inhotim, um dos maiores museus à céu aberto do mundo.
    25m  Publicação: 03/10/2021
  • O Meu Pedaço do Brasil desta semana desembarca em Fortaleza, capital do Ceará. O apresentador Bruno Barros visita as praias do Futuro e Iracema, duas das mais famosas da região. Depois de uma caminhada na Avenida Beira-Mar, o apresentador vai ao Mercado do Peixe para experimentar a culinária local. O telespectador ainda vai conhecer um museu dedicado ao caju na região metropolitana da cidade e outro com foco na fotografia.
    24m  Publicação: 11/10/2021
  • O Meu Pedaço do Brasil viaja para Teresina, capital do Piauí. O programa visita locais históricos, como o Museu do Piauí, que conta com um importante acervo da arte produzida no estado. Em Poty Velho, o apresentador Bruno Barros conhece a tradicional colônia de ceramistas do bairro.
    26m  Publicação: 24/10/2021
  • O Meu Pedaço do Brasil desta semana vai até o sul do país conhecer Bento Gonçalves, a capital brasileira do vinho. O primeiro programa faz um passeio pela história da cidade e visita o Museu do Imigrante, espaço dedicado à memória das primeiras famílias que emigraram para estas terras. De lá, Bruno Barros visita uma cantina dedicada ao tomate, ingrediente essencial da cozinha italiana, e que aqui serve de base para doces, licores e até cerveja.
    26m  Publicação: 31/10/2021
  • O Meu Pedaço do Brasil continua em Bento Gonçalves, cidade do Rio Grande do Sul que é considerada a capital do vinho no Brasil. Dessa vez Bruno Barros visita a famosa vinícola Aurora e conhece um pouco sobre a produção da marca.
    22m  Publicação: 08/11/2021