Meu Pedaço do Brasil / Entretenimento

Petrópolis

O episódio da série Meu Pedaço do Brasil desta semana te leva para a região serrana do Rio de Janeiro, que encantou o monarca Dom Pedro I e o fez comprar fazendas por ali. Seu filho, o imperador Dom Pedro II, ao herdar estas terras, ergueu o palácio de veraneio da corte brasileira.A cidade cresceu, mas Petrópolis até hoje preserva a herança de seu passado.

Episódios

Temporada 1

Informações Um dos mais diversificados destinos turísticos do planeta, o Brasil possui opções para agradar diferentes tipos de turistas: cidades históricas, metrópoles cosmopolitas e natureza diversa e muitas vezes intocada. Com o intuito de apresentar o Brasil como destino turístico para os brasileiros, a TV Brasil lança agora, em parceria com o Ministério do Turismo, a série “Meu Pedaço do Brasil”. A cada episódio, uma cidade turística do país e suas principais atrações são apresentados através do olhar de moradores e guias de turismo locais. Conheça as cachaçarias de Paraty, as praias de Búzios e a história da cavalhada em Pirenópolis. Visite museus, sítios históricos e muito mais na série “Meu Pedaço do Brasil”.
  • Destino que oferece a tranquilidade do contato com a natureza e o passado histórico preservado em suas ruas de pedra. Neste episódio de estreia, o programa Meu Pedaço do Brasil desembarca em Paraty para apresentar a cidade que já foi um dos principais portos do país. Paraty ainda preserva em suas ruas as típicas, construções coloniais portuguesas, que hoje abrigam cafés, restaurantes e pousadas.
    23m  Publicação: 20/03/2020
  • NESTE EPISÓDIO DE "MEU PEDAÇO DO BRASIL", A SÉRIE VISITA ARMAÇÃO DOS BÚZIOS, NA REGIÃO DOS LAGOS FLUMINENSE. O PROGRAMA CONTA A HISTÓRIA DO PEQUENO VILAREJO QUE ENTROU NO MAPA DO TURISMO DEPOIS QUE A ESTRELA DO CINEMA FRANCÊS BRIGITTE BARDOT RESOLVEU DESCANSAR POR LÁ. DESDE ENTÃO, BÚZIOS NÃO FOI MAIS A MESMA. HOJE É UM DOS DESTINOS MAIS DISPUTADOS E LUXUOSOS DO BRASIL. O GUIA DE TURISMO DA CIDADE FERNANDO BERTOZZI APRESENTA AS PRINCIPAIS PRAIAS DA REGIÃO, OS RESTAURANTES E CAFÉS DA TRADICIONAL RUA DAS PEDRAS E AS ATRAÇÕES QUE BÚZIOS OFERECE. ELE AINDA CONVERSA COM OS PRINCIPAIS PERSONAGENS DA CIDADE, MORADORES QUE FAZEM PARTE DA HISTÓRIA DO ARRAIAL E AJUDAM A CONTAR SUA HISTÓRIA.
    28m  Publicação: 28/05/2020
  • O episódio da série Meu Pedaço do Brasil desta semana te leva para a região serrana do Rio de Janeiro, que encantou o monarca Dom Pedro I e o fez comprar fazendas por ali. Seu filho, o imperador Dom Pedro II, ao herdar estas terras, ergueu o palácio de veraneio da corte brasileira.A cidade cresceu, mas Petrópolis até hoje preserva a herança de seu passado.
    22m  Publicação: 26/06/2020
  • Uma cidade de cultura rica e diversa, capital do forró e casa do maior São João do mundo. Neste episódio, o programa Meu Pedaço do Brasil apresenta Caruaru, a princesinha do agreste. Além dos grandes shows, a festa também anima o público com manifestações tradicionais nordestinas, como a dança das quadrilhas, os bacamarteiros, as bandas de pífano, o teatro de mamulengos, e, claro, muita comida típica. E quem pensa que Caruaru é só festa junina tá muito enganado. Suas atrações e sua cultura estão presentes o ano inteiro. A feira de Caruaru é prova disso. Uma das maiores feiras ao ar livre do mundo, ela é parada obrigatória para quem quer conhecer a cidade. Como cantou Luiz Gonzaga, “A feira de Caruaru, faz gosto da gente ver, de tudo que há no mundo, nela tem pra vender.” O episódio termina no Morro do Bom Jesus, o ponto mais alto da cidade, que abriga a Igreja de Santa Luzia, e de onde se tem uma vista panorâmica deste pedaço do nordeste que respira cultura popular.
    22m  Publicação: 25/05/2020
  • Construída para ser o centro administrativo e político do país, Brasília é hoje uma das cidades mais vibrantes do Brasil. Rica em opções culturais, históricas e naturais, a capital federal tem atraído muitos turistas, brasileiros e estrangeiros. O Meu Pedaço do Brasil desta semana apresenta as muitas atrações da cidade, a começar pelo Eixo Monumental, obra máxima do urbanista Lucio Costa. Através do Plano Piloto, o programa visita as construções modernistas de Oscar Niemeyer, como o Palácio do Planalto e a Catedral da cidade, e leva o telespectador para uma viagem no tempo, através de museus que guardam a história de sua construção, como o Museus do Catetinho e da Memória Candanga. Para quem não abre mão de atrações naturais em sua viagem, O Meu Pedaço do Brasil visita o Parque Nacional e lista as atrações do lago Paranoá, o que faz de Brasília um destino turístico completo.
    23m  Publicação: 15/06/2020
  • O programa “Meu Pedaço do Brasil” te convida para uma viagem por Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Belas praias, casarões históricos, museus e centros culturais estão entre as opções que a cidade oferece ao turista. O programa faz um passeio pelo Caminho Niemeyer, uma série de construções do arquiteto que ocupam a orla da cidade, destaque para o Museu de Arte Contemporânea, cartão postal da cidade; visita museus e igrejas que contam a história da cidade, e muito mais.
    26m  Publicação: 29/06/2020
  • Cartão-postal do Brasil, o Rio de Janeiro ainda é o principal destino turístico do país. Este episódio faz um passeio pela cidade maravilhosa, apresentando os principais pontos turísticos do município.
    26m  Publicação: 20/07/2020
  • Natal é a capital do Sol no Brasil: a cidade é conhecida pelos mais de trezentos dias de sol por ano. Neste episódio, Meu Pedaço do Brasil visita as principais praias e dunas da cidade, como Ponta Negra, praia que abriga o principal cartão postal da cidade, o Morro do Careca. Além das atrações na capital do Rio Grande do Norte, o programa visita outras cidades da região, como Touros, conhecida como a esquina do Brasil. A cidade abriga o Farol do Calcanhar, o maior do país. O programa ainda visita o marco zero da BR-040 e passeia pelas lagoas da região.
    22m  Publicação: 25/08/2020
  • Meu Pedaço do Brasil apresenta as belezas naturais e a história de Cabo Frio. A cidade, conhecida pelas praias de areias brancas e águas cristalinas, é também uma das primeiras regiões do país ocupada pelos portugueses: conta a história que Américo Vespúcio desembarcou nessas terras em 1504. O programa passeia pelo litoral da cidade e visita as praias do Foguete, das Dunas, do Peró e do Forte. Nesta última, faz uma parada no Forte São Mateus, construído em 1620. Ainda resgatando a história do balneário, Meu Pedaço do Brasil apresenta o bairro da Passagem, o mais antigo de Cabo Frio e que ainda guarda traços de sua fundação. Para completar, o programa apresenta museus, como o do Surf, além de mostrar as belezas da Ilha do Japonês e a disputada Rua dos Biquínis.
    25m  Publicação: 25/08/2020
  • Neste Episódio, o programa “Meu Pedaço do Brasil” faz uma parada em Teresópolis, cidade da região serrana fluminense que é considerada a capital do montanhismo no Brasil. O programa visita o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, áreas muito procuradas pelos praticantes do esporte. Das montanhas e dos mirantes da cidade, seguindo para um passeio pela área urbana, conheceremos as fontes Judith e Amélia, duas das mais de dez fontes de água mineral que existem na cidade. Teresópolis também é a casa das seleções brasileiras de futebol e a Granja Comary faz parte do passeio. Para conhecer mais sobre a história da cidade, o programa visita museus e contruções históricas da cidade, como o Palacete Granado, contruído por um imigrante português e que hoje é sede do SESC na cidade.
    25m  Publicação: 28/09/2020
  • Neste episódio 'Meu Pedaço do Brasil' visita um dos destinos mais procurados das férias de verão: Guarapari. Nossa primeira parada é a Praia da Areia Preta, famosa por suas propriedades medicinais. Além dela, o programa visita praias como a dos Namorados e das Castanheiras, na área urbana da cidade, com boas opções de restaurantes e bares, e algumas mais afastadas, com ondas altas, frequentadas por surfistas. Fundada por jesuítas, Guarapari guarda a história de fundação em outros pontos turísticos, como o Poço dos Jesuítas e as ruínas da antiga Igreja Matriz, parte do nosso roteiro turístico.
    24m  Publicação: 28/09/2020
  • O Meu Pedaço do Brasil desta semana visita o estado de Pernambuco, em uma parada em suas "duas capitais": Recife e Olinda. Fundada pelos portugueses, Olinda foi capital do estado até ser transferida para Recife pelos holandeses, que tomaram a região de Portugal no período colonial. Para contar esta história, o programa visita importantes pontos turísticos das cidades: o Alto da Sé, em Olinda, que ainda guarda traços da colonização portuguesa e o Recife Antigo, bairro que guarda o ponto mais importante de Recife: o Marco Zero. Meu Pedaço do Brasil também fala do carnaval pernambucano, um dos mais conhecidos do país e famoso por ser a casa do maior bloco do mundo: O Galo da Madrugada. Outra atração do Reinado de Momo no estado são os famosos Bonecos de Olinda e, para conhecer um pouco mais sobre eles, o programa entrevista um dos principais mestres bonequeiros da cidade, Silvio Botelho. Para completar, um passeio na praia de Boa Viagem e um tour pela Rua do Bom Jesus, considerada a mais bonita de Recife.
    23m  Publicação: 12/10/2020
  • O Meu Pedaço do Brasil desta semana visita Foz do Iguaçu. No roteiro está o Parque Nacional do Iguaçu, casa das Cataratas, uma das sete maravilhas naturais do mundo. O programa também visita a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, no Parque das Aves, importante santuário de espécies ameaçadas e o Marco das Três Fronteiras, espaço que celebra os vizinhos Brasil, Paraguai e Argentina.
    27m  Publicação: 26/10/2020