Jornalismo

Um Olhar Sobre o Mundo

Um Olhar sobre o Mundo avista a atualidade internacional, sempre com personagens que dela participam, ou a explicam. E está sempre antenado. Se há uma erupção de violência no Oriente Médio, é para lá que vai o próximo programa. Isso tem a ver com o âncora, Moisés Rabinovici, que por 50 anos corre atrás de notícias, 20 deles como correspondente internacional. Rabino, como é conhecido, cobriu de tudo: guerras, paz, copas do mundo, eleições, terremotos e a História acontecendo, como o fim da União Soviética, a derrubada do Muro de Berlim, e os acordos de paz entre Egito, Jordânia e Israel. Essa inquietação diante de notícias deve ter contagiado Um Olhar Sobre o Mundo. Talvez isso seja bom. Talvez os telespectadores a percebam. Poucos são os jornalistas da era do jornal impresso ainda atuantes, uma espécie em extinção que evoluiu para a TV e as plataformas digitais. Um Olhar sobre o Mundo – uma reflexão do que de mais relevante acontece à nossa volta, em apenas meia-hora, à meia-noite das terças-feiras.

Episódios

Temporada 2

  • O programa Um Olhar sobre o Mundo recebe Celso Grisi, titular do Departamento de Administração e Contabilidade da USP em uma entrevista sobre a separação do Reino Unido do resto da Europa.
    00:27:21
  • O programa Um olhar sobre o Mundo recebe o doutor em Ciências da Religião e membro da rede latino-americana de estudos do Pentecostalismo, Gedeon Alencar.
    00:27:53
  • Um Olhar Sobre o Mundo fala sobre o cotidiano da jovem brasileira Raíssa Mendes, que vive na China, onde trabalha como gerente de comunicação da maior fabricante de drones do mundo.
    00:27:55
  • Giorgio Romano Shutte, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Amsterdã, doutor em Sociologia pela USP e ex-consultor sênior do Banco Mundial fala ao jornalista Moisés Rabinovici sobre a ascensão econômica da China.
    00:28:13
  • O programa Um Olhar sobre o Mundo, apresentado por Moisés Rabinovici, recebe o jornalista e professor Leonardo Trevisan que comenta a crise na Venezuela.
    00:27:58
  • O programa Um Olhar Sobre o Mundo recebe Rodolpho Ramazzini, advogado especializado em fraudes e diretor da Associação Brasileira de Combate a Falsificação. A entidade investiga bandos de piratas, reúne provas e entrega tudo para a polícia.
    00:27:49
  • Com que ainda poderia se surpreender o único brasileiro sobrevivente dos campos da morte nazistas? Com sua assinatura ao ser preso, aos 14 anos. Com 91 anos, Adorn Stern, é o convidado de Um olhar sobre o Mundo.
    00:28:20
  • Em nome de Cristo, Maomé e Jeová foram atacadas igrejas, mesquitas e sinagogas, neste ano. O escritor anglo-brasileiro Paul Charles Freston explica o que se passa com as religiões em Um Olhar sobre o Mundo.
    00:25:58
  • A internet pode ser uma arma de libertação, ou de ditaduras. É o que vamos discutir com o filósofo Rodrigo Petrônio.
    00:27:19
  • O dançarino e coreógrafo Ismael Ivo foi dançar no mundo, negro e pobre, e venceu, conquistando cargos importantes e reconhecimento. Em entrevista a Um Olhar Sobre o Mundo ele dá um show, falando com todo o corpo, um balé oral.
    00:26:05
  • A cada minuto, surgem 25 novos refugiados no mundo. A brasileira Camila Lissa Asano, do Center for Civil and Political Rights, de Genebra, explica a situação dos refugiados em Um Olhar Sobre o Mundo, terça-feira, à meia-noite.
    00:27:29
  • Os últimos conflitos internacionais analisados pelo coronel Paulo Filho, um estrategista com formação na Escola do Exército da China, no programa Um Olhar sobre o Mundo.
    00:26:20
  • Caçadora de talentos, ou headhunter, Juliana Fiuza explica o que são unicórnios e startups, em efervescência no Brasil de 13 milhões de desempregados.
    00:27:09
  • Os problemas nascidos da reprodução in vitro são analisados pela especialista em direito da família, advogada e escritora Ivone Zeger, em Um Olhar sobre o Mundo.
    00:27:51
  • Em feiras pelo Brasil são vendidos bichos silvestres como se fossem domésticos. É o varejo do que no mundo rende 23 milhões de dólares aos traficantes. Neste programa, a diretora da Freeland Brasil, Juliana Ferreira, conta como é caçar os caçadores.
    00:27:24
  • Aborto, eutanásia, o filho com a saúde, olhos e cor que queremos, programado antes de ser gerado, estão proibidos, com raras exceções. Um Olhar Sobre o Mundo vai explorar os limites da vida e da morte com o professor de Bioética da USP, Reinaldo Ayer.
    00:26:37
  • Se você perdeu a carteira, e nela houver algum dinheiro, pode ser que a receba de volta. É o que assegura um estudo científico feito em 40 países, entre eles o Brasil, a economista Roberta Muramatsu comenta em Um Olhar sobre o Mundo.
    00:25:36
  • A punir o abuso sexual, “Feminismo no Cotidiano (Bom para mulheres. E para homens também)” é o livro que a autora, Marli Gonçalves, debate em Um Olhar sobre o Mundo.
    00:27:35
  • Viaje com o jornalista Milton Blay, em Um Olhar Sobre o Mundo, pelas profundas mudanças políticas que estão transformando a Europa. Há 41 anos vivendo em Paris, ele veio ao Brasil lançar seu livro “Europa Hipnotizada – a escalada da extrema direita”.
    00:27:44
  • Um olhar Sobre o Mundo entrevista o brasileiro que viu o mundo, visitando 144 países para abrir mercados para empresas do Brasil. Mas não só: ele, o consultor Dourado Filho, abre seu álbum de recordações contando algumas lembranças curiosas e didáticas de
    00:27:45
  • Entenda a Argentina, e suas consequências para o Brasil, com o presidente da Câmara de Comércio Argentina-Brasileira, Federico Servideo, o convidado de Um Olhar sobre o Mundo.
    00:27:28
  • Um Olhar Sobre o Mundo da terça-feira, 17, à meia-noite, vai explicar “a verdade sobre a Amazônia” que, uma semana depois, terça 24, em Nova York, fará parte do discurso do Brasil de abertura da Assembleia Geral da ONU.
    00:27:11
  • A dança das cadeiras para definir o próximo governo israelense já começou. E o programa Um Olhar Sobre o Mundo vai explicar quais são seus passos decisivos, com o professor Samuel Feldberg, da USP e da TAU (Universidade de Tel-Aviv).
    00:26:56
  • A epidemia da obesidade já atinge um em cada cinco brasileiros. O endocrinologista Antônio Carlos Nascimento explica em Um Olhar sobre o Mundo que o cenário tende a se agravar no futuro.
    00:27:15
  • Quando ia embora da TV Brasil, o especialista em transporte e trânsito Ailton Brasiliense Pires olhou o relógio, e comentou: "A essa hora vou levar uns 40 minutos para chegar em casa..." Ele é o convidado de Um Olhar Sobre o Mundo.
    00:27:19
  • Um retrato de Trump sofrendo processo de impeachment, sendo chamado de traidor por ter tirado os soldados americanos da Síria que protegiam os aliados curdos, e obrigado por um juiz a abrir suas declarações de renda física e jurídica.
    00:27:21
  • Uma inteligência real fala da virtual sem o temor de que um dia ela se torne independente e se volte contra nós, seres humanos. O brasileiro Lúcio Mesquita é o convidado do Um Olhar sobre o Mundo e fala sobre Inteligência artificial.
    00:26:26
  • As pegadas deixadas pelas manchas antes que as ondas as levassem e ainda as levem às praias foram seguidas pelo oceanógrafo físico Ilson Silveira e seus alunos no Laboratório de Dinâmica Oceânica do Departamento de Oceanografia da USP
    00:28:50
  • Os bancos e escolas voltaram a funcionar no Líbano, dando a impressão de que os tumultos de outubro acalmaram. Mas o primeiro-ministro Saad Hariri renunciou e está à espera do sucessor. E daí? As respostas estão em Um Olhar Sobre o Mundo.
    00:26:10
  • O DOUTOR MIGUEL JORGE É UM MÉDICO COM 113 FRONTEIRAS, ONDE TRABALHAM MAIS DE DEZ MILHÕES DE MÉDICOS. PSIQUIATRA, COM CONSULTÓRIO EM SÃO PAULO E LIGADO À UNIFESP, ELE ASSUMIU A PRESIDÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA MUNDIAL ATÉ OUTUBRO DE 2020.
    00:26:36

Temporada 1

  • Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, fala aos jornalistas Moisés Rabinovici e Adalberto Piotto sobre os problemas que a OMS administra nas relações comerciais dos países e sobre o futuro do mercado de trabalho mundial.
    00:26:56
  • A bióloga Isabel Campos Portugal fala ao jornalista Moisés Rabinovici sobre como tornar fértil o semi-árido brasileiro a partir da experiência tecnológica desenvolvida por Israel.
    00:26:24
  • O Um Olhar Sobre o Mundo fala sobre a intervenção federal no Rio de Janeiro com o professor norte-americano Benjamin Lessing, PHD em política da Universidade de Chicago, nos EUA.
    00:26:11
  • No centenário da gripe espanhola, a infectologista e professora da Universidade Federal de São Paulo Nancy Bellei fala sobre a doença que matou 40 milhões de pessoas em todo o planeta.
    00:26:32
  • Água é o tema deste episódio de Um Olhar Sobre o Mundo. Para falar sobre a importância da água para a humanidade jornalista Moisés Rabinovici conversa com antropóloga Lídice Meyer. Do Sudão, Cristina Muller, enviada da ONU, traz um retrato da crueldade d
    00:26:25
  • Maurício Costa, professor da Universidade de Yale no Brasil, conta como a moeda virtual Bitcoin passou das transações ilegais a opção de investimento para milionários.
    00:28:24
  • De olho nos fatos e nas polêmicas mais atuais do mundo da internet e das redes sociais, o programa "Um Olhar sobre o Mundo" conversa com o cientista da computação e um dos pais da internet no Brasil, Demi Getschko.
    00:28:03
  • O embaixador ucraniano Tronenko Rostilav conversa com o jornalista Moisés Rabinovici sobre a vida na Ucrânia, sua produção agrícola, artística e seus conflitos.
    00:27:30
  • O programa Um Olhar sobre o Mundo aborda a mudança da embaixada dos Estado Unidos de Tel Aviv para Jerusalém em conversa com a professora de História Árabe, Arlene Clemesha, e com o cientista político e mestre em Diplomacia e Governo, André Lajst.
    00:28:58
  • Um Olhar Sobre o Mundo recebe os cartunistas  Edel Rodriguez, cubano famoso por ilustrar capas das maiores revistas internacionais como Time, Der Spiegel, Newsweek, e o brasileiro Paulo Caruso.
    00:27:17
  • Cleiton Schenkel, dirigente da embaixada brasileira na Coreia do Norte e o cônsul sul-coreano no Brasil, Hak You Kim, se encontram para uma conversa sobre as duas Coreias.
    00:26:10
  • A cientista política venezuelana Vanessa Neumann, consultora da ONU para ações contra o terrorismo, e o brasileiro Ricardo Genari, especialista em estratégia, segurança e inteligência falam sobre o combate ao crime organizado na tríplice fronteira Brasil,
    00:27:51