Impressões / Jornalismo

Impressões com Ana Lúcia Torre

Aos 74 anos de idade e dezenas de atuações no teatro, na TV e no cinema, a atriz Ana Lúcia Torre fala da sua trajetória artística, revela quais trabalhos foram mais significativos em sua vida e conta de onde vem tanta energia.

Episódios

Temporada 1

Informações Impressões é um programa de entrevista em que o convidado manifesta impressões sobre temas variados e sobre a própria vida. Numa conversa franca e com linguagem informal, a jornalista abre espaço para personalidades e autoridades de diversas áreas. Gente que tem o que acrescentar ao cotidiano brasileiro. O programa Impressões tem meia hora de duração e é dividido em dois blocos.
  • Em entrevista à jornalista Roseann Kennedy, na estreia do programa Impressões, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou que o Estado precisa retomar o controle dos presídios e pôr fim ao domínio das facções nas penitenciárias. Moro ressaltou que a criminalidade não se resolve da noite para o dia e destacou que o ministério está agindo em várias frentes. Uma das medidas é a elaboração de um projeto piloto que será implementado em cinco cidades e deve começar no segundo semestre deste ano. O trabalho envolverá a coordenação de esforços da União, estados e municípios. Contará com a atuação da Força Nacional e integrará ação policial e políticas sociais e urbanísticas no enfrentamento ao crime.
    27m  Publicação: 18/04/2019
  • Está faltando bom humor no Brasil e no mundo, este é o diagnóstico do cantor e compositor Falcão em entrevista ao programa Impressões. Falcão entende que o cinema, a música e as artes em geral podem ajudar a “mostrar pro pessoal que nós somos todos uma raça só. Não é possível que fique o tempo todo um se defendendo do outro. É preciso sorrir mais,” defende o ícone do brega ostentação no país. Marcondes Falcão Maia, de 61 anos, além de músico, é apresentador de televisão, ator e viajou pelo país para divulgar o filme "Cine Hollyúdi 2: a chibata sideral", no qual faz o papel de um cego. Na semana de estreia, o longa do diretor cearense Halder Gomes foi visto por mais de 5 mil pessoas nas salas do estado. A comédia é a última de uma trilogia sobre o cinema popular no Nordeste.
    25m  Publicação: 25/04/2019
  • A cantora italiana Mafalda Minnozzi, que tem uma longa história de arte e envolvimento em projetos sociais no Rio de Janeiro e São Paulo, lançou um desafio aos brasileiros: parar para refletir sobre a importância do mundo interior e das relações humanas. Ela avalia que, diferentemente do que ocorreu na Itália, por aqui ainda é possível evitar o desastre moral, ético e do desperdício. Mafalda afirma que na Itália o trabalho terá de ser de reconstrução. Para ela, o que fez a Itália forte no mundo foi a parte humana, mas isso se perdeu muito. A cantora também reclama que, se por um lado as informações chegam com uma rapidez absurda, por outro, as pessoas não têm tempo e fazem tudo por mais uma curtida nas redes sociais.
    26m  Publicação: 01/05/2019
  • Em entrevista à jornalista Roseann Kennedy, o embaixador de Israel, Yossi Shelley, afirmou que a segurança é o ponto principal que o Brasil precisa melhorar e demonstrou confiança de que a parceria com os israelenses vai ajudar o país a superar esse problema. O embaixador destacou que Israel é conhecido como um dos países com mais segurança no mundo e avaliou que muitos projetos podem ser aproveitados aqui. Ele explicou que o enfrentamento à violência envolve recursos humanos, tecnologia e inteligência artificial.
    28m  Publicação: 08/05/2019
  • Após o presidente da República, Jair Bolsonaro, editar decreto que regulamenta porte, posse e comercialização de armas e munições, o líder do PSL na Câmara, deputado Delegado Waldir, afirmou que o Congresso não tem mais como fugir da discussão do "Estatuto da Legítima Defesa". Na entrevista ao programa Impressões, o líder do PSL também fala da articulação do Governo Bolsonaro para aprovação das pautas na área econômica. Ele está confiante na aprovação das reformas da Previdência, Tributária e Administrativa. O deputado disse que o seu partido amadureceu e que o Planalto agora abriu um diálogo na direção certa para consolidar sua base.
    27m  Publicação: 16/05/2019
  • Em entrevista à jornalista Roseann Kennedy, o apresentador Carlos Alberto de Nóbrega, de 83 anos, fala sobre televisão e o segredo da vitalidade. Disciplinado e exigente, Carlos Alberto de Nóbrega, que está no comando do humorístico ‘A Praça é Nossa’ há mais de três décadas, traçou um diagnóstico desanimador sobre a televisão brasileira. Para ele, esse veículo está desgastado e caminha para o fim. O apresentador, que também é escritor, roteirista e diretor, lamenta, porém, que o ambiente no humor já não tenha mais a generosidade do passado.
    26m  Publicação: 22/05/2019
  • Em entrevista à jornalista Roseann Kennedy, Bianca Senna, diretora do Instituto Ayrton Senna, destaca o trabalho que a família tem feito para levar um sonho do piloto adiante: “Mudar o mundo pela educação”. Bianca Senna ressaltou, porém, que o objetivo não é substituir as ações de governo, mas unir esforços de toda a população. Bianca conta que em 25 anos de atuação, o Instituto Ayrton Senna levou educação a mais de 26 milhões de crianças e adolescentes em todo o país e formou mais de 230 mil educadores. Neste mês, lançou mais uma fase da campanha: "Meu Educador, Meu Ídolo", que foca na valorização dos professores.
    25m  Publicação: 29/05/2019
  • Em conversa com a jornalista Roseann Kennedy, o relator da Reforma Tributária na Comissão de Constituição e Justiça, deputado federal João Roma (PRB-BA), disse estar confiante de que a matéria será votada no plenário da Câmara no início do segundo semestre de 2019. Ele alertou que o Congresso também precisa aprovar a reforma da Previdência para atender o clamor das ruas por emprego e renda. Neste programa Impressões, o deputado destacou que é um político de ideário liberal, por acreditar que essa é a melhor forma de ordenamento e defesa da democracia.
    26m  Publicação: 05/06/2019
  • Em meio à turnê internacional de seu primeiro curta-metragem, o ator brasiliense Bernardo Felinto deu entrevista à jornalista Roseann Kennedy. O brasiliense comemora a recepção do filme ‘Me deixe não ser’, exibido em Nova York. A obra conta a história de um escritor que está frustrado por não conseguir terminar o livro e que só retoma ânimo quando é arrebatado por uma paixão.
    26m  Publicação: 12/06/2019
  • O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva concedeu entrevista exclusiva à jornalista Roseann Kennedy, na TV Brasil, e disse que o ataque de hackers para vazar supostas mensagens de integrantes da Força Tarefa da operação Lava Jato foi um ato criminoso. O general, e cobrou investigação rápida sobre o caso para evitar que se crie um comércio criminoso de hackeamento no Brasil. Azevedo e Silva ainda falou de temas como armamento, segurança pública, orçamento federal e Reforma da Previdência. Detalhou avanços e programas desenvolvidos no Ministério da Defesa, que completou 20 anos esta semana.
    0s  Publicação: 18/06/2019
  • O cantor Jorge Vercillo tem aproveitado as suas apresentações para estimular o debate sobre cidadania e a importância da participação popular na vida política do país. Em entrevista ao programa Impressões, ele fala da carreira, do clima hostil nas redes sociais, da polarização partidária e os processos de mudança no país.
    26m  Publicação: 26/06/2019
  • Aos 74 anos de idade e dezenas de atuações no teatro, na TV e no cinema, a atriz Ana Lúcia Torre fala da sua trajetória artística, revela quais trabalhos foram mais significativos em sua vida e conta de onde vem tanta energia.
    27m  Publicação: 03/07/2019
  • Prestes a completar 85 anos, João Donato, um dos principais nomes precursores da Bossa Nova, afirma que a música é sua vida e que não se pode viver sem ela. O músico também festeja os 60 anos da Bossa Nova e ressalta a importância desse ritmo, que levou a música brasileira para o mundo inteiro e foi fundamental para popularizar o jazz.
    26m  Publicação: 10/07/2019
  • O advogado-geral da União, André Mendonça, afirmou que um eventual questionamento sobre a Reforma da Previdência no Supremo Tribunal Federal (STF) não causa preocupação ao governo. Em entrevista ao Impressões, ele ressaltou que está pronto para responder ações judiciais, se for o caso, e defender a constitucionalidade da medida.
    24m  Publicação: 17/07/2019
  • Em entrevista à jornalista Roseann Kennedy, no programa Impressões, o jornalista Alexandre Garcia revela-se assustado com a militância exercida por alguns profissionais, às vezes, desde o ambiente acadêmico. Depois de passar por redações de grandes veículos de imprensa no país - somente na TV Globo trabalhou por cerca de 30 anos - neste ano, Alexandre Garcia optou por focar no ambiente virtual. No Twitter, tem quase 1,6 milhão de seguidores e no YouTube, mais de 700 mil. Ele ainda faz análises políticas para cerca de 300 rádios e 20 jornais. Nesta entrevista, ele fala, ainda, das transformações que o país está vivendo, da vitória d
    27m  Publicação: 24/07/2019
  • O apresentador de televisão Luiz Rocha, que está no ar há 35 anos com programas dedicados à música caipira, concedeu entrevista à jornalista Roseann Kennedy. Atualmente, Luiz Rocha, apresenta o Brasil Caipira, na TV Brasil. Anteriormente, em outros canais, também esteve a frente do programa Clima de Fazenda. Além de apresentador, Rochinha - como é chamado pelos amigos - é professor, poeta, produtor, compositor, pesquisador e estudioso da música caipira.
    26m  Publicação: 31/07/2019
  • A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que “estamos diante do caos, da epidemia de suicídios” e que o Brasil pode ficar impressionado quando tiver números atualizados do fenômeno. O Ministério da Saúde costuma divulgar, em setembro, os números das ocorrências no país, como forma de alertar para o problema. Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio, assunto que já foi um tabu maior, por falta de informação e preconceito.
    27m  Publicação: 07/08/2019
  • Mateus Costa Ribeiro tem apenas 19 anos e, nesta semana, inicia a marca de um recorde. É o mais jovem advogado do mundo aceito no mestrado de Direito da Universidade de Harvard, umas das mais prestigiadas do mundo. Em entrevista à jornalista Roseann Kennedy, no programa Impressões, ele reflete sobre como poderá aplicar o aprendizado no Brasil. Comenta também sobre os desafios do Direito e a relação com a Justiça, mas sem deixar de ser otimista.
    27m  Publicação: 14/08/2019
  • Ganhador de 16 prêmios de jornalismo, entre eles o Esso e o Vladimir Herzog — os mais importantes da categoria —, o repórter fotográfico Celso Júnior trocou as redações por uma empresa de fotos de casamento. Hoje, quase seis anos depois de mudar de área, ele explica que observava um esgotamento nos jornais e topou enfrentar preconceitos para migrar de função. Tornou-se um dos profissionais mais disputados para fotografar pelo mundo. Grécia, Itália, Mônaco, Espanha, República Dominicana são apenas alguns dos locais em que fez casamentos. Sua agenda já está com compromissos até outubro de 2020.
    27m  Publicação: 21/08/2019
  • Em entrevista à jornalista Roseann Kennedy, no programa Impressões, a senadora Simone Tebet defendeu que os parlamentares entreguem uma reforma que mexa primeiro com a unificação dos impostos federais e desburocratize. Na opinião dela, a discussão do ICMS deve ficar para o ano que vem.
    27m  Publicação: 28/08/2019
  • Convidado desta edição do Impressões, Leandro Hassum conversa com a jornalista Roseann Kennedy sobre o enredo do filme "O amor dá trabalho", da estreia de seu programa de entrevistas "Tá Pago", no canal TNT, e dos projetos para 2020. Também reflete sobre o amor, a comédia e a vida.
    27m  Publicação: 04/09/2019
  • Deputado eleito com o maior número de votos na história do país (mais de 1,9 milhão), terceiro filho do presidente Jair Bolsonaro e possível indicado para o cargo de embaixador do país nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro é o entrevistado do programa Impressões. Na conversa com a jornalista Katiúscia Neri, o deputado fala das queimadas na Amazônia, de liberalismo econômico e da sabatina para o cargo de embaixador dos Estados Unidos, que vai ocorrer no Senado, no caso de a indicação ser confirmada.
    26m  Publicação: 11/09/2019
  • A superexposição é um grande problema da atualidade e pode destruir carreiras sólidas. Quem faz o alerta é o empresário Marcus Montenegro, CEO da Montenegro Talents. O empresário orienta que, num momento em que todos usam as redes sociais para “apontar o dedo”, é preciso se preservar para construir uma trajetória de sucesso.
    27m  Publicação: 18/09/2019
  • Em entrevista ao programa Impressões, o músico Roberto Menescal recebeu a equipe da TV Brasil em sua casa, no Rio de Janeiro, e falou sobre sua carreira, seus novos projetos e dos shows pelo país. Para comemorar os 60 anos da bossa nova e seus mais de 80 anos, Menescal anunciou um canal no Youtube e uma biografia. Em relação a publicação sobre a própria vida, ele não esconde nenhuma vaidade. Diz que prefere não saber o que está sendo escrito para não correr o risco de autocensura.
    27m  Publicação: 25/09/2019
  • Prestes a completar 80 anos, Suely Franco é uma atriz que não pensa em parar. No programa Impressões, ela relembra outros trabalhos marcantes. Entre eles, a peça Amanhã, Amélia, de Manhã, escrita por Leilah Assumpção. A atriz conta que durante o laboratório com outros atores, começou a se ver na personagem principal, a Amélia. Nascida no Rio de Janeiro, começou a atuar aos 21 anos, na companhia Teatro dos Sete, dos atores Fernanda Montenegro e Fernando Torres. Estreou com a peça O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues. De lá pra cá, esteve em 89 peças e em incontáveis trabalhos na TV, onde interpretou personagens marcantes como Dona Benta, no Sítio do Picapau Amarelo e a Mimosa, de O Cravo e A Rosa. Ela está no ar como a divertida Marlene, na novela A Dona do Pedaço.
    28m  Publicação: 01/10/2019
  • Professora de fotografia para cegos, Hoana Gonçalves, fala da experiência ao Impressões. Formada em Relações Internacionais, Hoana, hoje fotógrafa oficial no Ministério da Economia, acabou caminhando para o mundo das imagens. O trabalho com a fotografia a levou a um desafio que poucas pessoas no mundo tem: ensinar pessoas cegas a fotografar. Hoana conta que entrou em um projeto da faculdade de Artes da Universidade de Brasília, o Poéticas Contemporâneas, e quis direcionar seu trabalho a pessoas cegas.
    26m  Publicação: 08/10/2019
  • Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o controverso médico psiquiatra Italo Marsili é o entrevistado deste Impressões. Aluno do pensador Olavo de Carvalho e um fenômeno nas redes sociais, ele tem se dedicado a orientar pessoas a enfrentar o “vitimismo” por meio de método próprio, chamado “terapia de guerrilha”.
    26m  Publicação: 16/10/2019
  • Em entrevista ao programa Impressões, a educadora parental Julyana Mendes Caiado ressaltou a importância da inteligência emocional na criação dos filhos. Para ela, muitas mães não sabem como lidar com isso. Para Julyana, é preciso estudar para ser pai e para ser mãe, pois há um gap muito grande de gestão emocional das famílias.
    26m  Publicação: 22/10/2019
  • Um dos nomes mais conhecidos no Brasil na luta pelo parto humanizado, a doula e educadora perinatal Érica de Paula chama a atenção para as cesarianas no país: mais de 50% dos partos, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) espera 15%. Na rede privada, o número é maior, cerca de 80%. Coautora do filme O Renascimento do Parto, de 2013, onde fez o roteiro, produção e pesquisa, Érica de Paula conseguiu chamar a atenção para a realidade obstétrica e suas violências no Brasil. O filme questiona o fato de o Brasil ter tantas cesarianas, quando pesquisas científicas apontam que o parto normal é mais seguro para mãe e o bebê.
    28m  Publicação: 29/10/2019
  • Cansado de noticiar violência, mortes, corrupção e catástrofes e depois de passar por uma doença que atingiu em cheio o seu estômago, o jornalista Rinaldo de Oliveira resolveu dar um basta nas bad news e resolveu apostar num jornalismo que valorizasse as Good News. Há oito anos, ao lado da esposa também jornalista, ele criou portal de notícias para valorizar ações positivas.
    27m  Publicação: 05/11/2019
  • O muralista Eduardo Kobra comemora trinta anos de carreira. Mas o sucesso não chegou fácil. Em entrevista ao Impressões, ele conta que no começo sofreu preconceito em São Paulo por parte de pessoas que não entendiam o valor da arte de rua. Hoje Kobra tem duas obras reconhecidas no Guinness Book. Com "Etnias", o mural de três mil metros quadrados que marcou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de 2016, ganhou a primeira menção no livro dos recordes. No ano passado, superou a própria marca com o painel feito sob encomenda para a empresa Cacau Show. Com aproximadamente seis mil metros quadrados, é considerado o maior mural de spray do mundo.
    26m  Publicação: 13/11/2019
  • Programa conversa com a criadora do movimento Black Money, Nina Silva. Ela está na lista das 20 mulheres mais poderosas do Brasil, segundo a Revista Forbes. Em 2018, foi eleita uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo, com menos de 40 anos. Com a carreira consolidada na área de tecnologia da informação, Nina Silva é uma das criadoras do Movimento Black Money, que tem sido a porta de entrada para a transformação de muita gente no mundo do trabalho, especialmente da população negra.
    27m  Publicação: 19/11/2019
  • Os comediantes Victor Leal e Ricardo Pipo falam sobre os 25 anos de carreira dos Melhores do Mundo. Eles também conversam sobre o filme "Hermanoteu – O Filme", uma coprodução da Fox Internacional e da Warner Bros. A companhia foi formada em Brasília nos anos 1990 e desde o início fez sucesso na cidade. Mas foi após uma entrevista no Programa do Jô, da TV Globo, que ficaram conhecidos nacionalmente.
    27m  Publicação: 26/11/2019
  • Ator Rainer Cadete é o entrevistado do programa Impressões. Com várias novelas no currículo, já subiu aos palcos e agora ganha as telas do país em sua mais recente atuação no filme Carcereiros. Rainer Cadete interpreta o Príncipe, chefe de uma facção de um presídio. Inspirado no livro de mesmo título de Drauzio Varella.
    26m  Publicação: 03/12/2019
  • Em entrevista ao Impressões, o ex-menino de rua que escapou da Chacina da Candelária, Adilson Dias, conta a sua trajetória e revela como vive dos trabalhos que faz, hoje, como autor, diretor teatral e artista plástico. Um dos raros exemplos que mostram ser possível fugir da criminalidade para uma vida de realização, Adilson Dias superou a violência, a fome, as noites dormidas na rua e o torpor causado pelas drogas e mudou seu destino pela determinação.
    28m  Publicação: 10/12/2019
  • O psicanalista e escritor Contardo Calligaris é um dos intelectuais mais influentes no Brasil. Em entrevista ao programa Impressões, da TV Brasil, o italiano radicado no Brasil fala do comportamento dos jovens e adolescentes e dá sua opinião sobre o sentido da vida.
    27m  Publicação: 17/12/2019
  • A jornalista Katiuscia Neri entrevista o chefe do Gabinete de Segurança Institucional do governo de Jair Bolsonaro, general Augusto Heleno, no programa Impressões, da TV Brasil. Na conversa, o general faz um balanço do primeiro ano de governo Bolsonaro. O ministro também trata de questões consideradas prioritárias para o próximo ano, como educação, saúde, meio ambiente e investimentos em infraestrutura, principalmente no que se refere à região nordeste. Para o ministro, o Brasil está dando certo e superando uma gestão desastrosa do passado.
    28m  Publicação: 31/12/2019
  • A jornalista Katiuscia Neri entrevista o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, no programa Impressões, exibido na TV Brasil. Durante a conversa, o general fala sobre os principais desafios do primeiro ano do governo Bolsonaro, como a aprovação da reforma da previdência. Ele também lista as principais negociações políticas para 2020. O ministro adianta que a reforma tributária, um dos projetos prioritários, é um dos mais difíceis de serem aprovados. E afirma que ela vai mexer com todo mundo.
    26m  Publicação: 31/12/2019

Temporada 2

Informações Impressões é um programa de entrevista em que o convidado manifesta impressões sobre temas variados e sobre a própria vida. Numa conversa franca e com linguagem informal, a jornalista abre espaço para personalidades e autoridades de diversas áreas. Gente que tem o que acrescentar ao cotidiano brasileiro. O programa Impressões tem meia hora de duração e é dividido em dois blocos.
  • Morando em Portugal e com uma agenda cheia de shows no Brasil, o violonista e compositor Yamandu Costa é um dos maiores fenômenos da música brasileira quando se trata de explorar as diversas possibilidades de um violão de sete cordas. Ele começou a tocar violão aos sete anos de idade. Completamente conectado ao mundo digital, com canal no youtube, perfil no instagram e site na internet, o músico gaúcho não para. Criou até um aplicativo com partituras para os amantes do violão. Por meio de 'Histórias do violão’, série que ele criou no youtube para mostrar a sua rotina de músico em lugares e países diversos onde se apresenta, Yamandu aposta na revolução digital para garantir ao público um aprendizado que vai além da música. Argentina, Brasil, Colômbia, Tóquio, Rússia são apenas alguns dos lugares retratados em seu canal. Com um virtuosismo sem limites, Yamandu também fala do recente lançamento de um trabalho inédito de voz e violão, o álbum ‘Vento Sul’, onde pela primeira vez ele aparece cantando.
    26m  Publicação: 04/02/2020
  • O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, faz um alerta aos brasileiros ao comparar o surto do coronavírus ao Zika, responsável por uma epidemia no Brasil em 2015. Em entrevista ao Impressões, ele diz que é preciso evitar o preconceito e dá dicas de como diminuir riscos de contaminação e de como evitar fakenews em casos de epidemias.
    27m  Publicação: 11/02/2020
  • Enquanto os brasileiros se vestem das mais variadas cores e balançam ao ritmo de tantos carnavais que tomam as ruas do país, o chanceler da música baiana, cantor e compositor Gerônimo Santana celebra mais de 40 anos da festividade pagã. comemorando mais de 20 discos gravados e o segundo ano do projeto Buzanfan, que caiu nas graças dos foliões da Bahia. Em entrevista ao programa Impressões, da TV Brasil, Gerônimo fala de suas composições, de sua carreira e conta como surgiu a ideia de aproximar ainda mais os artistas do público, criando a sensação de um ônibus perdido no meio da multidão.
    27m  Publicação: 18/02/2020
  • Ainda na estrada, apresentando o primeiro álbum independente, a cantora Dhi Ribeiro esbanja bom humor. Em entrevista ao programa impressões, da TV Brasil, Dhi contou como foi a construção deste projeto que ficou dois anos na gaveta, aguardando o momento certo para ser entregue ao público da sambista. O dvd Leme da Libertação leva o nome de uma das 23 músicas que compõem o álbum. O trabalho que agora já pode ser conhecido pelo público é repleto de abordagem sobre as raízes africanas, o amor, a força da mulher e a fé. Para Dhi, essas questões são pilares de sua vida.
    26m  Publicação: 03/03/2020
  • Na vida real, Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, busca a tranquilidade nas artes marciais e sonha em levar os benefícios das lutas para as escolas públicas do país. Em entrevista ao Impressões, o atleta conta como o esporte o ajudou a se tornar uma pessoa mais focada e centrada. Colecionador de cinturões do UFC e Pride, Minotauro é, hoje, embaixador do UFC no Brasil e ajuda a encontrar novos talentos pelo país. Além disso, é dono de uma rede de academias e desenvolve projetos sociais para transformar crianças em atletas.
    27m  Publicação: 10/03/2020
  • Para orientar a população com orientações nesse período de isolamento social por conta do coronavírus, o programa Impressões ouve o médico Antônio Geraldo, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e da Associação Psiquiátrica da América Latina. Diante de um vírus que parou cidades, atividades econômicas e pessoas, um dos grandes desafios dos profissionais de saúde que cuidam da mente tem sido disseminar recomendações para que a pandemia do Covid-19 não se alastre como uma epidemia de doenças psíquicas, como a depressão e a ansiedade. O médico lembra que é preciso estabelecer uma rotina e combinar os compromissos profissionais à atividades de lazer lazer e que estimulem o bem-estar. O médico ainda alerta que quadros depressivos diminuem a imunidade e que precisam receber cuidados médicos.
    26m  Publicação: 26/03/2020
  • Com o livro "O Oráculo da Noite - a história e a ciência do sonho", já nas prateleiras das livrarias do país, o escritor e neurocientista Sidarta Ribeiro pretende lembrar as pessoas da importância do sonho para a solução de questões particulares e coletivas. Depois de intensa pesquisa, Ribeiro reuniu nesta obra explicações racionais e científicas para o fenômeno que para muitos ainda está na esfera da metafísica e é pouco compreendido. No programa Impressões, Sidarta garante que todos sonham, ainda que não lembrem, e que esse fenômeno natural pode funcionar como um verdadeiro oráculo probabilístico. Com o desafio de tratar sobre o assunto de forma científica, ultrapassando o caráter unicamente místico do sonho, ele alerta: nem todos revelam premonições. Ao longo do programa, Sidarta ensina dicas que estão reunidas em seu livro para que as pessoas possam lembrar dos sonhos e até se programar mentalmente para que esse fenômeno tenha resultados mais produtivos para cada um.
    26m  Publicação: 02/04/2020
  • O nutricionista Bruno Rua dá dicas de saúde em tempos de confinamento. Ele defende uma alimentação saudável e equilibrada e alerta para os perigos dos alimentos com alto teor de gordura e açúcar. Além do fracionamento da alimentação, outra dica do nutricionista é a inserção de proteínas em todas as refeições. Para os idosos, mais vulneráveis aos sintomas do Covid-19, a dica é fazer suplementação com multivitamínico, vitamina C e Zinco. Bruno explica ainda que a relação das pessoas com a comida está muito associada a questões emocionais. Para ele, não é momento de dietas extremamente restritivas, para não prejudicar o sistema imunológico.
    26m  Publicação: 09/04/2020
  • Na semana que antecede as comemorações do dia do índio, o Impressões fala da autonomia indígena por meio de iniciativas que buscam a geração de renda para comunidades e a garantia da dignidade desta população. Neste programa, entrevistamos o proprietário rural Omar Taleb. Radicado há mais de 20 anos em uma região marcada por conflitos de terra e onde está concentrada uma das maiores populações indígenas do país – Mato Grosso do Sul, com mais de 70 mil índios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – o produtor decidiu trilhar um caminho diferente do de outros fazendeiros e trabalhar junto com os índios. Ele levou aos líderes a proposta de cultivar erva mate, como o primeiro passo de uma parceria capaz de retomar plantações para o consumo próprio – como a do tradicional milho guarani – e também para a venda, como uma forma de gerar renda.
    27m  Publicação: 16/04/2020
  • Carmem Teresa Manfredini, professora, cantora, moradora de Brasília desde a década de 1970, viu seu irmão se transformar em um ícone da música nacional. Pano de fundo das canções, estava lá sempre Brasília, como cenário das composições. Quem conhece Renato Russo e é fã do grupo Legião Urbana já se familiarizou com bairros como Asa-sul, Asa-norte, sabe que o Parque da Cidade era ponto de encontro de Eduardo e Mônica e que Ceilândia e Taguatinga ficam no entorno, por onde Santo Cristo, de Faroeste Caboclo, andou no seu calvário. Brasília, cidade criada há 60 anos para unir e integrar brasileiros, hoje tem identidade própria e filhos ilustres que se inspiraram nela. Primogênito da família Manfredini, uma das que veio para o centro-oeste no período da construção, Renato Russo apresentou Brasília – que antes só se via nos noticiários – ao Brasil. Neste Impressões, a irmã de Renato Russo, Carmem Teresa Manfredini relembra a infância e a juventude na cidade ao lado do irmão e a carreira de sucesso que ele trilhou.
    26m  Publicação: 27/04/2020
  • O programa Impressões recebe o secretário de Política Econômica, do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida. Na conversa com a jornalista Katiuscia Neri, Sachsida garante que a determinação do Governo Federal é que não falte dinheiro para a área de saúde enquanto durar a pandemia do coronavírus. Ele destaca que o Brasil é um dos países que mais está gastando com medidas de saúde e preservação econômica.
    27m  Publicação: 04/05/2020
  • O presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do DF, Thiago Póvoa, alerta sobre os cuidados com os idosos, em tempos de pandemia. Quando 11% da população brasileira, composta por idosos, está impedida de sair às ruas, descer para praças e mercados, encontrar os amigos e familiares. O programa Impressões, traz uma série de orientações sobre o que podemos fazer para amenizar a solidão dos que têm mais de 80 anos e precisam de carinho e cuidados redobrados. O geriatra alerta para a vulnerabilidade dos idosos aos sintomas do vírus, por terem saúde mais frágil, em função do tempo de vida, são eles que mais sofrem as consequências do Covid-19 em caso de contaminação. E chama atenção dizendo que é preciso estar atento aos demais problemas de saúde que vão além do Covid-19. Outra dica é a manutenção de uma rotina diária básica para assegurar os níveis de imunidade e equilíbrio emocional do idoso, alimentar-se bem, dormir adequadamente, manter uma rotina de atividade física e procurar o amparo das p
    26m  Publicação: 11/05/2020
  • O isolamento social para conter o coronavírus provocou um revés inesperado na indústria brasileira que contava com bons resultados em 2010. A situação tem mobilizado o setor na busca de soluções para que, tanto o Governo Federal, quanto estaduais, possam ajudar na sobrevivência dos negócios. Para falar sobre o assunto, o Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade defendeu estratégias para facilitar a disponibilização mais rápida e eficiente de crédito e um planejamento para a retomada das atividades com maior previsibilidade para que a indústria se organize e consiga sobreviver, mantendo em dia salários e empregos.
    26m  Publicação: 18/05/2020
  • As mudanças trazidas pela pandemia como o trabalho a distância são tema do Impressões desta semana. Nosso convidado para entrevista é o jornalista e professor Pedro Burgos, coordenador do Programa de Comunicação e Jornalismo do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) e autor do livro Conecte-se ao que importa – Um manual para a vida digital saudável.
    26m  Publicação: 25/05/2020
  • O BRASIL ALCANÇOU A SEGUNDA POSIÇÃO NO RANKING DE CASOS DE COVID-19. COM ESSE RESULTADO FATÍDICO, O PROGRAMA IMPRESSÕES, CONVIDOU O FILÓSOFO LUIZ FELIPE PONDÉ PARA FALAR SOBRE OS IMPACTOS SOCIAIS DA DOENÇA. PONDÉ ALERTA QUE O MUNDO SEMPRE PASSOU POR EPIDEMIAS E CITA, NA CONVERSA, A PESTE NEGRA E A GRIPE ESPANHOLA. MAS, SEGUNDO ELE, A ATUAL GERAÇÃO SOFRE COM O LIMITE DE TOLERÂNCIA COM A FALTA DE CONTROLE. ELE AINDA FALA DA NECESSIDADE DE LEVAR EM CONTA AS DIFERENÇAS SOCIAIS QUANDO O ASSUNTO É O LOCKDOWN COMO FORMA DE COMBATE AO CORONAVÍRUS E FALA DA MUDANÇA DA SOCIEDADE NUM MUNDO PÓS-PANDEMIA.
    26m  Publicação: 01/06/2020
  • PEDRO GUIMARÃES, PRESIDENTE DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, FALA SOBRE O PAGAMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL DE R$ 600 PAGO AOS BRASILEIROS INFORMAIS, DESEMPREGADOS OU QUE SE CADASTRARAM NO SITE E NO APLICATIVO PARA RECEBER O BENEFÍCIO EM TEMPOS DE PANDEMIA. O PAGAMENTO DA SEGUNDA PARCELA ACABOU E O GOVERNO ESTUDA UM CRONOGRAMA PARA O PAGAMENTO DA TERCEIRA PARCELA. NA ENTREVISTA, O PRESIDENTE DA CEF AINDA FALA DO COMBATE ÀS FRAUDES, DOS AUXÍLIOS AOS MICRO E PEQUENOS EMPREENDEDORES E TAMBÉM DA SUSPENSÃO DOS PAGAMENTOS DO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO COMO MEDIDA PARA DIMINUIR OS IMPACTOS DA PANDEMIA.
    26m  Publicação: 08/06/2020
  • O número de voos domésticos diários caiu de 2.700 para 180 quando o país se viu forçado a parar inúmeras atividades econômicas diante da gravidade do novo coronavírus. A pandemia, mundial, afetou o tráfego para outros países, paralisando as operações das companhias aéreas. Em entrevista ao Impressões, o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovitz, detalhou o pacote de 36 medidas que o setor da aviação desenhou para atravessar a crise e se preparar para a retomada das operações.
    26m  Publicação: 15/06/2020
  • Fábio Coelho encabeça, em território brasileiro, uma das empresas de tecnologia mais exitosas do mundo. Por estar em condições atípicas em que o mundo digital minimizou as distâncias físicas, o Google sofreu impactos diferenciados em relação a grande parte das empresas brasileiras. Nem por isto, a empresa se viu a mercê da posição vantajosa. Segundo ele, a empresa usou os privilégios para expandir negócios sim. Mas, se propôs a usar essa oportunidade para também ampliar horizontes e possibilidades para que outros setores econômicos pudessem sobreviver à crise sanitária que nos obrigou a uma paralisia quase completa. Mais do que negócios, o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, em entrevista ao programa Impressões, disse que a expectativa é de que a sociedade adote uma postura mais humana no pós crise. Para ele, seria fundamental que a população reconheça o papel da tecnologia como fundamental e impulsionador de um novo modelo de relacionamentos sociais, educacionais e trabalhistas.
    26m  Publicação: 22/06/2020
  • O Impressões recebe a Monja Coen, fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, para falar sobre as aflições típicas dos tempos de pandemia e apontar caminhos para se buscar o equilíbrio neste momento. Mestra dos ensinamentos de Buda e autora de diversos livros, ela recomenda a meditação, que começa pela respiração consciente. “Quando comecei a meditar era muito difícil. Colocava um reloginho à minha frente e cinco minutos pareciam uma eternidade. Era um horror”, confessa. A monja aproveita para ensinar algumas técnicas que podem ajudar os iniciantes na prática, a qual garante trazer alívio para incômodos emocionais comuns neste período, como ansiedade, medo e raiva.
    26m  Publicação: 29/06/2020
  • A médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi é a entrevistada do programa Impressões. Ela já esteve a frente de lutas contra o câncer e a Aids e agora integra um comitê de crise no combate ao Coronavírus junto ao governo. Médica do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo Nise Yamaguchi colabora de forma técnica e científica para aprimorar protocolos de combate à doença. Nise falou sobre o trabalho que a ciência vem fazendo em busca de tratamentos e também da necessidade de combater a doença a tempo. Para ela, é possível salvar vidas e curar pessoas desde que os cuidados sejam feitos logo no início da Covid-19.
    26m  Publicação: 06/07/2020
  • “O trabalho remoto veio pra ficar”, avalia a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi. A magistrada, a primeira mulher a presidir a Corte, é a convidada deste Impressões. Na entrevista, ela comenta as mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19. Alerta sobre a jornada legal no teletrabalho, revela aumento de ações pedindo equipamentos de segurança para profissionais que lidam com o público e também analisa as novas relações de trabalho, como aquelas entre motoristas e entregadores de aplicativo e as plataformas digitais.
    26m  Publicação: 13/07/2020
  • história de superação, disciplina e reconhecimento do pianista e maestro, que é conhecido pelos dedilhares certeiros ao piano e pela capacidade indiscutível de emocionar o público com suas regências, é tema desta edição do Impressões. João Carlos Martins é maestro por pura reinvenção. Sua paixão pela música era pautada principalmente pela relação de amor com o teclado. Depois da distonia, Martins ainda sofreu um acidente que ocasionou uma grave lesão em suas mãos e enfrentou a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e uma forte lesão cerebral que agravou suas capacidades. Depois de 24 operações, voltou a tocar com uma luva biônica e teve o prazer de colocar os dez dedos no teclado para realizar uma música. Para o maestro, a música explica que Deus existe.
    26m  Publicação: 20/07/2020
  • Pesquisadores da Fiocruz apostam em vacinação inicial contra a Covid-19 em fevereiro de 2021 para um público específico. A partir daí, a produção nacional das doses poderá garantir imunização à população em geral, explica Rosane Cuber Guimarães, vice-diretora de Qualidade da Bio-Manguinhos (Fiocruz), em entrevista ao Impressões. Os recentes resultados de pesquisas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, sobre a segurança da vacina contra a Covid-19 elevaram o nível de otimismo em todo o mundo, que, desde dezembro do ano passado, observa o alastramento do novo coronavírus em todas as regiões. As pesquisas das fases 1 e 2, exigidas pelo procedimento científico, descartaram efeitos adversos graves provocados pela vacina. Foram registrados relatos de pequenos sintomas, como dores locais ou irritabilidade, aceitos em vacinas contra outras doenças. O Brasil foi um dos países escolhidos para participar da fase 3 dos estudos que testam a eficácia da vacina.
    26m  Publicação: 27/07/2020
  • A pandemia da Covid-19 se arrasta a quase sete meses e neste período em que assombrou todos os continentes do planeta, a doença deixou poucas certezas. De Washington, na sede da Opas, o vice-diretor da organização, Jarbas Barbosa, afirmou que, dos casos sintomáticos, 80% não precisam de hospitalização e 20% precisarão de hospitalização, sendo 5% casos que exigem cuidados intensivos. Na conversa exclusiva com a jornalista Katiuscia Neri, Barbosa cita países que viram seus sistemas de saúde entrarem em colapso diante do descuido com essa realidade. Exemplos que ficaram na memória da população mundial foi o do Norte da Itália, de Nova Iorque, Equador e Manaus, no Brasil. Jarbas Barbosa ainda acrescenta que qualquer processo de reabertura de atividades sociais e econômicas só ocorra depois de um controle efetivo da transmissão de casos, da garantia de testagem suficiente e do respeito a orientações como uso de máscara e distanciamento físico mínimo.
    26m  Publicação: 03/08/2020
  • PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E PAIS, EM MUITOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS, COMEÇAM A VISLUMBRAR OS PRIMEIROS SINAIS DE UMA RETOMADA DO ENSINO PRESENCIAL SUSPENSO DESDE O PRIMEIRO TRIMESTRE DESTE ANO, EM GRANDE PARTE DO PAÍS, COMO MEDIDA PARA CONTER A CONTAMINAÇÃO PELO CORONAVÍRUS. NAS CIDADES ONDE A CONTAMINAÇÃO DA COVID19 ENTROU EM PATAMARES MAIS ESTÁVEIS, OS GOVERNOS AUTORIZARAM A REABERTURA DE ESCOLAS E DEFINIRAM CALENDÁRIOS. A NOTÍCIA GERA ANSIEDADE SOBRE A CAPACIDADE DESSAS INSTITUIÇÕES DE GARANTIR MEDIDAS SANITÁRIAS PARA EVITAR QUE A PANDEMIA SE REESTABELEÇA OU ATÉ GANHE MAIORES PROPORÇÕES. A REPRESENTANTE DO UNICEF NO BRASIL, FLORENCE BAUER FALA DAS DIFERENTES REALIDADES ENTRE REGIÕES BRASILEIRAS E ATÉ MESMO DENTRO DOS MESMOS LIMITES ESTADUAIS. PARA ELA, ESSA DIVERSIDADE REVELA SITUAÇÕES DE ESCOLAS QUE SEQUER CONSEGUIAM GARANTIR INSTALAÇÕES APROPRIADAS PARA AULAS E QUE, AGORA, TERÃO QUE ENFRENTAR O DESAFIO DE ASSEGURAR CONDIÇÕES DE HIGIENE MAIS EXIGENTES E DISTANCIAMENTO.
    26m  Publicação: 10/08/2020