Brasil Caipira / Musical

Historias Cantadas

Neste episódio do Brasil Caipira, a música e a prosa são com as duplas Vinícius & Venâncio, Breno & Kadu e Ânderes & Fernandes.

Episódios

Temporada 1

Informações O programa Brasil Caipira tem mais de 25 anos de história e é referência entre o público que admira a cultura tradicional brasileira. Em um cenário que remete ao clima do interior do país, toda semana Luiz Rocha recebe três duplas caipiras e conduz as entrevistas, sempre permeadas pela música de raiz. A TV Brasil passa a produzir e exibir o programa em novembro de 2018. Esta atração, direcionada aos amantes da música caipira, é a primeira do gênero na emissora pública. O Brasil Caipira vai ao ar no fim da tarde dos sábados, coladinho com o Cine Mazzaropi, e tem reprise exibida às 9h dos domingos.
  • Apresentado por Luiz Rocha, o Brasil Caipira tem mais de 25 anos de tradição. No programa de estréia na Tv Brasil traz conversa e muita cantoria com as duplas Zé Mulato e Cassiano, Marcos Violeiro e Cleiton Torres, além de Valdo Reis e Pratini. Nascidos na cidade de Passabém, no interior de Minas Gerais, os irmãos Zé Mulato e Cassiano cresceram rodeados de música. Zé Mulato começou a tocar a viola caipira sozinho, aos 12 anos, e desde 1972 a dupla traça sua trajetória de sucesso dentro da cultura caipira. em mais de 35 anos de carreira, Zé Mulato e Cassiano já lançaram mais de 10 CDs. Marcos Violeiro e Cleiton Torres têm carreira na música caipira desde os anos 1990, e em 2005, os dois amigos se reuniram para formar a dupla, também conhecida como "Dois Violeiros". Desde então, os músicos já gravaram seis CDs e dois DVDs e colecionam shows em diversas cidades Brasil afora. Valdo Reis está na estrada como violeiro desde a década de 1980, e Pratini vive de sua música desde 1995.
    00:54:48
  • O segundo episódio da temporada recebe a música e tradição das duplas Cassiano e Diquinho, Zé Borges e Wanderson Moura, e Galvan e Galvãozinho. Originais de pequenas cidades do interior de Minas Gerais, Cassiano e Diquinho se inspiram na música desde cedo. A dupla se formou quando eles se conheceram, em um encontro chamado "Bola e Viola", realizado na década de 1990 em Cássia, cidade natal de Cassiano. Desde então Cassiano e Diquinho viajam o Brasil fazendo apresentações. Zé Borges, cantador e violeiro nato. Sempre cantou por gostar da música caipira. Mudou-se para Góias e conheceu o comerciário Wanderson Moura, outro apaixonado pela cultura caipira. Resolveram formar uma dupla sem pretensões comerciais ou de seguir a carreira artística. Galvan e Galvanzinho formam uma das duplas mais tradicionais da música de raiz brasileira. Com mais de 40 anos de carreira, eles rodam o Brasil cantando modas de viola, pagodes e toadas típicos do interior de Goiás, estado de origem da dupla.
    00:52:35
  • O terceiro episódio do programa Brasil Caipira apresenta as duplas Diego Alves e Rafael, Roberto Corrêa e Hérik Sousa e Vanderley e Valtecy. Os mineiros Diego Alves e Rafael formaram a dupla caipira em março de 2018, mas a amizade entre os dois já soma 10 anos. Diego é artesão e trabalha em uma madeireira com a família, enquanto Rafael trabalha na roça fazendo plantio e cultivo de grãos e laranja. Roberto Corrêa e Hérik Sousa se conheceram na Escola de Música de Brasília há dois anos, quando Roberto foi professor de viola caipira de Hérik. Os dois participaram dos espetáculos “Lírica Caipira” e “O Violeiro”, de Roberto Corrêa, e se preparam para gravar seu primeiro álbum em 2019. Nascidos no interior do estado de Goiás, Vanderley e Valtecy têm a parceria musical há mais de 30 anos. O primeiro CD da dupla foi lançado em 2003, e há dois anos, em 2016, eles gravaram o primeiro DVD da carreira.
    00:54:18
  • Luiz Rocha recebe o talento das duplas José Júnior e Gabriel, Zé Vitor e Trindade, e Os Dois Violeiros. A cidade de Campo Grande foi o local onde se reuniram pela primeira vez Os Dois Violeiros. Formada pelo sul-matogrossense Guilherme Violeiro e pelo mineiro João Paulo Cantador, a dupla se apresenta Brasil afora com um estilo característico: alegre, romântico e moderno, sem perder a essência da legítima música caipira. Paulistas naturais o município de Monteiro Lobato, José Júnior e Gabriel pegam a estrada desde que tinham 10 e 11 anos de idade, respectivamente, para levar a diversas cidades a cultura tradicional por meio da viola caipira. O apresentador Luiz Rocha também dá dois dedos de prosa com Zé Vitor e Trindade. Os violeiros paranaenses herdaram o gosto pela cultura caipira dos pais mineiros, e tiveram um percurso diferente na música até se conhecerem.
    00:53:03
  • Nos estúdios da TV Brasil, o apresentador Luiz Rocha recebe Wilker e Iago, Kleber e Fábio, e Vinícius e Venâncio. Os irmãos Wilker e Iago têm profissões distantes da música: um é professor de geografia e o outro é marceneiro. Mas em 2013, eles formaram uma dupla e desde então eles saem de sua cidade natal (Franca, no interior de São Paulo) para divulgar a viola caipira em apresentações de todo Brasil. Kleber e Fábio já acumulam 20 anos de carreira na música sertaneja. A dupla começou a se apresentar em um festival na cidade de Ituiutaba, interior de Minas Gerais, onde foram consagrados vencedores. Desde então, eles fazem shows em barzinhos, eventos e outros festivais. A dupla Vinícius e Venâncio é formada por dois irmãos, que desde os seis anos de idade cantavam juntos em sua terra natal, Goiânia. A dupla também compõe músicas autorais, e viaja pelo país fazendo apresentações, já tendo vencido festivais tradicionais da música sertaneja.
    00:52:19
  • O Brasil Caipira desta semana pede licença para entrar na casa dos brasileiros com a presença das duplas Simone Sperança & Taís Picinini, Paulo Cruz & Zé Eduardo e Evaldo Carvalho & Jaqueline. O apresentador Luiz Rocha recebe os convidados para uns dedos de prosa na já conhecida varanda da TV Brasil.
    00:52:56
  • Luiz Rocha está de volta neste sábado com mais um Brasil Caipira, desta vez convidando para a cantoria as duplas Jorge Augusto & Ricardo, Alexandre & Guimarães e Avaré & Jatay. Nascidos em Anápolis, interior de Goiás, os irmãos Jorge Augusto e Ricardo entraram no universo da música por influência do pais, que era cantor. Fazendo dueto de vozes, desde cedo eles demonstraram afinidade com a música sertaneja, e em 2015 decidiram seguir carreira como uma dupla. Completando um ano de carreira em dezembro de 2018, a dupla Alexandre e Guimarães demonstra talento para progredir na música caipira. A dupla mineira Avaré e Jataí era inicialmente formada pelos dois irmãos, naturais de Nanuque, em Minas Gerais. Desde a década de 1980, eles se apresentavam valorizando a música tradicional caipira. No ano de 2016, Jataí faleceu, e um ano depois Avaré retomou a carreira musical, dessa vez formando dupla com Francisco Donizete, goiano da cidade de Trindade, apelidado de Jatay. Os músicos estão lançando o primeiro trabalho
    00:52:48
  • O Brasil Caipira desta semana apresenta mais três duplas que valorizam a tradicional música de raíz. Nos estúdios da TV Brasil, dessa vez o apresentador Luiz Rocha conversa com as duplas Paulo & Dênio, Ânderes & Fernandes e Os Mineiros de Urucuia.
    00:53:31
  • Brasil Caipira desta semana chega em clima de festa em família. Luiz Rocha apresenta programa que traz, como convidados, duplas formadas por familiares. O Brasil Caipira desta semana continua levando para as casas brasileiras o melhor da música tradicional de raiz. Nesta semana, as atrações são Wesley & Tiago, Rafael Viola & Dinelson e Mariano da Viola & Marcelo.
    00:56:21
  • O Brasil Caipira chega ao décimo episódio na TV Brasil e segue firme a proposta de apresentar música caipira de qualidade para os lares brasileiros. Neste sábado, a atração traz um programa inteiro com duplas formadas por mulheres. Mostram seu trabalho as artistas Priscilla & Geisa Helena, Júlia & Beatriz e Pâmella Viola & Karoline.
    00:52:50
  • O Brasil Caipira continua sua programação com episódios inéditos na TV Brasil, trazendo nesta semana mais artistas representantes da legítima cultura de raiz do interior do Brasil. O apresentador Luiz Rocha recebe, neste sábado, as duplas Fernando & Osmair, Café Viola & Gustavo e Júnior Viola & Baltazar.
    00:53:15
  • Os irmãos Sérgio & Luís cresceram em meio a uma família de músicos, que sempre estimularam o desenvolvimento do talento com a viola. Nascidos em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, eles começaram a se apresentar ainda na infância, quando Luís tinha 12 anos e Sérgio, apenas 4. Atualmente, a dupla divulga seu primeiro CD, chamado "Roda de Viola". Apesar de serem novos, Luís Gustavo & Luís Augusto já têm uma década de carreira na música caipira. Conhecidos como "Os Meninos de Bonfim", Luís Gustavo e Luís Augusto gravaram o primeiro álbum quando tinham apenas sete e oito anos, respectivamente, e desde então foram vários outros lançamentos. Atualmente a dupla tem cinco álbuns. Cleiton Viola & Willian têm carreira mais recente, com a dupla formada em 2017. Cleiton era professor de Willian, fez o convite para a parceria e desde então os músicos fazem apresentações na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, divulgando as canções da tradicional cultura de raiz brasileira.
    00:55:04
  • Muita moda de viola e poesia: a TV Brasil leva à sua casa mais um episódio do programa Brasil Caipira. Desta vez, o apresentador Luiz Rocha recebe as duplas Tião Goiano & Jaguaribe, Carlos Augusto & Pantanal e Zé Geraldo & Tiãozinho.
    00:52:50
  • Goiás canta para o Brasil Celeste & Celestino, Zé Venâncio & Saulino e Palmito & Valdivom são atrações da semana no Brasil Caipira Trazendo o melhor da cultura caipira do país, o programa Brasil Caipira deste sábado apresenta as duplas Celeste & Celestino, Zé Venâncio & Saulino e Palmito & Valdivom.
    00:55:03
  • Cícero & Gilberto são primos, nascidos no interior de São Paulo. Cícero toca violão desde os sete anos de idade e passou por diversos estilos musicais até se dedicar exclusivamente para a música caipira. Gilberto sempre preferiu a viola, e formou dupla com amigos e irmãos antes de iniciar a parceria atual. Dupla formada em 2015, Maisa & Amarilis Viola também são da nova geração de artistas da música de raiz. Elas nasceram em Cuiabá e seguiam carreira solo desde os 12 anos de idade. Aos 15, se reuniram e atualmente participam de diversos encontros de violeiros pelo país. Renó & Fernandes se uniram em 2006 para participar de um festival de música na cidade de Maria da Fé, interior de Minas Gerais. Desde então a dupla segue carreira, participando de festas tradicionais da música de raiz.
    00:00:00
  • Zé do Cedro & Tião do Pinho cresceram conciliando a paixão pela música com o trabalho agrícola, no plantio de café no interior de São Paulo. Foram inúmeras tentativas de se dedicar à arte até 1979, quando os irmãos venceram o Festival Arizona de Violeiros e com isso gravou o primeiro disco. A dupla tem dois CDs lançados, o mais recente intitulado "Pedaço da minha terra". A dupla Paulo Viola & Zé Leonardi está reunida há 10 anos. A amizade dos músico começou quando Paulo Viola vendeu uma viola para Zé Leonardi, que até então tocava apenas violão. Eles passaram a cantar juntos e viajar pelo país participando de festivais. Atualmente os músicos planejam gravar seu primeiro CD. O paulista Luiz Mulato é caminhoneiro e sempre esteve ligado ao universo da música, e o goiano Mozair iniciou sua carreira na dupla Mozart e Mozair. As suas vozes se encontraram e os músicos atualmente formam a dupla Luiz Mulato & Mozair. Ambos são defensores da música de raiz e lançaram, recentemente, o CD Rancho de Bacuri.
    00:55:30
  • Conhecidos do programa, a dupla do interior de São Paulo, Eraldo Santana & Marcelo Violeiro, volta ao Brasil Caipira pra trazer clássicos da música de raiz e também composições próprias. Eraldo se formou em Direito enquanto Marcelo se formou em Silvicultura (planejamento florestal), mas foi na viola caipira que os dois se encantaram. Anderson Batista & Luciano tomou gosto mesmo pela música caipira por influência da família: avôs, tios e pais são todos apaixonados pela viola. Juntos há três anos, já ganharam o festival Poxoréu, no Mato Grosso, e receberam prêmios em festivais de SP e de MG. Quando não estão tocando estão fabricando instrumentos. A dedicação pela luthiaria, que começou com Anderson, já faz parte também do cotidiano de Luciano. A dupla Tiago Collaço & Rafael vem do interior de São Paulo e relembra no Brasil Caipira deste sábado grandes clássicos da música de viola. Tiago é professor de matemática em Araçoiaba da Serra, e Rafael, natural de Mauá, segue firme na cantoria profissional em Sorocaba
    00:52:29
  • Tudo está em família no Brasil Caipira desta semana. O programa da TV Brasil traz, no próximo sábado, o talento e a cantoria de pais e filhos que se uniram para manter firme a tradição da música de raiz sertaneja. Luiz Rocha recebe as duplas Paulo Sousa & Andressa, Ramon & Rozado e Jairo Cezar & Rafael.
    00:51:31
  • A TV Brasil exibe neste sábado mais um episódio do programa Brasil Caipira, mostrando o que há de melhor na tradicional música de raiz. Nesta semana, Luiz Rocha recebe as duplas Campo Grande & Corumbá, Moisés Mozer & Luiz Borges e Joseval & Josiene.
    00:54:07
  • Nesta semana, 20º episódio do Brasil Caipira celebra a amizade Programa apresenta as duplas Zé do Ouro & Bigaton, André Pinheiro & Donizete e Marcos Salles & Sertanejo O Brasil Caipira chega nesta semana ao 20º episódio da temporada, celebrando a amizade na música. Luiz Rocha recebe, neste sábado, as duplas Zé do Ouro & Bigaton, André Pinheiro & Donizete e Marcos Salles & Sertanejo, todas elas formadas por grandes amigos.
    00:52:02
  • O Brasil Caipira pede licença para entrar na casa dos brasileiros, nesta semana com a presença de Irmãos Morais, Maurício Viola & Wendel e Marcelo Silva & Walisson Viola. O apresentador Luiz Rocha recebe os convidados para uns dedos de prosa na já conhecida varanda da TV Brasil.
    00:52:05
  • A TV Brasil exibe neste domingo mais um episódio do programa Brasil Caipira, mostrando o que há de melhor na tradicional música caipira. Dessa vez, Luiz Rocha recebe as duplas Paulo & Eduardo, Mineiro da Viola & Gilberto Moura e Zé Mulato e Cassiano.
    00:54:09
  • Muita moda de viola e poesia: domingo é dia de Brasil Caipira. Nesta semana, o apresentador Luiz Rocha recebe as duplas Rony & Rey, Grampão & Tiãozinho e Anísio Coelho & Rodrigo.
    00:54:44
  • Mais um fim de semana se aproxima, e o Brasil Caipira leva às casas brasileiras mais três duplas da música tradicional sertaneja. Luiz Rocha conversa e participa da cantoria com Junio & Julio, João Gonçalo & Juliano e Marcelo Araguaia & Robson Viola.
    00:00:00
  • A TV Brasil exibe neste domingo mais um episódio do programa Brasil Caipira, mostrando o que há de melhor na tradicional música caipira. Dessa vez, Luiz Rocha recebe Valdir Viola & Demazinho, Marcos Violeiro & Cleiton Torres e Carlos Violeiro & Paraná.
    00:54:50
  • Reunidos desde 2011, Bruno César & Leandro vêm de Curitiba e têm a música correndo nas veias: são irmão e neto de Nascimento, compositor de música regional paranaense. Autodidatas, eles se apresentam unindo modão de viola a influências musicais mais contemporâneas. A dupla Guaíra & Guaíba, formada por irmãos nascidos em Santa Bárbara do Oeste, seguem carreira musical desde 1979. Os músicos participam de festivais e caravanas em todo país, e têm quatro álbuns gravados, o mais recente lançado em 2018. Mineirinho & Gabriel são músicos, intérpretes e compositores do Espírito Santo. A dupla vive exclusivamente da música, já venceu diversos festivais pelo Brasil e está gravando o primeiro CD. O álbum de estreia terá músicas inéditas de autoria dos artistas.
    00:55:25
  • Luiz Rocha apresenta mais um Brasil Caipira neste domingo e desta vez, a cantoria é com as duplas Waldecyr & Waldiney, Zé Vailson & Milton Viola e Avaré & Jatay.
    00:55:16
  • O Brasil Caipira traz na TV Brasil mais artistas representantes da legítima cultura de raiz do interior do Brasil. O apresentador Luiz Rocha recebe, neste domingo, as duplas Roberto Viola & Christiano, Zé dos Reis & Jean Carlos e Cacique & Pajé.
    00:55:26
  • Neste episódio do Brasil Caipira, a prosa e a música serão com Dito Viola & Jaú, Zé Moreno & Mulatin e Baltazar Violeiro & Martinho
    00:51:43
  • Neste episódio do Brasil Caipira, a prosa e a música serão com Fernando & Rangel, Luiz Gustavo & Diego e Roberto Corrêa & Hérik Sousa
    00:55:26
  • A cantoria desta semana no Brasil Caipira está em família, com parcerias que reúnem pais e filhos na música tradicional de raiz. Luiz Rocha recebe na TV Brasil as duplas Pedro & Pedrinho, Mineiro & Viola e Os Vargas.
    00:53:10
  • O mês de junho chegou e o Brasil Caipira deste domingo é em ritmo de São João. Para celebrar essa folia, Luiz Rocha recebe Os Mineiros de Urucuia, Anísio Coelho & Rodrigo e Ânderes & Fernandes.
    00:44:59
  • O Brasil Caipira pede licença para mais uma vez entrar na casa dos brasileiros para um dedo de prosa com muita música caipira. Neste domingo, os convidados de Luiz Rocha são Júlio Seda & Rafael, João Andrei & Jardel e João Carlos & Carlos Leite.
    00:51:50
  • O Brasil Caipira apresenta esta semana mais um programa recheado da mais tradicional música sertaneja. Luiz Rocha recebe as duplas Bambam & Taquinho, Carlos Mello Violeiro & Rodrigo Oliveira e Villela & Villaça
    00:51:51
  • Brasil Caipira apresenta as canções de Zalico & Zalinho, André & Andrade e Zé Mulato & Cassiano A partir desta semana, programa será transmitido também pela Rádio Nacional O Brasil Caipira pede licença para entrar nas casas dos brasileiros mais uma semana, desta vez com uma novidade: o programa, apresentado por Luiz Rocha, passa a ser transmitido também pelas ondas do rádio, na Rádio Nacional. As atrações deste episódio são Zalico & Zalinho, André & Andrade e Zé Mulato & Cassiano.
    00:56:14
  • Participam nesta semana Carlos Henrique & Juliano, Enzo Franco & Vinícius Henrique e Miguel & Edmar. Miguel e Edmar formaram dupla há cinco anos, mas já carregam uma grande bagagem na música de raiz. Edmar canta e toca violão há cerca de 16 anos, e Miguel, além de violeiro, já compôs mais de 500 modas caipiras. Eles se inspiram em grandes duplas como Tião Carreiro & Pardinho e Milionário & José Rico. Carlos Henrique e Juliano vêm de trajetórias diferentes dentro da música: enquanto Carlos cantava apenas por hobby, sem almejar uma carreira profissional, Juliano chegou a ter uma dupla formada com um primo em Curitiba (PR). A dupla mineira Paulo e Dênio iniciaram a carreira em 2007, na bela cidade natal de Dênio, em Coromandel-MG. Já Paulo é nascido em Guimarania-MG. Estrearam tocando música caipira em programas de TVs locais e participaram de encontro de violeiros da região. Gravaram dois álbuns “Carreiro Aposentado”, em 2010, e “Sertão em Poesia” em 2014, sempre defendendo a música raiz e a viola caipira.
    00:51:38
  • Muita prosa a cultura do interior do nosso país: o Brasil Caipira esta semana apresenta mais três duplas que representam a mais tradicional música de raiz sertaneja. Nesta semana, os convidados são Cassiano & Diquinho, Dyego & Gustavo e J. Batista & Luizinho. O programa, apresentado por Luiz Rocha, é transmitido na TV Brasil e na Rádio Nacional.
    00:53:58
  • O Brasil Caipira desta semana chega à casa dos amantes da música de raiz com mais três duplas: Vinícius & Venâncio, Igor Cunha & Adriano e Wilker & Yago. Os irmãos gêmeos Vinícius & Venâncio são de Anápolis, em Goiás, e gravaram o primeiro disco aos nove anos de idade. Atualmente, os “Violeiros de Goiás”, como são conhecidos, têm 18 anos de idade e já somam quatro álbuns autorais em mais de uma década de carreira. Mineiros de Uberaba e de Unaí, Igor Cunha & Adriano têm três anos de carreira. Fãs de artistas renomados como Tião Carreiro & Pardinho, Ronaldo Viola e João Mulato, eles se inspiram nos ídolos para cantar a verdadeira música sertaneja.Wilker & Yago formaram dupla em 2013, e conciliam a carreira artística com as atividades da vida cotidiana como professor de geografia e estudante de direito, respectivamente. Espelhando-se em ídolos como Zico & Zeca e Liu & Léu, eles têm um disco gravado e viajam se apresentando em diversos eventos.
    00:52:41
  • O programa, comandado por Luiz Rocha, é transmitido na TV Brasil e na Rádio Nacional A TV Brasil exibe neste sábado mais um episódio do programa Brasil Caipira, mostrando o que há de melhor na tradicional música caipira. Dessa vez, Luiz Rocha recebe as duplas Vandy Violeiro & Nara Regina, Zé Rosa & Mandurí e Zé Geraldo & Tião Lucas. O programa é transmitido na TV Brasil e na Rádio Nacional.
    00:55:49
  • Brasil Caipira apresenta as duplas Pedro Paulo & Paulo Vitor, Vanderley & Valtecy e Rodrigo Mattos & Praiano O programa, comandado por Luiz Rocha, é transmitido na TV Brasil e na Rádio Nacional Domingo é dia de mais um episódio inédito do Brasil Caipira. A prosa e a música caipira desta semana são com as duplas Pedro Paulo & Paulo Vitor, Vanderley & Valtecy e Rodrigo Mattos & Praiano. O programa Brasil Caipira é exibido na TV Brasil nas manhãs de domingo, às 9h, com reprise no sábado seguinte, no fim da tarde, logo após o Cine Mazzaropi. A programação da Rádio Nacional está disponível no site radios.ebc.com.br.
    00:53:51
  • O Brasil Caipira chega mais uma vez à casa dos brasileiros com muita música e vários dedos de prosa. Nesta semana, Luiz Rocha recebe as duplas Valdo Reis & Pratini, Os Dois Mineiros e Zé do Cravo & Loreto. O programa Brasil Caipira é exibido na TV Brasil nas manhãs de domingo, às 9h, com reprise no sábado seguinte, no fim da tarde, logo após o Cine Mazzaropi. A programação da Rádio Nacional está disponível no site radios.ebc.com.br.
    00:56:29
  • O programa Brasil Caipira desta semana presta uma homenagem a José Ramos Cordeiro, conhecido como Remador. O músico faria participação neste episódio do programa, mas teve um mal súbito antes de embarcar para a gravação e faleceu. Ele formava a dupla Remador & Canoeiro ao lado de Arlindo de Oliveira Cordeiro, seu irmão. Carlos Augusto & Pantanal trazem toda sua experiência em um disco que está sendo finalizado. A dupla faz apresentações desde 2017, mas os dois artistas têm uma longa trajetória na música. Carlos Augusto canta desde a infância e teve sua primeira parceria aos 15 anos. Já Pantanal tocava e cantava com o irmão na infância, e antes dos 10 anos fazia dueto com o pai nas festas que frequentavam. Galvan e Galvãozinho formam uma das duplas mais tradicionais da música de raiz brasileira. Com mais de 50 anos de carreira, eles viajem pelo Brasil cantando modas de viola, pagodes e toadas típicos do interior de Goiás, estado de origem da dupla.
    00:50:09
  • O programa Brasil Caipira chega esta semana com três duplas inéditas de música tradicional sertaneja. Luiz Rocha recebe e troca um dedo de prosa com Clésio & Robson, Joel & Geovan e Vilela & Juninho. Formada por pai e filho, a dupla Clésio & Robson vem de Criciúma, Santa Catarina. Ambos tiveram parcerias anteriores antes de se reunirem nessa formação, com Robson fazendo a primeira voz para seu pai, Clésio. No repertório eles falam de temas que homenageiam a simplicidade das coisas da roça e da natureza. Joel & Geovan são irmãos e cantam há mais de 20 anos. Nascidos na cidade de Guiricema, Minas Gerais, eles já gravaram cinco CDs e 20 DVDs. Atualmente a dupla tem feito shows em todo Brasil para divulgar o trabalho mais recente, o álbum "Nossas Raízes", gravado em homenagem ao pai Faustino Toledo, que foi grande incentivador dos filhos. Vilela & Juninho são amigos de infância que trabalham como bancários, mas alimentam a paixão pela música caipira. Com a dupla formada no início dos anos 2000, ele
    00:52:17
  • O Brasil Caipira desta semana recebe três das mais antigas e tradicionais duplas da música de raiz. O apresentador Luiz Rocha recebe para um dedo de prosa Palmito & Valdivon, Zé Mulato & Cassiano e Carreiro & Pardinho Filho. O programa Brasil Caipira é exibido na TV Brasil nas manhãs de domingo, às 9h, com reprise no sábado seguinte, no fim da tarde, logo após o Cine Mazzaropi. A programação da Rádio Nacional está disponível no site radios.ebc.com.br. Palmito & Valdivon Saudades da minha infância (Valdivon/Palmito) Bóia fria (Palmito/João Ninguém) Negro velho (Palmito) Zé Mulato & Cassiano Dias em bando (Zé Mulato) Carreirinho foi embora (Palmito) Rimação (Zé Mulato) Carreiro & Pardinho Filho Estrela D'alva (Teodoro/João Carlos) Viva quem ama (Carreirinho) Despedida ( Tião Carreiro/ Waldir Alves)
    00:56:49
  • Vindos da cidade de Birigui (SP), Luis Nei & Ary têm quase 30 anos de estrada na música sertaneja. Os músicos viajam fazendo apresentações em cidades dentro e fora do estado de São Paulo, e atualmente trabalham em um projeto cultural que faz um tributo/homenagem a Tonico & Tinoco; Zico & Zeca e Liu & Léu. Cido Viola & Serginho são moradores da cidade de Araucária, no Paraná, e se conheceram quando Cido era motorista de uma empresa de ônibus. No primeiro momento já cantaram juntos algumas modas, e atualmente a dupla está preparando o primeiro CD, que será apenas com músicas sertanejas de raiz. Zé Vailson & Milton Viola já seguiam carreira na música, até que se conheceram e formaram dupla em 2018. Atualmente vivem no Distrito Federal, fazem apresentações e participam de festivais de música caipira enquanto planejam gravar o primeiro álbum.
    00:53:31
  • O Brasil Caipira nesta semana com muita prosa e música. Luiz Rocha conta causos do interior e recebe as duplas Fernando & Osmair, Baltazar Violeiro & Martinho e Marcos Violeiro & Cleiton Torres para celebrar o melhor da música de raiz. A dupla Fernando & Osmair se formou em um encontro de amigos, quando os cantores se conheceram e perceberam a harmonia de suas vozes. Com dois CDs de músicas autorais lançados, eles fazem apresentações pelo país e participam de festivais há cerca de 20 anos. Baltazar Violeiro & Martinho é o nome de uma dupla com muitos anos de história. É formada por Luís Carlos Martins Bontempo e André Luís Martins Bontempo, também conhecidos como os Irmãos Bontempo, que já tiveram parceria com outros artistas e têm dois CDs gravados. Marcos Violeiro & Cleiton Torres recentemente lançaram o sétimo álbum da carreira, chamado "Autêntico Brasileiro". A dupla segue trajetória na música desde 1994 e é presença certa em diversos Encontros de Violeiros realizados pelo país.
    00:54:32
  • O programa Brasil Caipira mais uma vez pede licença para prosear e apresentar modas de viola. Neste programa, Luiz Rocha recebe as duplas Evaldo Carvalho & Jaqueline, Simone Sperança & Taís Picinini e João Platino & Flor Morena.
    00:54:49
  • O Brasil Caipira desta semana apresenta mais três duplas que valorizam a tradicional música de raiz. Nos estúdios da TV Brasil, dessa vez o apresentador Luiz Rocha conversa com as duplas Valdir Viola & Demazinho, Diego Alves & Rafael e Léo Cafundó & Marquinho. Músicas deste episódio: Valdir Viola & Demazinho Recanto de saudade (J. Silva) Vergonha de carreiro ( Valtair Bertoli) Caneca esmaltada ( Valtair Bertoli / João Miranda) Diego Alves & Rafael Lavrador de fé ( Francisco Ramos / Paraíso) Tá bom do jeito que tá ( Rubens Simões / Rafael Violeiro) Velhos tempos ( Vadico Catireiro) Léo Cafundó & Marquinho Sentimento ( Léo Cafundó) Tropeiro da esperança (Léo Cafundó) Estrela da manhã (Léo Cafundó / Quinzinho Viola)
    00:54:21
  • Mais um Brasil Caipira inédito está chegando neste domingo. A prosa com Luiz Rocha e a cantoria, desta vez, ficam com as duplas Willian & Thiago, Edinho Ferreira & Eraldo Viola e Breno & Kadu. Músicas deste episódio: Willian & Thiago Triste destino (Marcos Sales/Willian/Thiago) Joia preferida ( Marcos Sales/Willian/Thiago) Meu passado (Zé Divino) Edinho Ferreira & Eraldo Viola Comentário (Edinho Ferreira) Terra brasileira (Edinho Ferreira) Mulher da roça (Eraldo Viola) Breno & Kadu Franguinho na panela (Moacyr dos Santos/Paraíso) Mineira de Uberaba (Paiozinha/ Zé Tapera) Jeitão de caboclo (Liu/ Valdemar Reis)
    00:52:03
  • Esta semana o Brasil Caipira traz duplas formadas por homens e mulheres que, sendo irmãos ou marido e esposa, aproveitam os timbres de suas vozes para preservar a tradicional música caipira do país. O apresentador Luiz Rocha recebe Moacyr & Sandra, Duo Corumbá e Aroeira & Açucena. Músicas deste episódio: Moacyr & Sandra Tema novo (João Pacífico) Ave Maria do Sertão (Elpídio dos Santos/Pádua Muniz) Afinados com a viola (Bete Bissóli/Edna Bissóli) Duo Corumbá Romper da aurora (Luiz Godofredo/Alcides Moraes) Onde eu nasci (Odilon Menezes) Jardim da natureza (Luiz de Castro) Aroeira & Açucena Corgo do palmital (Antenor Aroeira) Carro de boi (Antenor Aroeira) Terra molhada (Joselito/José Vitor)
    00:56:23
  • Brasil Caipira: Nossa cultura continua Cleiton Viola & Willian, André Pinheiro & Donizete e Zé do Ouro & Bigaton Mais uma semana e o Brasil Caipira não falha em levar música tradicional de qualidade para a sua casa. Neste episódio, Luiz Rocha convida para a prosa as duplas Cleiton Viola & Willian, André Pinheiro & Donizete e Zé do Ouro & Bigaton.
    00:54:47
  • O Brasil Caipira desta semana celebra um ano no ar na TV Brasil e passeia pela sonoridade de cidades do interior de Minas Gerais, de São Paulo e do Paraná. O apresentador Luiz Rocha recebe para dois dedos de prosa as duplas Zé Canhoto & Jaraguá, Gilberto & Alan e Nego Viola & Carlos Brito. Zé Canhoto é paranaense, nascido na cidade de Mariluz, no Paraná, enquanto Jaraguá é mineiro de Rio Pardo, que foi criado em Iporã, cidade também paranaense, e atualmente mora em Osasco (São Paulo). Ambos são apreciadores da música caipira, e ao cantar rodas de viola em uma roda com amigos os músicos se conheceram e decidiram formar a parceria. Grandes amigos, Gilberto & Alan formaram dupla em 2005 e fizeram uma pausa em 2009. Dez anos depois, se reúnem novamente para retomar a dedicação à música. Alan Santos Ferreira é neto de tocador de violão e Gilberto Moura é filho e neto de lavradores. ambos nasceram na cidade mineira de Itaúna. Nego Viola & Carlos Brito vêm das cidades de Tapejara e Alto Piquirí, am
    00:56:08
  • Estreando a terceira temporada do Brasil Caipira na TV Brasil, o programa desta semana reúne tradicionais representantes da música caipira de raiz. Luiz Rocha recebe as duplas Divino & Donizete, Pardalzinho & Abeni e Zelão & Raí. Divino & Donizete - Casando fugido (Piraci/Antônio Pires de Toledo) - Carro de boi (Donizete Santos/ Ronaldo Viola) - Mineira de Uberaba (Paiozinho/Zé Tapera) Pardalzinho & Abeni - Ranchinho de palha (Marrequinho/Campeão) - Saudade e nada mais (Zé Silveira) - Meu ranchinho (Ubirajara Moreira) Zelão & Raí - Despedida de solteiro (Zé Carreiro/José Fortuna) - Meu carro é minha viola (Carreirinho/Mozart Novaes) - Duas cartas (Zé Carreiro/Carreirinho)
    00:54:06
  • O Brasil Caipira entra na sua casa mais uma vez, esta semana trazendo duplas que traduzem em cantoria com muita autenticidade a simplicidade da vida no campo. Luiz Rocha recebe para o dedo de prosa as duplas Zé Ricardo & Thomazini, Zé Carvalho & J. Nunes e Zé Baliza & Roberto Mattos.
    00:55:23
  • Neste episódio do Brasil Caipira, a música e a prosa são com as duplas Cacique & Pajé, Dinael & Zé Claudino e Marco Aurélio & Montenegro.
    00:54:15
  • Neste episódio do Brasil Caipira, a música e a prosa são com as duplas Tonho Mulato & Quinzinho, Paulo Sousa & Andressa e Irmãos Morais.
    00:51:19
  • Neste episódio do Brasil Caipira, a música e a prosa são com as duplas Paulo & Eduardo, Cássio & Cleiton e Mariano da Viola & Marcelo.
    00:54:46
  • Neste episódio do Brasil Caipira, a música e a prosa são com as duplas Zé Nirçu & Tatá, Maurício Viola & Wendel e Guaíra e Guaíba.
    00:55:17
  • O primeiro Brasil Caipira de 2020 reúne o talento e a musicalidade de duplas vindas de três localidades diferentes no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Luiz Rocha recebe, neste domingo, Marcos Salles & Sertanejo, Amorim & Amaral e F. Paulo & Fillipe Viola. O programa Brasil Caipira é exibido na TV Brasil nas manhãs de domingo, às 9h, com reprise no sábado seguinte, às 13h. A programação da Rádio Nacional está disponível no site radios.ebc.com.br.
    00:52:04
  • João Pinheiro é veterinário e está no mundo da música desde 99, quando formou sua 1a dupla. Cristiano é professor e, filho do cantor Continente, cresceu no meio artístico. Ambos formaram dupla em 2017 e agora se preparam para lançar o primeiro CD da carreira. Alexandre toca violão e se envolve com a música desde a infância, e Guimarães começou a tocar e cantar aos 18 anos de idade. Juntos, eles iniciaram a parceria também em 2017, e conquistaram o 3o lugar em um dos maiores festivais de viola do país, realizado em Poxoréu, Mato Grosso. Nascidos na cidade de Passabém, no interior de Minas Gerais, os irmãos Zé Mulato e Cassiano cresceram rodeados de música. Zé Mulato começou a tocar a viola caipira sozinho, aos 12 anos, e desde 72 a dupla traça sua trajetória de sucesso dentro da cultura caipira. em mais de 35 anos de carreira, Zé Mulato e Cassiano já lançaram mais de 10 CDs, além de um documentário sobre a carreira da dupla, lançado quando os irmãos completaram 30 anos de estrada.
    00:58:46
  • O Brasil Caipira desta semana apresenta o talento e a tradição de veteranos da música caipira. Luiz Rocha recebe para o dedo de prosa e a cantoria as duplas Baltazar Violeiro & Martinho, Avaré & Jatay e Tião Mineiro & Zé Paulista. O programa Brasil Caipira é exibido na TV Brasil nas manhãs de domingo, às 9h, com reprise no sábado seguinte, às 13h. A programação da Rádio Nacional está disponível no site radios.ebc.com.br.
    00:57:31
  • Brasil Caipira: Cantigas que o povo aprecia Vinícius & Adalberto, Gilvan Eduardo & Luiz Tejo e Thiago Sanches & Tadeu O Brasil Caipira desta semana mais uma vez está recheado de canções queridas pelo brasileiro e representam a tradicional música caipira. Luiz Rocha recebe para a prosa e a cantoria as duplas Vinícius & Adalberto, Gilvan Eduardo & Luiz Tejo e Thiago Sanches & Tadeu.
    00:51:40
  • Neste episódio do Brasil Caipira, a música e a prosa são com as duplas Vinícius & Venâncio, Breno & Kadu e Ânderes & Fernandes.
    00:57:43
  • Neste episódio do Brasil Caipira, a música e a prosa são com as duplas Vanderley & Valtecy, Carlos Augusto & Pantanal e Marcos & Rodrigo Viola.
    00:56:57
  • Neste episódio do Brasil Caipira, a música e a prosa são com as duplas Garça Branca & Zé Cristal, Rubens & Rubião e Zalico & Zalinho.
    00:55:43