Parques do Brasil / Documentário

Parque Nacional do Itatiaia

O episódio de estreia da segunda temporada do Parques do Brasil apresenta o primeiro parque nacional brasileiro: Itatiaia. Criado em 1937, a unidade fica na divisa entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Além de ser o mais antigo do país, o Parque Nacional do Itatiaia protege um trecho da Serra da Mantiqueira, na divisa dos três estados acima citados. Confira aqui no site a versão estendida do programa, exclusiva para a web.

Episódios

Temporada 1

Informações Parques do Brasil é uma série de TV que tem como objetivo promover a popularização do conhecimento científico sobre a biodiversidade nos parques nacionais e outras unidades de conservação brasileiras, enfatizando a relação entre o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Cada episódio terá meia hora de duração com diversas histórias sobre a fauna e a flora, os processos ecológicos, os serviços ambientais e o patrimônio histórico e cultural de até três áreas protegidas diferentes.
  • O documentário de estreia da série Parques do Brasil apresenta o Parque Nacional da Serra da Canastra, uma das principais áreas de conservação do cerrado mineiro, revelando a história da criação da unidade e sua relação com o Rio São Francisco, além de destacar espécies ameaçadas de extinção, como o pato-mergulhão.
    00:26:22
  • Parque Nacional das Emas, localizado no sudoeste de Goiás. Trata-se de uma das principais unidades de conservação do Cerrado, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
    00:30:17
  • Um parque onde é possível ir da Mata Atlântica até o semiárido. Uma cordilheira antiga possibilita o surgimento de ambientes únicos no meio do sertão. Neste episódio vamos para o interior da Bahia conhecer lugares extraordinários.
    00:29:50
  • O quarto episódio da série Parques do Brasil apresenta uma expedição através de três unidades de conservação no sul da Bahia
    00:29:31
  • O quinto episódio da série Parques do Brasil segue até o Mato Grosso do Sul onde conhecemos o Parque Nacional da Serra da Bodoquena. No primeiro bloco, exploramos o fragmento norte da unidade. Lá subimos o Morro do Boi e fizemos imagens inéditas de um enorme campo de lapiás. Os lapiás são formados pela reação química entre a água da chuva e a pedra calcária, criando uma paisagem marcada por rochas talhadas impressionantes.
    00:21:37
  • Em Mato Grosso, perto da capital Cuiabá conhecemos o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. No primeiro bloco subimos até o alto do chapadão, seguimos por dentro de um cerrado-anão e nos deparamos com uma paisagem deslumbrante: a Cidade de Pedra.
    00:27:32

Temporada 2

Informações Segunda temporada da série Parques do Brasil.
  • O episódio de estreia da segunda temporada do Parques do Brasil apresenta o primeiro parque nacional brasileiro: Itatiaia. Criado em 1937, a unidade fica na divisa entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Além de ser o mais antigo do país, o Parque Nacional do Itatiaia protege um trecho da Serra da Mantiqueira, na divisa dos três estados acima citados. Confira aqui no site a versão estendida do programa, exclusiva para a web.
    00:27:08
  • O segundo episódio da temporada apresenta o Parque Nacional das Sempre-Vivas, localizado nos municípios mineiros de Diamantina, Buenópolis, Bocaiúva e Olhos d’Água. Criado em 2002, a unidade protege uma área de 124 mil hectares na Serra do Espinhaço - a única cordilheira brasileira e um dos lugares com mais espécies endêmicas de plantas do Brasil e do mundo.
    00:27:44