Entretenimento

Ciência é Tudo

O Ciência é Tudo chega como novidade da grade de programação da TV Brasil em 2020. Uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o programa educativo traz a cada episódio informações sobre a história da ciência, invenções do ser humano, curiosidades e reflexões sobre o impacto da ciência e da tecnologia na nossa vida diária e as novidades a respeito de investimentos e de políticas públicas da área. Entre os quadros do programa, estão “Ciência é invenção”, que contará a origem de objetos e ferramentas que foram ou são fundamentais para humanidade. Em “Ciência é entrevista”, a apresentadora conduz uma conversa sobre um tema de relevância na atualidade, com a possibilidade de sanar dúvidas dos telespectadores. No “Ciência é astronomia”, a jornalista Adrielen Alves desvenda os mistérios e nos mostra as curiosidades sobre os estudos do Universo. E em “Ciência é Trabalho”, as novidades e tendências para quem deseja seguir uma carreira no campo da ciência e tecnologia.

Episódios

Temporada 1

  • Ciência é tudo estreia levando a tecnologia para a tela da TV Brasil
    00:26:14
  • O segundo episódio do Ciência é Tudo traz como tema a conectividade no Brasil. Segundo a Pesquisa do IBGE, cerca de 70% dos brasileiros com 10 anos de idade ou mais estão conectados à internet por meio de algum dispositivo.
    00:26:36
  • Este episódio fala sobre a cura de doenças e pandemias por meio da ciência. A Rede Vírus reúne universidades e centros de pesquisa. E uma entrevista exclusiva com o Ministro do MCTIC, Marcos Pontes.
    00:24:48
  • Pesquisas para desenvolvimento de vacinas no Brasil, especialmente neste momento em que cientistas de todo mundo buscam uma imunização contra o Sars-CoV-2. Entrevistas com importantes nomes da Ciência no país como Jorge Kalil e Ricardo Gazzinelli.
    00:27:34
  • O Ciência é Tudo mostra como a tecnologia tem atuado no combate à Covid-19. O desenvolvimento de ventiladores pulmonares, de equipamentos de proteção para profissionais de saúde e a contribuição da astronomia.
    00:26:59
  • O Ciência é Tudo mostra estudos sobre o Coronavírus com ações do Brasil junto a grupos como Brics e ONU, parceria entre brasileiros e estrangeiros e a plataforma de livre acesso a informação do Ibict/MCTIC.
    00:26:01
  • O Ciência é Tudo fala sobre a relação entre tecnologia e trabalho na telemedicina e sobre ferramentas tecnológicas que viabilizam o trabalho remoto em tempos de isolamento social. A entrevista é com Nelson Simões, diretor-geral da RNP.
    00:25:43
  • Novidades contra a pandemia de Covid-19 com iniciativas do MCTIC, como o Rede Clima e o banco com informações sobre os impactos da doença, a adaptação das linhas de produção para fabricar ventiladores pulmonares e a pesquisa do teste rápido e sem reagentes
    00:27:15
  • Ciência é Tudo mostra iniciativas de incentivo à formação de novos cientistas no Brasil. Os programas Ciência na Escola, do MCTIC, de Iniciação Científica do CNPq e a realização de hackatons em busca de soluções para os problemas da atualidade.
    00:26:22
  • O Ciência é Tudo fala sobre a missão SpaceX, o Setor Aeroespacial Brasileiro e a expectativa para novos lançamentos da Base Alcântara, no Maranhão, em conversa com o ministro do MCTIC, Marcos Pontes e Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira
    00:26:36
  • Ciência é Tudo apresenta a História da Ciência no Brasil, a trajetória de importantes cientistas como Cesare Lattes, Jayme Tiomno, Bertha Lutz e Elisa Frota Pessoa; e a relação dos povos indígenas e Dom Pedro II com a origem da Astronomia no país.
    00:26:49
  • O Ciência é Tudo mostra a tecnologia dos satélites, suas finalidades, a atuação de satélites no Brasil e o trabalho desenvolvido pelo Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
    00:26:04
  • O Ciência é Tudo apresenta o potencial do Brasil no desenvolvimento de Tecnologia Nuclear. A produção de energia e os usos dessa tecnologia na medicina, aviação e até agricultura.
    00:26:23
  • O ciência é Tudo explica como ocorreu a migração da tecnologia da TV analógica para a digital e como este novo modelo pode transformar a relação entre espectador e programação.
    00:25:35
  • O Ciência é Tudo explica o que é a biotecnologia na produção de alimentos. A comida consumida por astronautas em missões espaciais, a aplicação no melhoramento genético de espécies, biossegurança e a regulação de atividades com alimentos transgênicos.
    00:26:39
  • O Ciência é Tudo explora a inteligência artificial (IA). A internet das coisas e desafios para garantir privacidade. O uso na medicina, descobertas sobre buracos negros e uma entrevista com Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI.
    00:25:54
  • O Ciência é Tudo destaca avanços de iniciativas brasileiras contra a Covid-19: testes clínicos, vacinas e medicamentos que têm sido objeto de pesquisas fomentadas pela Finep, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
    00:26:16
  • O Ciência é Tudo fala sobre tecnologias para monitoramento de terras e prevenção a desastres naturais no Brasil, tarefa que exige equipamentos de ponta e conhecimentos de áreas como a agricultura, arqueologia e construção civil.
    00:26:29