Cena Instrumental / Musical

Dou Alaan Monteiro e Gabriel de Aquino.

O Cena Instrumental recebe o duo de bandolim e violão formado por Alaan Monteiro e Gabriel de Aquino. Os dois jovens músicos cariocas se apresentam com grandes nomes do samba e da MPB, como Martinho da Vila e Elza Soares. E de uma amizade de mais de dez anos, surgiu a vontade de ter um trabalho juntos somente deles. Alaan é filho de Wanderley Monteiro, grande sambista, cavaquinista, cantor e compositor e Gabriel é filho de João de Aquino e primo de Baden Powell, duas referências do violão brasileiro. Provando que o talento para a música vem de berço, eles apresentam composições próprias inéditas e releituras de músicas de João Bosco, Lupicínio Rodrigues, Zé Paulo Becker e Wilson das Neves com arranjos cheios de frescor e personalidade, acompanhados por André Manhães, na bateria e Rodrigo Ferrera, no baixo.

Episódios

Temporada 1

Informações O Cena Instrumental apresenta shows e concertos de música instrumental de estilos variados, gravados em nossos estúdios, teatros e casas de shows parceiras. (BNDES, Sala Cecília Meireles, Centro da Música Arthur da Távola, Casa do Choro).
  • O Cena Instrumental recebe Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz. Criada em 2006 pelo maestro, arranjador e compositor Letieres Leite, a Rumpilezz é composta somente por sopros e percussões e carrega sua intenção estética no nome: A junção dos três atabaques do candomblé, rum, rumpi e lé com as duas últimas letras da palavra jazz. É a percussão de matriz africana do universo musical baiano com as harmonias modernas do jazz contemporâneo. Aqui, eles apresentam músicas dos dois primeiros discos e também interpretações de Dorival Caymmi, da banda Black Rio de Moacir Santos, importante referência para o trabalho dessa Big Band única e potente que já é um marco na história da música instrumental brasileira.
    55m  Publicação: 05/12/2019
  • Com 40 anos de carreira, o virtuoso instrumentista, nasceu em Buenos Aires, ele diz que no país errado, mas logo se mudou para o Brasil aos seis anos. Ele já tocou nos maiores festivais de jazz do mundo e não prende sua música a rótulos.
    51m  Publicação: 11/12/2019
  • O Cena Instrumental recebe o flautista, saxofonista, compositor e arranjador Eduardo Neves. O músico carioca tem currículo extenso no samba e jazz brasileiros. É fundador do Pagode Jazz sardinha's Clube, com o qual ganhou o Prêmio da Música de melhor grupo de jazz, faz parte do Baile do Almeidinha, comandado por Hamilton de Holanda e fez parte da banda de Zeca Pagodinho por muitos anos.
    55m  Publicação: 18/12/2019
  • O Cena Instrumental recebe a saxofonista, compositora, flautista e arranjadora Daniela Spielmann. A compositora lançou recentemente o disco Afinidades, o seu primeiro trabalho com composições autorais em 20 anos de carreira. O álbum é pautado no afeto e tem cada faixa dedicada a algum amigo ou familiar. Daniela faz parte do time de craques que temos na nossa música instrumental brasileira e leva pro universo de suas composições a gafieira, o choro, o ijexá, o samba, o forró e o jazz, tudo com muita criatividade e virtuosismo! Ela fez parte do grupo Rabo de Lagartixa, com o qual ganhou o Prêmio da Música em 2010 e também integrou a banda do programa Altas Horas formada somente por mulheres.
    51m  Publicação: 02/01/2020
  • O Cena Instrumental recebe o guitarrista, violonista e compositor Leo Amuedo. Dono de quatro prêmios Grammy, o músico, natural de Montevidéu, mostra na TV Brasil composições do álbum Guitar Stories, além de 12 días, do seu trabalho com Cuarteto Oriental e Otoñal. Atualmente, o guitarrista está em turnê com o trompetista norte-americano Chris Botti.
    55m  Publicação: 08/01/2020
  • Em 2020, Chico Pinheiro concorreu ao prêmio Grammy Latino 2020, com o álbum “SORTE! Music by John Finbury”, o único indicado brasileiro entre os concorrentes deste ano. Além do violinista, o álbum reuniu a cantora Thalma de Freitas, o pianista Vitor Gonçalves, o percussionista Rogerio Boccato, o baterista Duduka Da Fonseca e o baixista americano John Patitucci. Eles disputaram a categoria de melhor álbum de jazz latino. No palco da TV Brasil, o guitarrista mistura jazz, samba e bossa nova, mostrando músicas de seus discos Flor de Fogo ou There's a storm Inside, Chico Pinheiro, Nova e, também, do mais recente, Varanda, de 2017.
    55m  Publicação: 29/01/2020
  • O Cena Instrumental recebe o Quarteto Jambu. Formado em 2018, o quarteto que tem Dudu Oliveira no sax e flauta, Johnny Capler na bateria Julio Florindo no baixo e Pedro Franco na guitarra apresentam um repertório autoral que misturam elementos do jazz, MPB, pop e música de concerto, com influências que passam por Jamiroquai, Jacob do Bandolim, Fundo de Quintal, Stravinsky e John Coltrane. Os integrantes do Jambu são jovens expoentes da música instrumental brasileira e têm seus trabalhos individuais reconhecido pelo público e por seus pares. Cada um traz sua influência para o trabalho que se apresenta, sem esforço, com muito talento, frescor e potência.
    55m  Publicação: 05/02/2020
  • O Cena Instrumental recebe o duo de bandolim e violão formado por Alaan Monteiro e Gabriel de Aquino. Os dois jovens músicos cariocas se apresentam com grandes nomes do samba e da MPB, como Martinho da Vila e Elza Soares. E de uma amizade de mais de dez anos, surgiu a vontade de ter um trabalho juntos somente deles. Alaan é filho de Wanderley Monteiro, grande sambista, cavaquinista, cantor e compositor e Gabriel é filho de João de Aquino e primo de Baden Powell, duas referências do violão brasileiro. Provando que o talento para a música vem de berço, eles apresentam composições próprias inéditas e releituras de músicas de João Bosco, Lupicínio Rodrigues, Zé Paulo Becker e Wilson das Neves com arranjos cheios de frescor e personalidade, acompanhados por André Manhães, na bateria e Rodrigo Ferrera, no baixo.
    53m  Publicação: 12/02/2020
  • O Cena Instrumental recebe o guitarrista e bandolinista Armandinho Macêdo. Filho de Osmar, do eterno trio elétrico Dodô e Osmar, o músico baiano começou a carreira bem cedo, com apenas 10 anos, em cima de um trio elétrico, no Carnaval de Salvador.
    54m  Publicação: 20/02/2020
  • O Cena Instrumental recebe o trombonista, baterista e compositor Antonio de Moraes Neves. O jovem músico carioca traz ao nosso palco composições do seu primeiro álbum Pa7, dedicado ao trombonista Roberto Marques, sua maior influência no instrumento, e também composições inéditas que estão no seu novo trabalho "A pegada agora é essa" que será lançado em breve. Filho de Eduardo Neves, Antonio traz em sua música melodias que trazem certa melancolia e arranjos que trazem o caos da cidade, além de uma nervosa euforia. Ele une funk, samba, rock, jazz e até bolero no seu som, influências de trabalhos dos quais participou ao longo da carreira de mais de 10 anos. Antes da carreira solo como trombonista, Antonio foi baterista dos grupos Nova Lapa Jazz e Afrojazz e acompanhou nomes importantes da MPB como Elza Soares, Hamilton de Holanda, Ney Matorgrosso e Edu Lobo.
    52m  Publicação: 04/03/2020
  • O Cena Instrumental recebe a flautista, saxofonista, compositora e arranjadora Carol D'avila e o projeto Oficina do Som. Carol é mineira, da cidade de Ubá, nasceu em berço musical, tem vinte anos de carreira e é integrante do Itiberê Zwarg & Grupo há 12 anos. Desde 2014, ela orienta e rege a Oficina do Som, em Paraty, no Rio de Janeiro.
    54m  Publicação: 11/03/2020
  • O Cena Instrumental recebe o sexteto Sucupira com a sua miscelânea musical que foi batizada de "forró jazz cigano tropical". Formado por Alexandre Bittencourt, nos sopros, Rudá Brauns, no bandolim, Felipe Chernicharo, no violão, Max Dias, no baixo, Lucas Videla, nas percussões e Cláudio Lima, na bateria. O grupo surgiu em 2014, no Rio de Janeiro e, desde então, promove bailes semanais que podem ser encarados como uma viagem pelas melodias do mundo, tendo a música regional nordestina como ponto de partida. O Sucupira apresenta uma pesquisa de repertório que começa no Brasil e passa pela américa hispânica, África, Oriente Médio, explorando o caráter dançante dessas expressões culturais. Ou seja, impossível ficar parado ouvindo o sucupira! Em 2019, lançaram o primeiro disco, homônimo, Sexteto Sucupira, trabalho autoral com composições de vários integrantes, cada um colocando sua cara, sua história e influências para o som cheio de personalidade do sexteto.
    55m  Publicação: 20/03/2020
  • O Cena Instrumental recebe a paulistana Nelson Ayres Big Band. criada em 73 pelo maestro, pianista e arranjador Nelson Ayres, a big band de jazz provocava alvoroço nas noites de São Paulo e tocou regularmente até a década de 80, formando público grande e fiel. em 2017, quase quarenta anos depois, Nelson Ayres, famoso por seu trabalho à frente da Orquestra Jazz Sinfônica do estado de São Paulo e do Quinteto Pau Brasil, se junta aos talentosos solistas e lança o primeiro disco da big band. O repertório MPB, como Tom Jobim, Jackson do Pandeiro e Moacir Santos.
    56m  Publicação: 03/04/2020
  • Para Ed Santana, o mais importante da música é a intenção que ela carrega. E, assim, vemos um artista que disponibiliza seu som para que todos ouçam jazz com a melhor experiência possível. Nesta apresentação, ele sobe ao palco acompanhado por amigos e talentosos músicos da nova geração, Luiz Otávio, nos teclados, Rodrigo Ferrera, no baixo, Antonio de Moraes Neves, no trombone e Rodrigo Scofield, na bateria.
    55m  Publicação: 29/05/2020
  • O Cena Instrumental recebe o Trio Julio, formado pelos irmãos Maycon Julio, no bandolim, Marlon Julio, no violão, e Magno Julio, na percussão. Os jovens músicos são naturais de Cordeiro, interior do Rio de Janeiro, e, desde cedo, demonstraram talento para música. Desde que se mudaram para a cidade do Rio de Janeiro e começaram a estudar na Escola Portátil de Música, descobriram no choro seus talentos e propósitos.
    50m  Publicação: 12/06/2020
  • O Cena Instrumental recebe o violinista e compositor Guilherme Pimenta. O jovem músico mineiro, natural de Montes Claros, apresenta o repertório do seu premiado Catopê, disco de estreia lançado em 2019. O violinista leva seu instrumento para diversos estilos da música popular como forró, choro, frevo, com bastante naturalidade.Entre suas maiores influências estão o bandolinista Hamilton de Holanda e o violinista Ricardo Herz.
    56m  Publicação: 10/07/2020
  • O Cena Instrumental recebe o trompetista Silvério Pontes, que encabeça o grupo de feras com Daniela Spielmann (saxofone), Alexandre Romanazzi (flauta), Antonio Guerra (acordeon), Tiago Souza (bandolim), Netinho Albuquerque (pandeiro), Rodrigo Jesus (percussão), Charles da Costa (violão) e Vinicius Magalhaes (violão 7 cordas).
    55m  Publicação: 27/07/2020
  • O Cena Instrumental recebe o Quarteto cAis no programa desta semana. Em 2015, o desejo das integrantes de explorar as possibilidades dos instrumentos fez nascer o cAis. Hoje, o quarteto é formado por Renata Neves e Karin Vertein, nos violinos, Tina Werneck, na viola, e Maria Clara Valle, no violoncelo. As trajetórias das instrumentista fazem a experiência do quarteto ser um banho em diversos rios que seguem seus rumos mas que se juntam, se potencializam, e se engrandecem. São diálogos ampliados e expandidos de um fazer musical de mulheres que se transformam no processo e que buscam a liberdade. O primeiro disco, Entre Rios, de 2019, é resultado desse encontro do quarteto com mais outras artistas mulheres, como a Aline Gonçalves. A flautista e compositora se soma à apresentação potente e sensível de cAis no palco do nosso programa.
    56m  Publicação: 07/08/2020
  • O Cena Instrumental recebe o acordeonista, pianista, compositor e arranjador Kiko Horta, com seu projeto Kiko Horta Quinteto. Com mais de vinte anos de carreira, o músico carioca viu a música surgir na sua vida brincando nas festas de Santo Antônio e de Pastoril, na casa de sua avó na Rua da Matriz 80, lugar de muita festa, cantoria e saraus.
    54m  Publicação: 21/08/2020
  • Criado em 2014, o grupo, formado por Lucas Videla (percussão), Daniel Ganc (viola caipira/violão), Lucas Gralato (violão) e Tomaz Retz (flauta) tem inspiração no Quarteto Novo.
    54m  Publicação: 04/09/2020
  • O Cena Instrumental recebe o maestro, pianista, compositor e arranjador Gilson Peranzzetta. Com 56 anos de carreira, 5 Prêmios da Música Brasileira, 300 músicas compostas e 58 títulos solo na sua discografia, o maestro encanta com a criatividade, beleza e delicadeza com que trata a música.
    54m  Publicação: 21/09/2020