Brasil em Pauta / Jornalismo

Cultura

Cultura, assim como educação, é instrumento de formação do cidadão, serve para desenvolver o senso crítico, possibilitar reflexões. Por este motivo, os direitos culturais são resguardados pela Constituição Federal. E promover a cidadania por meio da cultura é um dever do Estado. O secretário especial da Cultura do Ministério do Turismo, Roberto Alvim, explica o assunto.

Episódios

Temporada 1

Informações O povo pergunta, o governo responde! Assim é o Brasil em Pauta. Um programa de entrevista em que ministros e secretários especiais comentam as principais políticas públicas que mexem com a vida da população brasileira. Todas as terças-feiras, às 22h, na Tv Brasil.
  • O Ministro da Educação fala no Brasil em Pauta sobre o impacto do tema em todas as áreas da vida da população e explica como o Brasil está apostando na melhoria da educação para garantir o desenvolvimento das futuras gerações.
    00:30:30
  • O Secretário Especial do Esporte, Décio Brasil, fala sobre os avanços nas políticas públicas de promoção do esporte na sociedade brasileira.
    00:29:15
  • O presidente da Capes, Anderson Correia, é o convidado do Brasil em Pauta, para falar sobre este órgão estratégico, não só para a educação, mas para o desenvolvimento econômico do país. Vinculada ao Ministério da Educação, desde 1951, a CAPES atua na avaliação, promoção e expansão dos cursos de mestrado e doutorado, em todo o país.
    00:23:09
  • O Governo está investindo na modernização da gestão pública. Mais eficiência e a utilização racional dos recursos, com a consequente redução de gastos, são os principais objetivos das ações realizadas pela Secretaria de Gestão. Quem fala sobre o assunto é o Secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert.
    00:27:00
  • Criado em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no País, o Exame Nacional do Ensino Médio cresceu em importância e hoje em dia é a prova mais esperada do ano para milhões de estudantes de todo Brasil, por ser a principal porta de entrada no ensino superior. O presidente do Inep, Alexandre Lopes, explica sobre o Enem, que será aplicado em todo Brasil nos dia 3 e 10 de novembro.
    00:27:11
  • Para fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos delitos transfronteiriços, o Governo Federal criou o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras. É um trabalho que envolve diversas áreas, por isso, participam deste episódio do Brasil em Pauta dois convidados: o Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional, Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, e o coordenador-geral de fronteiras da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Eduardo Bettini.
    00:28:01
  • Política migratória e acolhimento a refugiados, cooperação jurídica internacional, defesa das mulheres, recuperação de ativos desviados do país, prevenção e solução de conflitos judiciais. São várias as ações protagonizadas pela Secretaria Nacional de Justiça, a Senajus. Promover a política de justiça é uma das finalidades desse órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. E quem fala sobre todos esses temas no Brasil em Pauta é a secretária Maria Hilda Marsiaj Pinto.
    00:28:12
  • A Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos foi criada com objetivo de manter, compartilhar e comparar perfis genéticos para ajudar na apuração criminal e no processo de investigação, dar celeridade na resolução, evitar novos delitos e proteger inocentes injustamente acusados. quem detalha esse trabalho é o coordenador da Rede, Guilherme Jacques, do Ministério da Saúde e Segurança Pública.
    00:28:31
  • Integrar, num único ministério, as diversas políticas públicas de infraestrutura urbana e de promoção do desenvolvimento regional e produtivo, além de otimizar a administração de programas, recursos e financiamentos. Esse é o papel do Ministério do Desenvolvimento regional, um dos maiores interlocutores do Governo Federal com os 5.570 municípios brasileiros. O Ministro Gustavo Canuto fala no programa sobre o andamento das ações no Brasil.
    00:28:39
  • São 158 anos ajudando a promover o desenvolvimento do país. Presente em todo território nacional, com agências até nos locais mais remotos, a Caixa Econômica Federal leva cidadania a milhões de brasileiros. Além de banco, é patrocinadora do esporte paralímpico, apoiadora de atividades culturais e é uma empresa cem por cento pública. Pedro Guimarães, presidente da Caixa, explica como funciona o órgão.
    00:28:49

Temporada 2

Informações O povo pergunta, o governo responde! Assim é o Brasil em Pauta. Um programa de entrevista em que ministros e secretários especiais comentam as principais políticas públicas que mexem com a vida da população brasileira. Todas as terças-feiras, às 22h, na Tv Brasil.
  • Cultura, assim como educação, é instrumento de formação do cidadão, serve para desenvolver o senso crítico, possibilitar reflexões. Por este motivo, os direitos culturais são resguardados pela Constituição Federal. E promover a cidadania por meio da cultura é um dever do Estado. O secretário especial da Cultura do Ministério do Turismo, Roberto Alvim, explica o assunto.
    00:28:11
  • O programa Brasil em Pauta aborda neste episódio, entre outras questões, o balanço das fiscalizações das barragens no país e explica um pouco do trabalho e principais ações realizadas pela Agência Nacional de Mineração durante o primeiro ano após o acidente em Brumadinho (MG). O convidado da semana é o diretor da ANM, Eduardo Leão.
    00:23:50
  • O trabalho de uma das instituições policiais mais importantes e respeitadas do país, a Polícia Rodoviária Federal, é tema do Brasil em Pauta desta semana.
    00:27:05
  • Seja artesanal, industrial, cientifica, amadora ou de subsistência, a pesca tem grande importância social e econômica para todo Brasil. O Secretário da Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Seif Junior, fala no Brasil em Pauta sobre o andamento do setor.
    00:28:32
  • O Brasil abriga uma grande lista de parques nacionais que podem ser visitados em todas as épocas do ano. São cachoeiras, cânions, diversos tipos de vegetação e paisagens deslumbrantes. Ao todo, representa nove por cento do território Brasileiro, que está sob a guarda do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Quem explica todo esse trabalho no Brasil em Pauta é o presidente do ICMBIO, Homero Cerqueira.
    00:24:38
  • Eles foram os primeiros habitantes do Brasil, há mais de 500 anos. Hoje os cerca de um milhão de indígenas ocupam aproximadamente 14 por cento do território nacional. Esta população, em sua grande maioria, vem passando por uma acelerada transformação social e conta com a Fundação Nacional do Índio, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, para executar a política indigenista do Governo Federal. Para falar sobre esse trabalho o Brasil em Pauta recebe o presidente da Funai, Marcelo Xavier.
    00:25:19
  • Cerca de 12% de toda a água doce do planeta encontra-se em território brasileiro. Ao todo, são 200 mil microbacias espalhadas em 12 regiões hidrográficas. É um enorme potencial hídrico, capaz de prover um volume de água por pessoa 19 vezes superior ao mínimo estabelecido pela Organização das Nações Unidas.Regulamentar o uso das águas que estejam dentro do território da união é uma das missões da Agência Nacional de Água. A diretora-presidente do órgão, Christianne Dias, explica esse trabalho no Brasil em Pauta.
    00:24:28