Documentário

Fortes do Brasil

Conheça na série Fortes do Brasil os personagens, as curiosidades e os fatos desconhecidos do país, através do ponto de vista das fortificações que hoje são museus a céu aberto e guardiães do nosso passado. Nesta primeira temporada, Fortes do Brasil apresenta o Complexo de Defesa da Baía de Guanabara, que protegia a região do Rio de Janeiro, um ponto essencial para a navegação no Atlântico Sul e que era disputada por diversas nações. Sua defesa era essencial para o sucesso da ocupação portuguesa na América e, posteriormente, para a soberania do Brasil.

Episódios

Temporada 1

  • Uma das primeiras fortificações na Baía de Guanabara, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra é uma das maiores construções marítimas desse tipo na América Latina. Sua localização, na entrada da baía, é estratégica para a defesa do território nacional.
    00:26:54
  • A fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro está intimamente ligada à Fortaleza de São João, formada pelos fortes-redutos de São Martinho, São Teodósio, São José e São Diogo.
    00:26:15
  • O forte de Copacabana foi inaugurado em 1914, sendo então considerada a mais moderna praça de guerra da américa do sul.
    00:25:45
  • Vamos mostrar neste episódio de Fortes do Brasil o sistema formado por três fortes: o Forte Barão do Rio Branco, o Forte de São Luiz e o Forte do Pico, localizados na cidade de Niterói, no complexo de Jurujuba.
    00:24:07
  • Fortificação foi criada para ser prisão de segurança máxima
    00:24:05
  • Situado em local privilegiado do Rio de Janeiro, o Forte Duque de Caxias fica localizado no alto do Morro do Leme, cercado pela mata atlântica, em meio a área de proteção ambiental do Leme.
    00:26:29
  • Localizado na Ponta do Gragoatá, com ampla visão da Baía de Guanabara, o atual Forte de São Domingos de Gragoatá é citado pelos historiadores como o 2º forte mais antigo da Guanabara.
    00:24:28