Fortes do Brasil / Documentário

Fortaleza de Santa Cruz da Barra

Uma das primeiras fortificações na Baía de Guanabara, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra é uma das maiores construções marítimas desse tipo na América Latina. Sua localização, na entrada da baía, é estratégica para a defesa do território nacional. A fortaleza foi decisiva impedindo invasões francesas e holandesas, além de participar ativamente em conflitos como a Revolta da Armada e o Tenentismo. Suas paredes guardam a memória de piratas, navegadores e muitas lendas. Nesse episódio, os principais momentos da Fortaleza de Santa Cruz são narrados por historiadores e personagens que fazem parte dessa história.

Episódios

Temporada 1

Informações A primeira temporada da série terá 7 episódios de 26 minutos e será focada no sistema de defesa da Baía da Guanabara, localizada no Rio de Janeiro, formado por 10 edificações erguidas às suas margens: Forte Duque de Caxias, Forte de Copacabana, Fortaleza de São João, Forte Tamandaré da Laje, Fortaleza de Santa Cruz da Barra, Forte Barão do Rio Branco, Forte São Luiz e Forte do Pico, Forte do Imbuhy e o Forte de Gragoatá.
  • Uma das primeiras fortificações na Baía de Guanabara, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra é uma das maiores construções marítimas desse tipo na América Latina. Sua localização, na entrada da baía, é estratégica para a defesa do território nacional. A fortaleza foi decisiva impedindo invasões francesas e holandesas, além de participar ativamente em conflitos como a Revolta da Armada e o Tenentismo. Suas paredes guardam a memória de piratas, navegadores e muitas lendas. Nesse episódio, os principais momentos da Fortaleza de Santa Cruz são narrados por historiadores e personagens que fazem parte dessa história.
    00:26:54
  • A fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro está intimamente ligada à Fortaleza de São João, formada pelos fortes-redutos de São Martinho, São Teodósio, São José e São Diogo.
    00:26:15
  • O forte de Copacabana foi inaugurado em 1914, sendo então considerada a mais moderna praça de guerra da américa do sul. Serviu como unidade de artilharia e foi palco de acontecimentos importantes de nossa história, como o "dezoito do forte". Atualmente abriga o museu histórico do exército, aberto diariamente à visitação pública.
    00:25:45
  • Vamos mostrar neste episódio de Fortes do Brasil o sistema formado por três fortes: o Forte Barão do Rio Branco, o Forte de São Luiz e o Forte do Pico, localizados na cidade de Niterói, no complexo de Jurujuba.
    00:24:07
  • Situada na entrada da Baía de Guanabara, a pequena ilha rochosa mede 100 x 60 metros. Em 1555, invasores franceses denominaram-na Le Ratier (ratoeira ou armadilha), abandonando-a logo em seguida devido às tempestades e à maré alta, que colocava em risco o armamento e a guarnição. A primeira fortificação, iniciada em 1644, só foi concluída no Governo do Marquês do Lavradio (1769-1790). Foi destruída em 1893, durante a Revolta da Armada. De 1896 a 1901, passou por obras de reconstrução e modernização. A partir de 1953, recebeu a denominação de Forte Tamandaré da Laje. Esteve em serviço até 1997, quando foi desativado.
    00:24:05
  • Situado em local privilegiado do Rio de Janeiro, o Forte Duque de Caxias fica localizado no alto do Morro do Leme, cercado pela mata atlântica, em meio a área de proteção ambiental do Leme. Ponto estratégico na defesa da Baía de Guanabara, participou de eventos históricos como os 18 do Forte, onde foi alvejada pelos revoltosos do Forte de Copacabana, e o incidente do navio alemão Baden.
    00:26:29
  • Localizado na Ponta do Gragoatá, com ampla visão da Baía de Guanabara, o atual Forte de São Domingos de Gragoatá é citado pelos historiadores como o 2º forte mais antigo da Guanabara. Seu traçado poligonal é irregular por causa do terreno em que se assenta. Possui sólidas muralhas que se estendem sobre o lado do mar. Do lado da praia, era encravado numa formação rochosa. Em 1909, teve seus limites modificados, com a demolição dessa rocha.
    00:24:28